Conforme Starec (2012, p. 126-127):
O modelo das 5 forças de Porter auxilia na análise do ambiente competitivo, na identificação da vantagem potencial de um setor, verificando as forças deste setor e antecipando proativamente mudanças na sua estrutura.
O método de Fatores Críticos de Sucesso é utilizado para avaliar dois tipos de atributos: a atratividade da indústria e a força do negócio, gerando uma matriz que ajuda ao analista a avaliar as forças de uma determinado negócio e comparar concorrentes em uma indústria.
Cenários é um método utilizado para fazer previsões de tendências para as variáveis do ambiente externo que exercem forte impacto sobre o desempenho da organização e que foram identificadas durante a análise estratégica.
Benchmarking é o método que avalia quão bem as funções e habilidades de uma organização estão sendo desempenhadas, em comparação com alguma outra organização ou conjunto de organizações, entendendo completamente "as melhores práticas" de outras organizações e empreendendo ações para atingir tanto o melhor desempenho quanto os menores custos.
Gab. E
STAREC, Claudio (Org.). Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.