A questão em tela exige do candidato conhecimento sobre a Administração Pública, suas disposições Gerais e os Servidores Públicos, disposto na Constituição Federal de 1988 (CF 88).
O conhecimento exigido é devidamente contemplado no teor do art. 37 da CRFB/88, in verbis:
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...).
MACETE: Para guardar esses princípios, utilize o mnemônico LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Do exposto, temos:
Alternativa A incorreta: nenhum dos itens são princípios expressos no sobredito diploma.
Alternativa B incorreta: sigilo não é um dos princípios expressos, eficiência sim. Quanto à proporcionalidade, também constitui um dos princípios que deve nortear a administração pública. Contudo, ele materializa um princípio implícito, por ser consagrado na legislação infraconstitucional, mais precisamente, no teor do art. 2º da Lei 9.784/1999, in verbis:
A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
A razoabilidade e a proporcionalidade se manifestam no art. 2º, parágrafo único, inciso VI da Lei 9.784/1999, a saber: “adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público”.
Alternativa C incorreta: nenhum dos itens são princípios expressos no sobredito diploma.
Alternativa D incorreta: de fato, a publicidade configura um dos princípios constitucionais expressos, contudo, a razoabilidade (veja o comentário da “B”) e a supremacia do interesse público não.
Alternativa E correta: todos constituem princípios preconizados no diploma constitucional.
Fonte: CF 88.
Gabarito da questão: E.