SóProvas


ID
2973772
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Campina Grande - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue as seguintes assertivas com relação às teorias e estudos sobre a motivação no trabalho.

I- De acordo com a teoria da equidade os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e os resultados obtidos, assim como com as entradas e os resultados dos outros.
II- Segundo Herzberg (criador da teoria dos dois fatores) os fatores de motivação são divididos em higiênicos e motivacionais. Os fatores motivacionais, por sua vez, levam os funcionários de estados de não-satisfação ao estado de satisfação, jamais à situação de insatisfação.
III- De acordo com o estudo de Maslow (1954), há uma hierarquia que exprime as principais necessidades humanas. Do menor ao maior nível, estas necessidades se subdividem na seguinte ordem: necessidades fisiológicas, sociais, de segurança, de estima e, por fim, as de auto-realização.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Na teoria da equidade, de J. Stacy Adam, os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e os resultados obtidos, assim como com as entradas e os resultados dos outros. Os funcionários acreditam que as recompensas devem ser proporcionais aos esforços e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio.

    Herzberg percebeu que os fatores que levam as pessoas a insatisfação não estão ligados aos que levam os mesmos a satisfação. Se a empresa eliminar os fatores insatisfatórios, pode-se alcançar paz, mas não necessariamente trazer motivação aos seus colaboradores. Acertiva I correta!

    Herzberg concluiu que o oposto de satisfação não era insatisfação como a lógica apresenta.

    Assim a acertiva II está correta.

    Para Maslow (1954), há uma hierarquia que exprime as principais necessidades humanas. Do menor ao maior nível, estas necessidades se subdividem na seguinte ordem: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e, por fim, as de auto-realização. (Ao meu ver, a única coisa que tava errada na III era a ordem de segurança e social).

  • GAB:A

    Sabendo a III já acertava a questão.Deu até um nervoso quando eu tava fazendo, pq tava na dúvida no item II rs

    O erro da III foi a ordem, o certo é: necessidades fisiológicas,de segurança, sociais, de estima e, por fim, as de auto-realização.

  • Gabarito: A

  • há um erro na ordem da III- De acordo com o estudo de Maslow (...), seguinte ordem: necessidades fisiológicas, segurança, sociais, de estima e, por fim, as de autorrealização.

  • Gab A

    Erro na III:

    Necessidades fisiológicas, sociais, de segurança, de estima e, por fim, as de auto-realização.

    O correto seria:

    1 - Necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e, por fim, as de auto-realização.

  • Quem leu rápido se lascou na lll.

  • O item II também está errado.

    O fatores motivacionais levam os funcionários do estado de não motivação (neutralidade) ao estado de motivação. Os higiênicos que estão relacionados à insatisfação. A banca interpretou satisfação como motivação.

    Se os fatores higiênicos são ausentes temos insatisfação, se estão presentes não temos insatisfação, não é que se eles estiverem presentes teremos a satisfação, apenas não teremos a insatisfação.

    A motivação virá apenas com a presença dos fatores motivacionais.

  • Para responder corretamente à questão, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias acerca da motivação humana. Neste caso, indiquemos como as afirmativas podem ser julgadas.

    I- correta. De acordo com a teoria da equidade os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e os resultados obtidos, assim como com as entradas e os resultados dos outros. 

    Teoria da equidade tem o foco na recompensa, relação direta entre a contribuição dada pelo empregado e o pagamento recebido. A relação entre trabalho e recompensa é individual. 

    II- correta. Segundo Herzberg (criador da teoria dos dois fatores) os fatores de motivação são divididos em higiênicos e motivacionais. Os fatores motivacionais, por sua vez, levam os funcionários de estados de não-satisfação ao estado de satisfação, jamais à situação de insatisfação. 

    Segundo os estudos de Herzberg, existem dois fatores que atuam sobre os indivíduos no exercício das suas atividades nas organizações. São eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes: são os fatores relacionados com os aspectos que envolvem trabalho. Tidos como extrínsecos, independentes da vontade e do controle do indivíduo. Os fatores higiênicos são incapazes de gerar motivação, de modo que ao serem atendidos forem atendidos, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Como exemplos de fatores higiênicos, temos: salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    • Fatores motivacionais: são aqueles fatores ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Os fatores motivacionais, ou satisfacientes, são os que podem levar o indivíduo à satisfação. Vale salientar que são fatores intrínsecos.

    III- incorreta. De acordo com o estudo de Maslow (1954), há uma hierarquia que exprime as principais necessidades humanas. Do menor ao maior nível, estas necessidades se subdividem na seguinte ordem: necessidades fisiológicas, sociais, de segurança, de estima e, por fim, as de autorealização.

    Houve uma inversão na ordem das necessidades. Veremos a seguir a ordem correta.

    Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Tendo visto a sequência acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta. Somente a afirmativa III estava incorreta.

    GABARITO: A

    Fonte: 

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.