SóProvas


ID
2978851
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne aos níveis fundamentais da cultura organizacional, ordinariamente apontados pela doutrina, tem-se que os valores representam

Alternativas
Comentários
  •               / \
                 /    \ ARTEFATOS     

               /  .   \     
              /     . -\    
             /    .     \  
            /-          .\  
           /      .       \ VALORES COMPARTILHADOS
          /                \
         /-._     .   _.-  \    
        /         .            \    
       /          .             \
         

      /      -._  .         _.-\  PRESSUPOSTOS BÁSICOS    
       `-._       ;       _.-`    
           `-._   ;   _.-`
               `-._.-`

     

    O gabarito é a letra B.

    São três níveis da cultura organizacional. De cima para baixo: artefatos observáveis, valores compartilhados e pressupostos básicos. Vejam que os valores são intermediários e isso justifica o gabarito.

     

    A letra A está errada, pois os artefatos são os mais visíveis, ficando no topo.

     

    A letra C está errada pois não se trata dos valores, mas dos pressupostos básicos que ficam na camada mais profunda e são mais difíceis de se mudar.

     

    A letra D está errada, pois os valores são endogenos e são vislumbrado por agentes internos. O que os agentes externos vislumbram são os artefatos observáveis.

     

    A letra E está errada. Os valores não são ritos de confirmação, são um nível da cultura organizacional. Sobre consolidar a cultura, Chiavenato aponta que os valores até podem servir para tal, desde que a cultura seja forte e, consequentemente compartilhada pelos membros da organização. 

     

     

  • Gab. B

    A cultura organizacional é composta por um conjunto de aspectos formais e abertos, bem como informais e fechados. Na camada mais fechada da cultura, que é de difícil percepção, há os valores, sentimentos, interações e atitudes.

     

    Por outro lado, os aspectos mais formais e abertos são aqueles que são percebidos com relativa facilidade, encolvem: políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, estrutura e tecnologia, etc.

  • Um conceito interessante de cultura organizacional consta na obra de Chiavenato (2014, p.153): “a cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma”.

     

    Podemos dividir a cultura organizacional em três componentes básicos: artefatos (camada mais superficial, visível), valores compartilhados (camada intermediária da cultura organizacional) e pressuposições básicas (constitui o nível mais íntimo da cultura organizacional).

     

    O enunciado pede que o candidato assinale a alternativa que melhor apresente as características sobre os valores, ou seja, sobre a camada intermediária. Vamos analisar cada uma das alternativas:

     

    Alternativa A. Errado. Os artefatos constituem o primeiro nível da cultura organizacional. Trata-se do nível mais superficial e visível. Inclui-se dentre os artefatos, por exemplo, os produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.

     

    Alternativa B. Correto. Perfeito! Os valores correspondem, de fato, à camada intermediária da cultura organizacional.

     

    Alternativa C. Errado. Os pressupostos básicos constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. Em geral, correspondem a crenças inconsistentes, percepções e sentimentos dominantes que são compartilhados pelos membros da organização.

     

    Alternativa D. Errado. Os valores são aspectos endógenos (internos) da cultura organizacional.

     

    Alternativa E. Errado. Os ritos correspondem a um exemplo de elemento visível da cultura organizacional, ou seja, estão no nível mais superficial da cultura organizacional (artefatos).

     

    Marcelo Soares |  Direção Concursos

  • ARTEFATOS

    [FCC/TRF 5ª REGIÃO/TJAA/2017/Q855175]

    Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito d) à camada mais superficial e visível da cultura da organização. [C]

    [CESPE/ EMAP/2018/Q912665] Artefatos, tecnologia, símbolos e valores são componentes da cultura organizacional. [C]

    [CESPE/EMAP/2018/Q912662] Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    VALORES COMPARTILHADOS

    [CESPE/EBSERH/2018/Q893764]

    Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.​ [CERTO]

    [CESPE/TCE-PA/2016/Q677735] Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS    

    [FCC/TRF - 1ª REGIÃO/2011/Q87738] II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ANALISTA/2018]

    Cultura e clima organizacional são conceitos diferentes, porém com alguns pontos de intersecção. De acordo com a literatura sobre referidos temas, os denominados pressupostos básicos correspondem e) à camada mais profunda da cultura organizacional, como crenças e percepções, não observável com facilidade. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ASSISTENTE TÉCNICO/2018/Q905309

    Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se e) pressupostos básicos, correspondentes ao nível mais profundo da cultura, tais como as crenças vigentes. [CERTO]

  • ALTERNATIVA B)

     

    Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos, a saber:

     

    Artefatos observáveis - Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    Valores - Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    Pressupostos básicos - Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim
     

  • Valores compartilhados: constituem o 2º nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

  • GAB B

     

    Cultura Organizacional é a essência da empresa, ou seja, o conjunto de hábitos e valores que todos compartilham.

     

    Cultura Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional de profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários, ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.

     

    3 COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

     

    1  ARTEFATOS = O QUE VEMOS

     

    2 VALORES COMPARTILHADOS = O QUE OS OUTROS NOS DIZEM

     

    3 PRESSUPOSTOS = O QUE OS OUTROS ACREDITAM

     

     

    https://www.google.com/search?q=valores+fazem+parte+da+camada+intermedi%C3%A1ria+da+cultura+organizacional&rlz=1C1GCEA_enBR825BR825&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=5ICM2NFgvUoFcM%253A%252CrQQQJz0OrGUtSM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kS0QU77rgwA8IBpLuivCreJQW3flw&sa=X&ved=2ahUKEwiH8v_2_OTjAhX3K7kGHc32AgwQ9QEwDXoECAQQDA#imgrc=5ICM2NFgvUoFcM:

     

    https://endomarketing.tv/cultura-organizacional/#.XUSWZfJKjIU

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/56747938/gestao-de-pessoas-clima-e-cultura-organizacional-para-stj-andreia-ribas

  • Os valores são guias para o comportamento dos profissionais. Por ser expresso em comportamentos, nem sempre são de fácil observação.

    Ex: Ética profissional; eficiência; respeito ao consumidor.

  • 1. Artefatos: camada mais visível - pessoas, lugares, alimentos, roupas, músicas, gírias, mascotes, ritos, festividades, reuniões, símbolos ...

    2. Valores Compartilhados: padrões orientadores do comportamento, responsabilidade, honestidade, não preconceito ...

    3. Pressuposições Básicas: valores mais profundos, padrões inconscientes ...

    Fonte: Profª. Giovanna Carranza

  • Até agora tentando entender pq a A tá errada?!

  • Dayane Góis

    A alternativa "A" trata dos artefatos : o que percebemos assim que temos contato com a organização e estão na camada superficial da cultura,aquela mais visível.

    A questão pede para identificar onde estão localizados os VALORES.Este por sua vez encontram-se na camada intermediária da cultura, como acertadamente aponta a alternativa ''b''. Os valores estão relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização por isso não são de fáceis visualização.

    Por fim e não menos importante na camada mais profunda estão os pressupostos básicos. São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores.

    GABA "b"

  • 1º nível: Artefatos observáveis. (sempre visíveis)

    2º nível: Valores compartilhados. (podem, ás vezes, ser visíveis)

    3º nível: Pressuposições básicas. (nunca visíveis)

  • Gabarito: B

    Níveis da Cultura: Artevapre-> Artefatos, valores e pressupostos.

  • A questão fala de DOUTRINA? Desde quando existe uma doutrina em administração?

  •  

    Valores compartilhados: segunda camada, exercem funções essenciais no quadro funcional da organização, pode representar um intenso mecanismo de motivação para as pessoas (crenças).

    Outra questão Q1037282

    Crenças: o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização.

    Valores: expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa.

    Rituais: sequências repetidas de atividades que expressam e reforçam os principais valores da organização.

    Tabus: orientam atitudes e comportamentos. Enfatizam, principalmente, coisas que não são bem vistas ou permitidas na organização, são assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta, por isso é um tabu.

    Fonte: Reinaldo Sousa -

  • Níveis da Cultura Organizacional (Schein) - QUE MAIS APARECE EM PROVAS

    São 3 níveis:

    1. Artefatos (mais superficial)
    • Visíveis (único nível visível)
    • Mais fáceis de serem observados
    • Mais fáceis de serem alterados
    • Dimensão objetiva
    • Ex: A linguagem, o ambiente físico, o estilo de vestuário, as maneiras de se comunicar, os símbolos, os mitos e histórias da organização, os heróis, os rituais, as cerimônias, etc.
    1. Valores Compartilhados (intermediário)
    • Quase invisíveis (raras vezes podem ser visualizados)
    • Nível consciente
    • Conduzem ao comportamento
    • Valores que definem por que as pessoas fazem o que fazem
    • Ex: filosofias, objetivos, estratégias, etc.
    1. Pressuposições Básicas (nível mais profundo)
    • Invisíveis
    • Verdades inquestionáveis
    • Mais difíceis de serem alterados
    • São as fontes originais de valores
    • Dimensão subjetiva
    • Ex: pensamentos, sentimentos, percepções, crenças inconscientes, etc.

    Componentes da cultura organizacional (maximiano)

    ARTEFATO: componentes mais visíveis de uma cultura, compreendendo os veículos, a arquitetura, arranjo físico, as roupas e os produtos utilizados pelas pessoas.

    TECNOLOGIA: repertório de conhecimentos utilizados pela organização e pelos funcionários para resolver problemas e transformar conhecimento e experiência em recursos, produtos e serviços.

    SÍMBOLOS: podem ser materiais ou não. Comportamentos e objetos dotados de significados e que transmitem mensagens dentro da organização (linguagem, histórias, mitos, heróis - podem ser tanto personagens reais quanto imaginários - , rituais, cerimônias e alguns elementos da arquitetura e vestuário).

    VALORES: estão no íntimo da cultura. Crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos esternos ou internos.

  •  

     

    teoria de Shein sobre Cultura Organizacional.

     

    • Esta teoria é mais conhecida pela sua representação com um iceberg da cultura organizacional.

     

    •  Os níveis dessa teoria são:

    • Artefatos Observáveis - camada mais superficial e visível

    • Valores - camada intermediária - nem sempre sendo possível visualizá-los com facilidade.

    • Pressupostos Básicos. - camada mais profunda da cultura