SóProvas


ID
2978401
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase que está clara e adequada à norma-padrão da língua é:

Alternativas
Comentários
  • A) A palavra deveria ser “discrição”, qualidade de quem é discreto, reservado.

    B) A forma correta seria: o mais transparente possível, seguindo o artigo.

    C) Se é “departamento”, a grafia correta seria “seção”. Além disso, a forma correta seria: o encontravam, pois “lhe” substitui termo preposicionado e “encontrar” não pede preposição. “À vontade” possui acento grave, pois a crase é obrigatória em locuções de base feminina.

    D) GABARITO

    E) “Creem” não tem acento; “antidemocracia” não tem hífen, pois o prefixo termina em letra diferente da palavra seguinte; “Constroem” não possui acento porque é paroxítona terminada em “em”.

    Prof. Felipe Luccas

  • "algumas testemunhas, TODOS esportistas" está correto?

    Não consegui entender...

  • Algumas testemunha que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor serão apresentadas àqueles dois jornalistas, todos esportistas, que farão a cobertura do acidente antes de virem a receber a homenagem do público que presenciava a corrida.

  • Erros que eu achei:

    A - Entre todos os funcionários, um dos poucos que primavam pela descrição com que conduzia seu trabalho foi exatamente o que recebeu reprimenda do diretor, fato este que o fez receber manifestação de apoio de alguns funcionários e gerentes. (O Verbo tem que concordar com "um")

    B - Esforçando-se por manter os seus projetos de renovação o mais transparente possíveis, chegou a cometer tanto excesso em detalhamentos de planilhas, que acarretaram mal-estar em todos do departamento de controle. (Erro de regência, o certo é "em", e a palavra possível concordando com o artigo "o").

    C - Estava bastante fragilizado pelos reveses que vinha sofrendo na sua sessão, departamento em que se processavam as conferências de dados, mas quando conhecidos lhe encontravam no refeitório da empresa, tentava mostrar-se a vontade, com o intuito de evitar constrangimentos. (Erro de transitividade verbal, o lhe ali está empregado de forma incorreta)

    D - Antes de virem a receber a homenagem do público que presenciava a corrida, algumas testemunhas, todos esportistas, que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor, serão apresentadas àqueles dois jornalistas que farão a cobertura do acidente.

    E - Alguns não crêem no que tem sido propagado, mas concordo em que ações ante-democracia constróem o caminho para que futuras gerações conheçam dores que aquele que viveu períodos ditatoriais busca esquecer a todo custo. (Plural de palavras com vogal dupla não tem acento, como creem, leem, veem; antidemocracia, além do ante kkkkkk, não tem o hífen por serem letras diferentes se não me engano, que é a regra geral do hífen, apesar de haver exceções, e o constroem não tem acento, pois palavras paroxítonas terminadas em ditongo "ei" e "oi" não recebem acento).

  • A menos errada é a alternativa D.

    Ainda acredito que o pronome "todos" deveria concordar com o sujeito "testemunhas".

    E aí, o que acham?

  • Ari Carvalho , eu entendo que "todos" na opção D tem como sujeito "público".

  • Achei que a D estivesse errada, pois TODOS deveria concordar com TESTEMUNHAS, não????

  • Só consegui entender com o comentário do João Henrique.

    TODOS concorda com JORNALISTAS.

  • essa questão é digna de ser comentada por um professor, obrigada!

  • Sobre a D-

    "antes de virem a receber a homenagem do público que presenciava a corrida, algumas testemunhas, todos esportistas, que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor, serão apresentadas àqueles dois jornalistas que farão a cobertura do acidente."

    --não há erro nenhum.

    --pra ficar mais fácil:

    "algumas testemunhas - todos esportistas, que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor - serão apresentadas àqueles dois jornalistas que farão a cobertura do acidente

    todos esportistas - aposto explicativo (explicando quem são essas "algumas testemuhas")

    que [os quais] ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor - oração subordinada adjetiva explicativa (explicando

    quem são "todos os esportistas"/ o "que", que pode ser trocado por "os quais", retoma "todos os esportistas" que é sujeito dos verbos "ajudaram" e "depuseram"

    conclusão: todo o trecho destacado, serve para explicar "algumas testemunhas" / não há nenhuma obrigatoriedade de TODOS concordar com nada que veio anteriormente, ele é aposto (para o qual a análise é independente, é o mesmo que eu dizer: "as mulheres, todos os eleitores de 2019, decidirão as eleições". Veja: posso usar "todas as eleitoras", mas isso muda o sentido. O sentido da frase é dizer que em 2019 somente as mulheres votaram. As duas formas estão corretas gramaticalmente.

  • Antes de virem a receber a homenagem do público que presenciava(concorda com público) a corrida, algumas testemunhas(desse público, algumas são testemunhas), todos esportistas(todo o público é esportista), que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor, serão(concorda com testemunhas) apresentadas àqueles dois jornalistas que farão(concorda com jornalista) a cobertura do acidente.

  • D) Antes de virem a receber a homenagem do público que presenciava a corrida, algumas testemunhas, todos esportistas, que ajudaram o ciclista e depuseram a seu favor, serão apresentadas àqueles dois jornalistas que farão a cobertura do acidente.

    Do público que presenciava a corrida, algumas pessoas eram testemunhas do acidente, e essas pessoas serão apresentadas àqueles dois jornalistas... O texto diz também que todo o público era esportista.

    Minha única dúvida foi na preposição "a" antes do verbo receber, se eu tivesse trocado a por para, teria acertado.

  • Entendo que o aposto está evidenciando que essas "algumas testemunhas" eram todas do sexo masculino.

    Pensei em outro exemplo no mesmo sentido, que talvez esclareça: A testemunha, um professor muito conhecido, foi conduzida até a sala de audiências.

  • E a virgula antes do serão alguem explica o motivo??????????

    , serão apresentadas àqueles dois jornalistas que farão a cobertura do acidente.

  • a) discrição

    b) transparentes, tantos excessos

    c) à vontade

    e) anti; constroem

  • Eu achei que a D tava errada pelo tempo do verbo "fazer", pensei que estava errado pq imaginei alguém premeditando um acidente para fazer a cobertura... Viajei.

  • O dia que a letra "d" (adequada à norma-padrão da língua) estiver clara eu já estarei empossado e rindo desse momento de desgraça...

    Acerca do "todos esportistas"

    Todo sem artigo, significa "qualquer"; "Esta carteira é válida em todo território nacional"

    Todo, no singular e junto de artigo ou pronome demonstrativo, significa "inteiro"; "Esta carteira é válida em todo o território nacional"

    Todo no plural, sempre indica totalidade.

    O problema está no pronome "todo" no plural sem artigo. Conforme Pestana (A gramática para concursos públicos, 3º edição, pág. 308) o pronome "todos" vem obrigatoriamente seguido de artigo quando a ele se segue substantivo.

  • àqueles dois?

    Pode crase diante de numeral?

  • Acredito que o trecho todos esportistas constitui um Anacoluto (frase solta), que é uma figura de linguagem mas não acarreta erro gramatical.

    Gab.: D

  • Acertei a D por eliminação! Mas essa questão de sujeito+ verbo+ complemento, no caso não está errada na D?

  • Comentário da professora:

    Erros:

    Letra A - "discrição" e "a esse"

    Letra B - "o mais transparente possível"

    Letra C - "seção" , "o encontravam" , "à vontade"

    Letra D - GABARITO

    Letra E - "creem", "antedemocracia", "constroem"

  • letra "A" é coletivo partititivo pode ser singular ou plural. Deve ta errado essa palavra "descrição" tem uns comentarios ai q estão errados.

  • Ainda acredito que o pronome "todos" na alternativa D deveria concordar com o sujeito "testemunhas".

    E aí, o que acham?

  • Aos não assinantes:

    A testemunha;

    O testemunha,se masculino.No caso da alternativa ela está especificando que são(as testemunhas) do sexo masculino.

    Ambos estão corretos,O ou A testemunha.