- 
                                	Art. 14. É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.(A e B INCORRETAS)   	Art. 15. A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo. (E INCORRETA)   	Art. 16. A denúncia assinada pelo denunciante e com a firma reconhecida, deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem, ou da declaração de impossibilidade de apresentá-los, com a indicação do local onde possam ser encontrados, nos crimes de que haja prova testemunhal, a denúncia deverá conter o rol das testemunhas, em número de cinco no mínimo. (C INCORRETA)   	Art. 31. Encerrada a discussão o Presidente do Supremo Tribunal Federal fará relatório resumido da denúncia e das provas da acusação e da defesa e submeterá a votação nominal dos senadores o julgamento. (GABARITO LETRA D)   
- 
                                Art. 15. A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo. (E INCORRETA)   
- 
                                A questão
exige conhecimento acerca da Lei n° 1.079/50, que define os crimes de
responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Analisemos as
assertivas, com base na lei: 
 Alternativa
“a": está incorreta. Conforme art. 14. É permitido a qualquer cidadão
denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de
responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados. 
 Alternativa
“b": está incorreta. Conforme art. 14. É permitido a qualquer cidadão denunciar
o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade,
perante a Câmara dos Deputados.
 
 
 
 Alternativa
“c": está incorreta. Conforme art. 16. A denúncia assinada pelo denunciante e
com a firma reconhecida, deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem,
ou da declaração de impossibilidade de apresentá-los, com a indicação do local
onde possam ser encontrados, nos crimes de que haja prova testemunhal, a
denúncia deverá conter o rol das testemunhas, em número de cinco no mínimo.   Alternativa
“d": está correta. Conforme art. 31. Encerrada a discussão o Presidente
do Supremo Tribunal Federal fará relatório resumido da denúncia e das provas da
acusação e da defesa e submeterá a votação nominal dos senadores o julgamento.   Alternativa
“e": está incorreta. Conforme art. 15. A denúncia só poderá ser recebida enquanto
o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo.   Gabarito
do professor: letra d.  
- 
                                	lei 1079/50 Art. 31.	 Encerrada a discussão o Presidente do Supremo Tribunal Federal fará relatório resumido da denúncia e das provas da acusação e da defesa e submeterá a votação nominal dos senadores o julgamento. 
- 
                                Vale a pena comparar: Súmula 703 STF A extinção do mandato do prefeito não impede a instauração de processo pela prática dos crimes previstos no art. 1º do Dl. 201/67. Lei 1.079/50 Art. 15. A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo. 
- 
                                a) INCORRETA. Cidadão é o indivíduo que está no pleno gozo dos direitos políticos, o que poderá ocorrer a partir dos 16 anos, não aos 21 como afirma o enunciado: Art. 14. É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.   b) INCORRETA. A denúncia deve ser apresentada à Câmara dos Deputados!   c) INCORRETA. O número mínimo de testemunhas é cinco!   Art. 16. A denúncia assinada pelo denunciante e com a firma reconhecida, deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem, ou da declaração de impossibilidade de apresentá-los, com a indicação do local onde possam ser encontrados, nos crimes de que haja prova testemunhal, a denúncia deverá conter o rol das testemunhas, em número de cinco no mínimo.   d) CORRETA. Isso mesmo! Será nominal a votação para o julgamento acusação de crime de responsabilidade do Presidente da República: Art. 31. Encerrada a discussão o Presidente do Supremo Tribunal Federal fará relatório resumido da denúncia e das provas da acusação e da defesa e submeterá a votação nominal dos senadores o julgamento.   e)  INCORRETA. A denúncia só poderá ser recebida se o denunciado ainda estiver no cargo. Art. 15. A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo. Resposta: D 
- 
                                	CF/88. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: 	I - processar e julgar, originariamente: 	c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado.. 
- 
                                Paulo Henrique, também fiquei em dúvida quanto a isso e seria mais adequado, ao meu ver, se a banca apenas omitisse o "ou Ministros de Estado". No entanto, assertiva está correta, porque, de fato, os Senadores votam por meio de votação nominal em crimes de responsabilidade, seja o Presidente, seja o Ministro. Era isso que a questão buscava avaliar. A incompletude, no sentido de esclarecer que, no caso de Ministros, os Senadores votam apenas quando este comete crime de responsabilidade conexo ao do Presidente, não torna assertiva errada (embora se fosse a CESPE talvez o mesmo raciocínio não valesse). 
- 
                                Crime de responsabilidade é crime especial, de acordo com STF! Somente pode ser julgado se estiver nessa função, .