SóProvas


ID
2975704
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Obsessão por felicidade pode deixar você extremamente infeliz

                           E ainda faz a gente interpretar qualquer sensação

                                              ruim como fracasso


A felicidade é algo tão subjetivo quanto científico. Biologicamente, poderíamos falar em serotonina e ocitocina, ou outros nomes difíceis de neurotransmissores (mensageiros químicos) que estão relacionados com a existência dessa sensação. Mas psicologicamente a história é outra. Como a maioria dos sentimentos, substantivos abstratos, felicidade representa algo diferente para cada ser humano. De acordo com a “psicologia positiva”, não precisamos esperar que a felicidade dê as caras: ela está ao alcance das nossas mãos.

Mas até que ela virou uma ditadura não tão feliz assim. Essa obrigação de ser feliz não é novidade, mas ninguém realmente sabe quem primeiro cunhou essa regra – e como ela se tornou o objetivo de vida de quase todo mundo. O que se sabe é que ela vem machucando: “a depressão é o mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço”, diz o escritor francês Pascal Bruckner no livro A Euforia Perpétua. E ele estava certo: um novo estudo da Universidade de Melbourne, Austrália, finalmente concluiu que a infelicidade de muita gente é causada pela tentativa incessante de ser feliz.

A pesquisa, publicada na revista Emotion, descobriu que a “superenfatização” da felicidade, como uma pressão social, pode tornar as pessoas mais suscetíveis ao fracasso e muito mais frágeis a emoções negativas. A “regra” de procurar a todo custo emoções positivas e evitar ao máximo as negativas está aumentando significativamente o estresse a longo prazo.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas fizeram um teste: separaram três grupos de estudantes de psicologia australianos, que precisavam realizar anagramas. O primeiro grupo, A, precisava resolver 35 anagramas em 3 minutos. Os participantes não sabiam, mas, entre os 35 anagramas, havia 15 que eram impossíveis de solucionar – ou seja, eles iriam fracassar. Os estudantes foram colocados em uma sala decorada com dezenas de cartazes motivacionais, notas coloridas, livros de autoajuda. O instrutor da sala falava alegremente e fez até discurso sobre a importância da felicidade antes de a tarefa começar.

Enquanto isso, o grupo B precisava completar o mesmo teste, mas em uma sala absolutamente neutra. O instrutor também era neutro e não fez discursinho nenhum. Já o grupo C, diferente dos outros dois, precisava resolver apenas anagramas possíveis. A sala e o instrutor desses últimos eram como os do grupo A, felizões.

Após os grupos terminarem suas tarefas, os pesquisadores pediram que todos os alunos fizessem um exercício de respiração (quase uma meditação), durante o qual eles eram periodicamente questionados sobre seus pensamentos. Entre todos, os estudantes do grupo A eram os mais arrasados com o fracasso. Os do grupo B, mesmo também tendo falhado, não apresentavam tanta tristeza assim. E, no grupo C, o único com possibilidade de sucesso na tarefa, também não se via desânimo.

“Quando as pessoas colocam uma grande pressão sobre si mesmas para se sentirem felizes ou pensam que os outros ao seu redor fazem isso, elas estão mais propensas a ver suas emoções e experiências negativas como sinais de fracasso”, diz Brock Bastian, coautor do estudo. “Isso só vai gerar mais infelicidade”.

INGRID LUISA. Superinteressante. Disponível em:<https://abr.ai/2N3IdoX> . Acesso em: 20 ago. 2018 (Adaptação).

Releia o trecho a seguir.


“[...] havia 15 que eram impossíveis de solucionar [...]


Assinale a alternativa que apresenta a palavra que é acentuada pelo mesmo motivo daquela destacada nesse trecho.

Alternativas
Comentários
  • im-pos-sí-veis -> Paroxitona terminada em ditongo oral . (decrescente)

    frá-geis -> Paroxitona terminada em ditongo oral . (decrescente)

    ex-pe-ri-ên-ci:as -> Proparoxítona eventual, ou paroxítona terminada em ditongo crescente.

    po-de-rí-a-mos -> Proparoxítona

    im-por-tân-ci:a -> Proparoxítona eventual, ou paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • Impossível

    Frágil

    ambas paroxítonas terminadas em L

  • Cuidado com a dica do nosso amigo Fernando Lopes. Ele trouxe as palavras pro singular pra encontrar a explicação... Nesse caso deu certo, mas o correto é respeitar a terminação de acordo com a forma plural ou singular.

    Por exemplo, a palavra hífen leva acento, já Hifens (no plural) não leva. Isso acontece justamente porque hífeN obriga acento (paroxítona terminada em N), já no plural ela passa a terminar com ENS que é regra de acentuação das oxítonas.

    Por isso as poucas palavras "líquen, éden, abdômen, gérmen, pólen" só tem acento quando no singular. Foi pro plural? A regra das oxítonas obriga que elas percam o acento agudo: "liquens, edens, abdomens, dermens, polens".

    Essa regra é bem aquela questão "pegadinha" né.

  • GABARITO A

    impossíveis --> PAROXÍTONA DECRESCENTE.

    frágeis-->PAROXÍTONA DECRESCENTE.

  • GAB---> A

  • PARXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO DECRESCENTE.

  • Banca estranha, ABD são acentuadas pelo mesmo motivo, paroxítonas terminadas em ditongo. São inexpressíveis tais peculiaridades para fins de acentuação.

  • Questão, ao meu ver, questionável!

  • É, mas a regra não trata de paroxítonas terminadas em ditongo crescente ou decrescente, a regra trata somente de ditongo. Ao meu ver, questão mal formulada.

    Pois se a regra trata de terminadas em ditongo, existe 3 opções corretas.

  • Tem que prestar bastante atenção para entender o que a banca quis!

    Nesse caso ela deu a palavra IMPOSSÍVEIS -> Paroxítona terminada em DITONGO DECRESCENTE (vogal + semivogal) e queria outra exatamente com a mesma regra, ou seja, FRÁGEIS -> Paroxítona terminada em DITONGO DECRESCENTE, as demais são paroxítonas terminadas em ditongo crescente (experiências e importância) e uma proparoxítona (poderíamos).

    Espero tê-los ajudado =D

  • a= sempre vogal

    e, i= semivogal

  • Gabarito''A''.

    im-pos--veis / frá-geis ===>As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica. Regra de acentuação: Maioritariamente, as palavras paroxítonas não são acentuadas graficamente. Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em -r, -l, -n, -x, -ps, -ã(s), -ão(s), -um(ns), -om(ns), -us, -i(s), -ei(s).

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Caro Fernando Lopes...desse jeito vou ter de restituir seu posto de Jide.

    Como diz Arnaldo César Coelho " A regra é clara!":

    impossíveis --> PAROXÍTONA DECRESCENTE.

    frágeis-->PAROXÍTONA DECRESCENTE. (by Paulo Victor)

    Que a força esteja com vocês!

  • im-pos-sí-veis é Paroxítona

    frá-geis é Paroxítona

    ex-pe-ri-ên-ci - as é Proparoxítona

    po-de-rí-a-mos é Proparoxítona

    im-por-tân-ci - a é Proparoxítona

  • É uma paroxítona terminada em S como em Lá-pis

  • Eric son, com todo respeito, volte pro seu material teórico pra estudar mais, você tá atrapalhando quem vem nos comentários sem ter muita base, olha essa divisão silábica que você fez pra forçar o gabarito. 'Experiência' e 'importância' não são proparox, não se dividem assim, é só pronunciar e ver que se tratam de ditongos e não hiatos (só sendo hiatos pra a separação silábica ser como você colocou).

    PS: pra quem estiver nos comentários querendo achar a resposta mais adequada, leiam o comentário da Mafalda Concurseira.

  • Regra do ditongo CRESCENTE (macete - EU OI EU ) EU OLH EI - QUANDO FOREM DITONGO CRESCENTE EXCLUI A REGRA GERAL DAS PAROXÍTONAS .

  • Olha, pelas questões que já fiz, paroxítona crescente e decrescente entra na mesma regra geral de paroxítona! Pode procurar questões de acentuação que vai perceber que o enunciado pede a mesma regra e o fato de ser decrescente ou crescente em nenhuma mudará a regra.

    Acredito que a banca considerou as paroxítonas terminadas em ditongo como proparoxítonas eventuais. O lado bom dessa questão que da para perceber como a banca vem cobrando, ou seja, considerando a proparoxítona eventual. Vale lembrar que a banca jamais irá cobrar de forma que entre em polêmica esse assunto, para evitar anulação, por isso é bom ficar atento no enunciado.

    Q10211010

    Das palavras do Texto, assinale a alternativa que é acentuada pela seguinte regra:

    “Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo.”

    A - “têm” (linha 5)

    B - “aparência” (linha 8)

    C - “imunológico” (linha 9)

    D - “está” (linha 13)

    E - “proteínas” (linha 20)

    Q1020383

    Assinale a alternativa na qual as palavras são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação.

    A - Bambolê / Patrocínio / Maracujá.

    B - Fáceis / Régua / Ásia.

    C - Bíceps / Cafés / Parabéns

    D - Céu / Juíza / Álibi.

    percebe que fáceis e ásia entra na mesma regra de acentuação e para mim todas as bancas consideram assim, por isso acho que a banca alterou na regra de paroxítona e proparoxítona eventual.

  • Impossíveis

    Frágeis

    Ambas são paroxítonas terminadas em ditongo decrescente ;)

  • Questão boa. No início percebi que poderia haver 3 alternativas, depois percebi que a banca queria exatamente a mesma regra. Então analisei qual apresentava ditongo decrescente assim como ''impossíveis''.

     

    Gabarito: A

  • Usei a mesma lógica Filipe Ferraz.

    Questão muito boa!

  • Cuidado! Veja terminação.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem;fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • Gab.: A

    Para Anotar:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago.

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

    Bons Estudos!