SóProvas


ID
2977897
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Lagoa Alegre - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei n.º 8.142/90, resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde, representou e representa uma vitória significativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).


Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Errado!!!

    O Conselho de Saúde avalia a situação de saúde e propõe as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. Conferência de Saúde

    Um forte abraço. Hahaha

  • D - ERRADA

    CONFERÊNCIA = AVALIA,PROPÕE DIRETRIZES

    CONSELHOS = ATUAM,FORMULAM ESTRATÉGIAS

  • Resposta: D

    Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

    A- Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    B- Art. 3° Os recursos referidos no inciso IV do art. 2° desta lei serão repassados de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal, de acordo com os critérios previstos no art. 35 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.

    C- Art.1º, § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais,para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    D- Art.1º, § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais,para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • Conselhos e as Conferências de Saúde ( espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) ) :

    Sobre o assunto, é CORRETO :

    A ) A Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde são instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

    B) A instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde .

    C) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais .

    QUESTÃO :

    Conselhos e Conferências de Saúde (espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) ) .

    Sobre o assunto, é INCORRETO :

    GABARITO :

    D ) CONSELHO (corrigindo: CONFERÊNCIA ) de Saúde avalia/CONFERE a situação de saúde e propõe as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes .

  • GABARITO: LETRA D

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários

    segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Vi muitos comentários que não atacaram diretamente a questão. Serei obejtivo em dizer que o erro da D foi dizer que o conselho propõe diretrizes, mas isso é característica das conferências, não dos conselhos. Por isso a D está errada.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • CONFERÊNCIA (a cada 4 anos): AVALIA, PROPÕE DIRETRIZES

    CONSELHOS (permanentes): ATUAM, FORMULAM ESTRATÉGIAS, SUPERVISIONAM A EXECUÇÃO

    GABARITO: D