SóProvas


ID
2975392
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
SAAE de Itabira - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


Quebrar paradigmas, ou até mesmo enfrentá-los não é tarefa das mais fáceis, levando em conta que muitos desses modelos são produtos de séculos de experiência. Diante disso, são poucos os que se dispõem a enfrentar esse desafio. No filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, dirigido por Tom Shadyac, temos um grande exemplo de um homem em busca de “mudanças”. Esse homem é Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams – que acredita ser a risada a chave para a melhoria da qualidade de vida.

De início, Patch Adams é apresentado como interno de uma clínica, após uma tentativa de suicídio. Em sua estadia nessa clínica, ele percebe que quase nada é feito para restaurar os pacientes, o que o deixa intrigado. Um dia, de forma hilária, nosso protagonista consegue ajudar o seu companheiro de quarto a enfrentar um de seus medos. Ao auxiliá-lo, ele percebe que se sente bem ajudando as pessoas e resolve deixar o hospício para tornar-se um médico.

[...]

No desenrolar do filme, acompanhamos os desenlaces e conflitos do personagem principal em busca de seus ideais, e percebemos o quanto ele lutou para conquistar seu reconhecimento e respeito. O fato de a história ser baseada em fatos reais faz com que despertemos mais interesse ainda em Patch. Não há como não dar risadas e se contagiar com a alegria do personagem.

Disponível em:<https://tinyurl.com/yaodz3r2> . Acesso em: 23 jan. 2019 (Adaptação).


TEXTO II


Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar de ele ser o primeiro da turma.

Disponível em:<http://www.adorocinema.com/filmes/filme-12262/>.Acesso em: 23 jan. 2019 (Adaptação).

Analise as afirmativas a seguir.


I. No texto I, o autor traz informações a respeito do produto cultural analisado, descrevendo de forma detalhada trechos da história narrada pelo filme, as quais ele julga serem de interesse do leitor. Além disso, o julgamento do autor a respeito do filme torna-se explícito no último parágrafo.

PORTANTO

II. o texto I pode ser considerado um texto narrativo.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O TEXTO 1 É DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. O TEXTO 2, SIM, É NARRATIVO.

  • GABARITO: LETRA D

    I. No texto I, o autor traz informações a respeito do produto cultural analisado, descrevendo de forma detalhada trechos da história narrada pelo filme, as quais ele julga serem de interesse do leitor. Além disso, o julgamento do autor a respeito do filme torna-se explícito no último parágrafo. -----> CORRETO, no final o autor expõe sua opinião: Não há como não dar risadas e se contagiar com a alegria do personagem.

    II. o texto I pode ser considerado um texto narrativo. -----> uma resenha crítica, sendo dissertativo argumentativo (o autor expõe sua opinião e apoia-se em argumentos para torná-la válida).

    Força, guerreiros(As)!!

  • Texto I Correto : "Não há como não dar risadas e se contagiar com a alegria do personagem" Dissertativo Argumentativo

    Texto II Errado : "Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor" ERRADO

    R= D

  • Não se diz estadia ao se referir a pessoas. Estadia é para coisas ou animais
  • A vida imita a arte.