GABARITO: A
B) Em 1956, no número de estréia da Revista do Livro, órgão oficial do INL, foi publicado o plano da Enciclopédia Brasileira, que previa, numa primeira edição, a inclusão de 250 mil verbetes, em seis volumes. A segunda edição estava planejada para 36 volumes. Em 1958, saiu o primeiro volume da Enciclopédia Brasileira, organizada por Alarico da Silveira. A publicação ficou apenas na letra A, pois o INL perdeu o restante dos originais da obra. Apesar desse fracasso, o Instituto iniciou outro projeto para a publicação de uma enciclopédia brasileira, desta vez sob a coordenação de Euryalo Canabrava e de Paulo de Assis Ribeiro, que trabalharam com base em um plano elaborado por Mário de Andrade (1893- 1945). Foi outra tentativa fracassada e até hoje o país não conta com uma enciclopédia nacional.
C) O processo de comunicação, no seu modelo clássico, é constituído de três elementos básicos: um emissor, que extrai signos de um repertório e compõe uma mensagem; uma mensagem (conjunto de signos), que é enviada através de canais (som, imagem); um receptor, que recebe a mensagem e a decodifica. O repertório de signos tem, nesse modelo, um duplo papel: ele é usado pelo emissor para compor a mensagem e pelo receptor, para decodificá-la.
D) [...] ao propor a leitura dos jornais como fonte de informação, pode-se considerar quatro possíveis funções:
1. Os jornais como fonte de informação noticiosa: desempenham um papel notadamente informativo, oferecendo ao leitor um leque selecionado de notícias e artigos bem apurados e redigidos a partir dos principais acontecimentos de uma cidade, estado, país e partes do mundo;
2. Os jornais como vetor narrativo ideológico;
3. Os jornais como documento histórico; e
4. Os jornais como fonte de informação para demandas específicas.
E) Os acervos das bibliotecas variam segundo a natureza de seus objetivos e da clientela a que servem. [...] A título de exemplo, pode-se dizer que nas bibliotecas públicas a parte mais importante do acervo é formada por livros. Nas bibliotecas especializadas os periódicos técnicos e científicos ocupam lugar mais importante do que os livros, devido à própria dinâmica do processo de comunicação dos resultados de pesquisas.
Fonte: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (orgs.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.