SóProvas


ID
2975398
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
SAAE de Itabira - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             O jeitin mineiro de falar


Já disse o cronista Felipe Peixoto Braga Netto, “Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda?”. É... Nós mineiros temos um jeitinho de falar que é só nosso, assim como os gaúchos, os cariocas, os baianos e os paulistas. Mas somente os mineiros, tem esse “jeitim bunitim” de falar que deixa todo mundo de boca aberta! Qué vê só?

Aqui em Minas sempre se termina uma frase com “sô” e é impressionante como se consegue colocar o “uai” em quase tudo. O emprego do “uai” é uma ciência. Não é todo mundo que sabe a hora de encaixar o “uai” numa frase. Num é assim não, uai! Cêbêsta sô! O mesmo acontece com o trem. Esta palavra significa tudo. [...]

Disponível em: <http://www.soubh.com.br/materias/turismo/o-jeitin-mineiro-de-falar/>. Acesso em: 23 jan. 2019. 

Esse texto aponta peculiaridades do modo de falar comum no estado de Minas Gerais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. O autor utiliza ao longo do texto expressões características do sotaque mineiro, aproximando a forma do texto ao conteúdo a respeito do qual ele discorre.

II. Os elementos de oralidade presentes no texto atrapalham sua progressão, fazendo com que um leitor não familiarizado com o sotaque não consiga entendê-lo.

III. O texto apresenta um registro formal da linguagem, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. O autor utiliza ao longo do texto expressões características do sotaque mineiro, aproximando a forma do texto ao conteúdo a respeito do qual ele discorre. ------> correto:  “sô”, “uai”, Num é assim não, uai! Cêbêsta sô!.

    II. Os elementos de oralidade presentes no texto atrapalham sua progressão, fazendo com que um leitor não familiarizado com o sotaque não consiga entendê-lo. -----> incorreto, de forma alguma atrapalha a progressão textual, o leitor consegue compreendê-lo perfeitamente.

    III. O texto apresenta um registro formal da linguagem, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. ------> apresenta um registro coloquial, que marca a regionalidade mineira.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Credo uai! não atrapalha progressão coisa nenhuma.

    Um abraço aos mineiros e minha paixão por esse Estado.

    Bons estudos!!