-
QUESTÃO: Com relação à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item a seguir.
Uma empresa que busca o sucesso de programas e ações voltados à retenção de profissionais em seu quadro de pessoal deve estabelecer padrões de avaliação e medição claros, objetivos e confiáveis, PARA suportar a pressão oriunda das pessoas não selecionadas, promovidas e(ou) recompensadas.
GABARITO: CERTO
Os critérios de avaliação de desempenho devem ser claros e objetivos e estarem baseados nos requisitos descritos na análise de cargos. As pessoas precisam entender como estão sendo avaliadas e o que estão sendo considerado.
Os padrões servem para os gerentes possam comunicar aos funcionários, de maneira precisa, os critérios de avaliação qualitativa e quantitativada produção. pg 151
Segundo Souza (2005), uma mudança marcante nos métodos de avaliação é a passagem do avaliado como ser passivo para ser agente, apresentando características mais proativa. Além disso, a introdução dos conceitos de Gestão por competência levou á criação de novas formas de avaliar as pessoas dentro da organização.
A qualidade de vida no trabalho está relacionada à motivação, satisfação no trabalho, fatores ambientais e ergonômicos...
As dimensões do cargo são fundamentais na QVT, pois produzem estados pisicológicos críticos relacionados a resultados pessoais de trabalho, que, se não forem adequados, podem aumentar os índices de rotatividade e abstênceismo.pg 331
Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim 2 edição
-
Se as pessoas confiam na avaliação, tendem a aceitar melhor os resultados. Elas se tornam mais dispostas a participar do processo.
-
JUSTIFICATIVA DO CESPE
CERTO. As empresas que procuram desenvolver ações e programas para reter profissionais esbarram em desafios que precisam ser superados para o sucesso de seus programas. Apesar da popularidade do conceito de competência e seus benefícios, algumas dificuldades, denominadas tecnicamente de desafios, precisam ser superadas para que o trabalho com competências seja eficaz. O item menciona o desafio denominado mediação: os padrões de avaliação e medição devem ser claros, objetivos e confiáveis para poder suportar a pressão quando pessoas não forem selecionadas, promovidas e(ou) recompensadas, mesmo que a organização tenha tomado a decisão acertada ou seguido um processo definido.
-
CERTO
Um bom exemplo de avaliação, é a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Vejam:
"Os critérios de avaliação de desempenho devem ser claros e objetivos e estarem baseados nos requisitos descritos na análise de cargos. As pessoas precisam entender como estão sendo avaliadas e o que está sendo considerado. Os padrões servem para que os gerentes possam comunicar aos funcionários, de maneira precisa, os critérios de avaliação qualitativa e quantitativa da produção. É importante lembrar que esses critérios devem estar redigidos de maneira clara e devem estar expressos de forma a serem mensuráveis e quantificados."
Fonte: Livro "Gestão de Pessoas" - Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013.
-
Para resolver esta questão, precisamos desenvolver um raciocínio analítico da situação apresentada.
Primeiro, precisamos retirar algumas informações-chaves do enunciado, quais sejam:
1) A empresa quer reter os profissionais, ou seja, não deseja demitir os insatisfeitos (devemos procurar outra solução que não seja esta);
2) A organização deseja um método para suportar pressão dos trabalhadores que não foram promovidos e/ou recompensados ultimamente;
Um sistema de avaliação de desempenho com padrões claros, objetivos e confiáveis ajudaria neste processo? Sim, pelo simples fato de que, se o método de avaliação é claro, direto, objetivo e, acima de tudo, CONFIÁVEL (possui parâmetros de medição que medem com uma boa precisão), as pessoas não promovidas não têm como justificarem sua insatisfação, afinal, realmente não obtiveram um bom desempenho e, por isso, não foram recompensadas.
Assim, padrões de desempenho claros, objetivos e confiáveis ajudam a que os trabalhadores enxerguem os pontos que precisam melhorar e a justiça na avaliação realizada, o que motiva-os a melhorarem cada dia mais. Portanto, tendem a fazer menos pressão na empresa e, quando o fazem, podem receber justificativas claras de por que não receberam recompensas.
Gabarito da professora: CERTO.