SóProvas


ID
298150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Acerca dos recursos trabalhistas e outras vias de impugnação de
decisões judiciais, julgue os itens que se seguem.

No processo do trabalho, não cabe recurso contra decisão interlocutória, exceto se terminativa do feito.

Alternativas
Comentários
  • Aduz Renato Saraiva (Processo doTrabalho para Concursos Públicos, p.272), "embora polêmico, parte da doutrina e jurisprudência também aceita a interposiçao de agravo de petiçao em face das decisoes interlocutórias, se terminativas em relaçao ao objeto da pretensao, como nos casos de decisao que torna sem efeito penhora(...)"
  • EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE. É interlocutória a decisão decorrente de exceção de pré-executividade. No processo do trabalho somente cabe recurso de decisão terminativa. CLT, art. 893, parágrafo 1º. (TRT 02ª R.; AP 03500-2006-203-02-01-4; Ac. 2008/0658924; Terceira Turma; Rel. Des. Fed. Altair Berty Martinez; DOESP 12/08/2008; Pág. 410) CLT, art. 893

    ART. 893 § 1º da CLT - Os incidentes do processo são resolvidos pelo próprio juízo ou tribunal, admitindo-se a apreciação do merecimento das decisões interlocutórias somente em recurso da decisão definitiva. 

  • Rege o Processo do Trabalho o princípio da IRRECORRIBILIDADE IMEDIATA (OU DIRETA) DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS, o qual diz que a regra é de que não cabe recurso imediato das decisões interlocutórias, sendo permitido apenas o recurso mediato (somente será admitida a apreciação do merecimento de uma decisão interlocutória em recurso da decisão final). Observe que é bastante diferente do Processo Civil, uma vez que da decisão interlocutória seria admissível a interposição de Agravo. 

    Art. 893,   § 1º - Os incidentes do processo são resolvidos pelo próprio Juízo ou Tribunal, admitindo-se a apreciação do merecimento das decisões interlocutórias somente em recursos da decisão definitiva.


    Todavia, o Artigo 799, CLT, diz que sendo as decisões interlocutórias terminativas do feito, caberá recurso:

    Art. 799, § 2º - Das decisões sobre exceções de suspeição e incompetência, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, não caberá recurso, podendo, no entanto, as partes alegá-las novamente no recurso que couber da decisão final. 


    Convém, ainda, lembrar da Súmula 214, TST, que prevê as hipóteses em que caberá recurso (Ordinário) das decisões interlocutórias terminativas do feito. 



    SUM-214 DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. IRRECORRIBILIDADE (nova redação) - Res. 127/2005, DJ 14, 15 e 16.03.2005

    Na Justiça do Trabalho, nos termos do art. 893, § 1º, da CLT, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato, salvo nas hipóteses de decisão:

    a) de Tribunal Regional do Trabalho contrária à Súmula ou Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho;

    b) suscetível de impugnação mediante recurso para o mesmo Tribunal;

    c) que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, § 2º, da CLT.

     

    Bons estudos ;)

    • Discordo do gabarito.
      É incorreto dizer que não cabe recurso contra decisão interlocutória no processo do trabalho, tendo em vista que a vedação restringe-se aos recursos de imediato. Em outras palavras, cabe recurso de qualquer decisão interlocutória trabalhista, vedando-se tão somente a recorribilidade imediata.
      Ademais, a própria Súmula mencionada pela colega não traz como requisito a terminatividade.
      .
      OBS: Na minha calculadora 6+8=14 e 34+26=60. Que cálculo é esse que o QC faz pra validar os comentários?!

    • Errei a questão, pois interpretei que a banca excluiu as outras hipóteses de cabimento.
    • mas existem exceções a essa irrecorribilidade imediata das decições interlocutórias, como por exemplo a decisão interlocutória que remete a trt de jurisdição diferente, então essa afirmação absoluta de que não se pode recorrer é errada... 

      estaria certa se a afirmação disesse em regra, ou deverá algo assim, que comporte exeção, mas dessa maneira absoluta não vejo como o gabarito ter sio o q ai está 
    • Questão completamente anulável!!!!!! As decisões interlocutórias são irrecorríveis de IMEDIATO apenas. 
    • ESSA QUESTÃO JÁ ERA FALSA NAQUELA ÉPOCA, HOJE MAIS AINDA; CESPE LIXO!