SóProvas


ID
2981128
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A jornada para o empoderamento exige uma forte liderança para dar suporte a essa mudança. Blanchard, K.; Carlos, J. P. e Randolph, A. afirmam que, para criar uma cultura do empoderamento, os líderes devem recorrer a três chaves, quais sejam,

Alternativas
Comentários
  • Os autores Ken Blanchard, John P. Carlos e Alan Randolph afirmam em seu livro, As Três Chaves do Empowerment, que os passos fundamentais para esse processo são: compartilhar informação, criar autonomia através de limites e substituir a hierarquia por equipes.

    Gab: A. compartilhar informações, especificar quais são os limites e substituir a velha hierarquia por pessoas e equipes autodirecionadas.

  • Empowerment é uma ferramenta que consiste na delegação de poderes entre o capital humano que compõe a organização. Essa tecnologia tem por principal objetivo a descentralização do poder de decisão, deixando os processos menos morosos e burocráticos. De acordo com Blanchard (2001), Empowerment não é “dar poder as pessoas”, mas dar liberdade para que possam fazer o uso do poder, dos conhecimentos, das habilidades e da motivação que cada uma possui..

    As Três Chaves do Empowerment são:

         1.  Compartilhar informação: Para que a transferência de poder na organização não seja apenas verbal, é preciso iniciar com estratégias de gestão de conhecimento e horizontalização da comunicação, dando voz aos talentos e afirmando seu valor.

         2.    Criar autonomia através de limites: Seguido a isso, criar situações onde os colaboradores possam exercer de fato a autonomia é fundamental. Inicialmente, é um fator que exige cautela, porém, vai se tornando cada vez mais orgânico.

       3.   Substituir a hierarquia por equipes: A criação de equipes multidisciplinares e a desconstrução das hierarquias é mais um ponto a favor do empowerment no ambiente organizacional, que vai se tornar mais fluido e menos burocrático para a tomada de decisões.

  • Gabarito: A

  • Gab. A - compartilhar informações, especificar quais são os limites e substituir a velha hierarquia por pessoas e equipes autodirecionadas.

  • GABARITO: LETRA A

    Empowerment:

    • delegação -> poderes entre o capital humano
    • descentralização do poder de decisão
    • processos menos morosos e burocráticos.

    chave -> Empowerment.:

    • compartilhar informação = voz -> talentos
    • autonomia através de limites = autonomia -> cautelosa
    • subst. hierarquia -> equipes = desconstruir hierarquia + equipes multidisciplinares

  • GABARITO: LETRA A

    Empowerment é uma ferramenta que consiste na delegação de poderes entre o capital humano que compõe a organização. Essa tecnologia tem por principal objetivo a descentralização do poder de decisão, deixando os processos menos morosos e burocráticos. De acordo com Blanchard (2001), Empowerment não é “dar poder as pessoas”, mas dar liberdade para que possam fazer o uso do poder, dos conhecimentos, das habilidades e da motivação que cada uma possui..

    As Três Chaves do Empowerment são:

    •  Compartilhar informação: Para que a transferência de poder na organização não seja apenas verbal, é preciso iniciar com estratégias de gestão de conhecimento e horizontalizarão da comunicação, dando voz aos talentos e afirmando seu valor.
    •  Criar autonomia através de limites: Seguido a isso, criar situações onde os colaboradores possam exercer de fato a autonomia é fundamental. Inicialmente, é um fator que exige cautela, porém, vai se tornando cada vez mais orgânico.
    •  Substituir a hierarquia por equipes: A criação de equipes multidisciplinares e a desconstrução das hierarquias é mais um ponto a favor do empowerment no ambiente organizacional, que vai se tornar mais fluido e menos burocrático para a tomada de decisões.