SóProvas


ID
2982931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução das abordagens da administração e sua aplicação à administração pública brasileira, julgue o item que segue.

Governabilidade consiste na capacidade absoluta de governar independentemente de apoio popular ou político.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Governabilidade é uma capacidade POLÍTICA de governar derivada da relação de legitimidade do Estado com a sociedade. A não governabilidade advém da falta de apoio popular e político. (Bresser Pereira)

  • ERRADO

    Governabilidade diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias, enquanto que governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. 

  • ERRADO.

     

    5.1. Governabilidade
    A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”. Nesse mesmo sentido, o Caderno Mare no 01 esclarece que um governo tem governabilidade “na medida em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar”, e que a capacidade política de governar ou governabilidade decorre do relacionamento “do Estado e do seu governo com a sociedade”.
    Para Vinicius Araújo (2002), a governabilidade “refere-se às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas de sua postura diante da sociedade civil e do mercado”. Portanto, legitimidade está relacionada com governabilidade, visto que se os governos não forem legitimados não haverá condições necessárias para governar.
    Mas governabilidade significa também que o governo deve tomar decisões amparadas num processo que inclua a participação dos diversos setores da sociedade, dos poderes constituídos, das instituições públicas e privadas e segmentos representativos da sociedade, para garantir que as escolhas efetivamente atendam aos anseios da sociedade, e contem com seu apoio na implementação dos programas/projetos e na fiscalização dos serviços públicos.
    Os governos legítimos, segundo Lamartine Braga et al. (2008),
    têm Constituição e leis duradouras em espírito e ações; tratam os cidadãos imparcialmente, respeitam os indivíduos e a comunidade; tomam decisões transparentes; usam poder coercivo; protegem os interesses coletivos de ganhos privados; usam políticas atuais que satisfazem as necessidades dos cidadãos envolvidos; cuidam dos interesses coletivos; constroem e mantêm a confiança nas instituições públicas.
    A fonte ou origem da governabilidade são os cidadãos e a cidadania organizada, os partidos políticos, as associações e demais agrupamentos representativos da sociedade. Vinicius Araujo (2002) descreve essa fonte de legitimidade como “o apoio obtido pelo Estado às suas políticas” e como a capacidade dos governos de “articular alianças e coalizões/pactos entre os diferentes grupos sociopolíticos para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado”.

  • Gabarito: Errado

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a , as relações entre os poderes, o  e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de .Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre  que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de , dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.

    fonte: wikipedia

  • Lembrando que esse tema está muito em voga por causa do embate entre a velha e a nova forma de se governar, ou pelo menos se tenta governar. A governança também está em risco devido à crise econômica que ainda persiste, tendo que inclusive aprovar mais recursos no Congresso, a fim de não prejudicar o pagamento de aposentadorias e salários.

  • Aula do prof. Marco Ferrari sobre o assunto: https://youtu.be/s1exyQDM7gc

  • ERRADO

    Na visão de Bresser Pereira (1998) “Governabilidade é uma capacidade política de Governar derivada da relação de legitimidade do Estado e de seu governo com a sociedade”.

  • JUSTIFICATIVA DO CESPE

    ERRADO. Governabilidade se refere à capacidade de governar por meio do apoio político e popular.

  • Governabilidade consiste na capacidade absoluta de governar (Certo)/ independentemente de apoio popular ou político. (Errado)

    Depende de apoio do sociedade civil (apoio popular) e também de apoio político.

  • Governabilidade relaciona-se à legitimidade, que depende (nas democracias) do apoio popular.

  • Dilmãe, brigou com o congresso e ficou sem gorvenabilidade...

  • ERRADO

    "A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes."

    -PALUDO,2013.

  • GABARITO E

    Pode-se dizer que a governança possui um caráter mais amplo do que a governabilidade, uma vez que ela se refere à capacidade administrativa do governo de executar as políticas públicas. Apesar da governança englobar algumas dimensões presentes na governabilidade ela ainda vai mais além, pois se refere ao modus operandi das políticas governamentais, que inclui questões do processo decisório, do financiamento de políticas, e do alcance dos programas de governo, porém, não se restringindo apenas aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado. É válido lembrar, que a governança no contexto da administração pública é um reflexo da governança corporativa da administração privada.

  • GABARITO: ERRADO

    A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”.

    FONTE:  Administração Pública - Série Provas & Concursos Augustinho Vicente Paludo.

  • Governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.

  • Gab: ERRADO

    Governabilidade é a capacidade para governar, ou seja, exercer o poder legítimo. Isso não quer dizer que ele seja absoluto e independente. Palavras-chave: Legitimidade e poder.

    Por outro lado, Governança é a habilidade de gerir a política, ou seja, gestão pública, execução. Palavras-chave: Gerir, gestão, execução.

  • LEMBRE-SE DO TEMER : REJEIÇÃO 92% - Governabilidade ? SIM,LEGITIMIDADE PARA GOVERNAR.

    Governança ? NÃO,SEM APOIO POPULAR.

  • Segundo Matias-Pereira, a governabilidade resulta da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Provém da capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. Refere-se às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em uma sociedade (forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário etc.).

    Nesse contexto, erra o enunciado ao afirmar que a governabilidade independe de apoio popular. Pelo contrário, a governabilidade resultado do apoio e da legitimidade que a sociedade confere ao governo e ao Estado.

    Gabarito: Errado.

  • GOVERNANÇA - GESTÃO                 

    Capacidade de administrar;

    Eficiência;

    Eficácia;

    Efetividade;

    Capacidade de implementar de uma maneira eficiente, eficaz, efetiva as politicas públicas.

     

     GOVERNABILIDADE - RECONHECIMENTO - PODER

    Capacidade de tomar decisões;

    Legitimidade - direito de mandar;

    Representar os interesses da sociedade;

    Reconhecimento de ocupar o cargo representando a população.

     

    É possível ter governabilidade sem governança? SIM

    É impossível ter governança (administrar bem) sem governabilidade. 

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Dilma perdeu a Governabilidade

  • →A governabilidade (Poder) é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade. →Haver harmonia entre os poderes políticos e a sociedade→ LEGITIMIDADE, PODER PARA GOVERNAR E CAPACIDADE POLÍTICA.

    →A governança (Gerir) é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa. Governança pública é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), "a governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.→ CAPACIDADE TÉCNICA, FINANCEIRA E GERENCIAL, GERIR RECURSOS.

  • Governabilidade consiste na capacidade absoluta de governar independentemente de apoio popular ou político.

    ERRADO

    --> Falou absoluta já está errado;

    --> Independentemente do apoio popular ou político é incorreto, pois governabilidade está relacionada a esse apoio para ter uma legitimidade.

    --> Governança: Gestão e a realização das atividades, envolve a eficiência, eficácia e efetividade;

    --> Governabilidade: A capacidade de um governo ter legitimidade, apoio, aprovação para aí sim governar.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • ERRADO

    BOI.SONARO FOI A MELHOR KKKKKKKKKKK

  • GOVERNABILIDADE -> Legitimidade p/ exercício do poder, com o apoio do Congresso Nacional e da População

    Características da Governabilidade

    • Condições MÍNIMAS p/ exercício do Poder

    • RELAÇÃO Estado x Governo x Sociedade

    • Habilidade do Governo em

    1) ARTICULAÇÃO POLÍTICA

    2) CONCILIAÇÃO DE INTERESSES

    Nesse exato momento, o Brasil passa por uma crise de GOVERNABILIDADE, no qual o presidente da república entrega ministérios e outros cargos ao Congresso Nacional para obter apoio político

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legitimo e contar com o apoio da população e de seus representantes.

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública, 8ª edição. pg.178

  • Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar.

    Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.

    Não existe governança sem governabilidade. Grosso modo pode-se afirmar que a governança é a parte pratica da governabilidade, enquanto esta é a legitimidade para o exercício do poder, oriunda das condições sistêmicas.

    Governança --> gestão;

    Governabilidade --> poder.

    GOVERNABILIDADE, legitimidade, poder para governar.

    GOVERNANÇA, execução de políticas públicas, gestão.