SóProvas


ID
297721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos do processo penal.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão encontra-se desatualizada.

    Atualmente, a alternativa C também está errada, nos termos do art. 394, II, do CPP:

    Art. 394, II - sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
  • Complementando o nosso colega, a alternativa B também está em desacordo com o atual entendimento do STF. Portanto, a letra "B" também está incorreta.

    Informativo 550 do STF

    HC N. 95.969-SP
    RELATOR: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI
    EMENTA: HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. NECESSIDADE DE DEFESA PRÉVIA. ART. 514 DO CPP. DENÚNCIA QUE IMPUTA AO PACIENTE, ALÉM DE CRIMES FUNCIONAIS, CRIMES DE QUADRILHA E DE USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA. PROCEDIMENTO RESTRITO AOS CRIMES FUNCIONAIS TÍPICOS. ORDEM DENEGADA.
    I – A partir do julgamento do HC 85.779/RJ, passou-se a entender, nesta Corte, que é indispensável a defesa preliminar nas hipóteses do art. 514 do Código de Processo Penal, mesmo quando a denúncia é lastreada em inquérito policial (Informativo 457/STF). II – O procedimento previsto no referido dispositivo da lei adjetiva penal cinge-se às hipóteses em que a denúncia veicula crimes funcionais típicos, o que não ocorre na espécie. Precedentes. III - Habeas corpus denegado.
    * noticiado no Informativo 546
  • A alternativa "A" também está desatualizada, porque hoje o crime de injúria qualificada é de ação penal pública CONDICIONADA, não incidindo o procedimento especial nesse caso.
  • a alternavida A está correta. "Crimes contra a honra, o procedimento especial abrange todos os delitos contra a honra, inclusive a difamação". (NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 5ª ed. São Paulo: Ed RT, 2006. p. 855.)
    a alternativa B está correta. S 330 STJ "é desnecessária a resposta preliminar de que trata o art. 514 do CPP, na ação penal instruída por inquérito policial"
    A alternativa C está incorreta. Vide Artigo 394, II, CPP