SóProvas


ID
2976250
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as seguintes teorias de motivação humana:

1. Freud estabelece que as forças psicológicas que determinam o comportamento de um indivíduo são claramente compreendidas.

2. Maslow estabelece que as necessidades humanas são organizadas hierarquicamente, de um nível mais urgente para um menos urgente.

3. Herzberg estabelece a existência de satisfatores e insatisfatores e que a ausência dos insatisfatores é suficiente para motivar uma compra.

4. Nash estabelece uma situação de competição em que nenhum dos concorrentes tem a ganhar com a alteração de suas estratégias.

De acordo com Kotler e Keller (2013), na obra Administração de Marketing, 14ª edição, traz(em) implicações para a análise do consumidor e para a estratégia de marketing: 

Alternativas
Comentários
  • gab A

    mas achei o enunciado meio confuso

  • Erros dos itens 1 e 4...?

  • Fatores psicológicos consumo:

    - Freud: forças psicológicas que formam o comportamento dos indivíduos são basicamente inconscientes e que ninguém chega a entender por completo as próprias motivações.

    - Maslow: necessidades humanas são dispostas em uma hierarquia, da mais urgente para a menos urgente;

    - Herzberg: teoria de dois fatores, que distingue os insatisfatores (fatores que causam insatisfação) e os satisfatores (fatores que causam satisfação).38 A ausência de insatisfatores não basta para motivar uma compra; os satisfatores devem estar claramente presentes.

  • A questão cobra conhecimento sobre a psicologia do consumidor.

    De acordo com Kotler (2019) , considera-se quatro fatores psicológicos do consumidor: motivação, percepção, aprendizagem e memória.

    A questão quer saber especificamente as teorias consideradas por Kotler em relação à motivação.

    A partir disso, resumiremos as 3 teorias mais importantes na visão do autor.

    • FREUD- defendia o comportamento inconsciente. De acordo com Freud, ninguém compreende completamente as próprias motivações.
    • MASLOW- relaciona a motivação a uma hierarquia de necessidades humanas em uma certa ordem (da base de uma pirâmide- as mais urgentes- até o seu topo). Para ele, um individuo carente das primeiras necessidades (com sede, por exemplo), não apresenta interesse por necessidades do topo, tipo necessidades de autorrealização.
    • HERZBERG- dividiu os fatores em dois grupos: os fatores higiênicos (se ausentes, causarão insatisfação; presentes, não causam satisfação); e os fatores motivacionais (se presentes, causam satisfação, mas a sua ausência não causa insatisfação).

    A partir daqui, analisaremos os itens da questão:

    I- ERRADO. Pelo contrário, a incompreensão de parte da motivação é defendida por Freud. Não há defesa à completa compreensão na visão de Freud.

    II- CERTO. Conforme explicação acima, Maslow defende a hierarquia das necessidades.

    III- CERTO. De acordo com Kotler, a ausência de fatores insatisfatórios e a presença de fatores satisfatórios motivam a compra.

    IV- ERRADO. Primeiramente, a teoria de Nash não é citada por Kotler, sobretudo, em relação à motivação. De acordo com outros autores, dos estudos do matemático Nash surgiu a teoria do Equilíbrio de Nash (Uma Teoria dos Jogos) que é uma estratégia na qual cada participante reage às ações dos seus concorrentes da melhor forma possível (e sente-se satisfeito em relação à escolha feita, de tal forma que leva ao equilíbrio).

    Portanto, estão corretos os itens II e III.

    Fonte: KOTLER, Philip; KELLER, Lane; Administração de Marketing. 15. ed. Pearson, 2019.

    GABARITO: LETRA A

  • Oi Natalia.. sei que já se passaram muitos anos e se Deus quiser, vc já passou no seu concurso.

    Deixo aqui um comentário para quem ta estudando na atualidade, aproveitando a sua dúvida.

    No caso, os artigos que tratam do vício redibitorio não mencionam o conhecimento do adquirente (comprador) porque se o comprador adquire produto SABENDO que há defeito (ex: saldão, compra de mostruário, compra "no estado da coisa", compra de peças com pequenos defeitos etc...) não há falar em redibição por vício oculto.

    O vicio é oculto pq é escondido do conhecimento do comprador, entende? Se é conhecido, sabido e mesmo assim o comprador adquire o produto o negócio é valido e sem vícios, porque está dentro da autonomia da vontade.

    O comprador pode querer comprar um fogão de 6 bocas sabendo que apenas 4 funcionam, pois preço é atrativo.... pode querer comprar um televisor de 100 polegadas com a tela quebrada, porque ele vai substituir a tela conseguir algum lucro... enfim.. são várias as possibilidades reais que tornam a negociação de produtos defeituosos um bom negócio para ambas as partes.

    Esse artigo protege o comprador que NÃO SABE do vício e NÃO TEM COMO CONSTATAR facilmente o vício no momento da compra.

    Espero ter ajudado algum colega que esteja estudando na atualidade, pois a autora da postagem certamente já passou há muito tempo no seu concurso!