SóProvas


ID
2983000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão de processos, julgue o próximo item.


  As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) surgiram com a intensificação do uso do BPM (business process management) e estão diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais por meio de sistemas operacionais e processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    O controle estatístico do processo está relacionado com a era da inspeção da qualidade, no qual a qualidade era verificada pela inspeção aleatória do produto.

    O BPM (business process management) é uma ferramenta moderna de modelagem dos processos da organização.

  • O controle estatístico de processo surgiu antes do BPM.

  • GABARITO ERRADO.

    A ferramenta que surgiu com a intensificação do uso do BPM foi o BAM (business activity monitoring). As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) são usadas no controle de processos industriais de manufaturados. O monitoramento da atividade de negócio (business activity monitoring – BAM) entrou em cena por volta de 2002/2003, estimulado pelo crescente interesse no BPM, o qual tornou possível o relacionamento mais claro entre as operações em tempo real da TI e as atividades empresariais. Com a utilização de BAM, as empresas que adotam o BPM são capazes de monitorar seus processos empresariais, identificando as falhas e exceções, tudo em tempo real.

    Além disso, o BAM permite o rastreamento da execução dos processos e, quando eles obtiverem sucesso ou falharem, permite a construção de registros valiosos sobre o comportamento que pode conduzi-lo a uma melhoria global, bem como prover uma administração das transações de negócio e a redução dos riscos

    Fonte: Cespe

  • (ERRADO)

    Gestão da Qualidade ➡️ ferramentas de controle estatístico de processo (CEP)

  • O controle estatístico de processos surgiu na indústria manufatureira, para se controlar a qualidade dos produtos. Remonta ao início da industrialização em larga escala.

  • Essa veio p ninguémmm GABARITAR a prova do cespe

  • Controle estatístico advém da 2ª etapa da Era da Qualidade, na qual se deixou de verificar item a item e passou-se a utilizar o controle estatístico (amostragem).

  • 6.8 Abordagens especializadas de gerenciamento de desempenho de processos:

    existem várias , mas o bpm CBOK (guia de gestão de processos) cita duas:

    • Custeio Baseado em Atividade (ABC – Activity Based Costing)

    • Controle Estatístico de Processos (SPC – Statistical Process Control)

    LOGO O PRIMEIRO ERRO DA QUESTÃO é escreve a sigla errada - sigla correta (SPC).

    segundo erro em relação a sua aplicabilidade:

    segundo o Guia :

    Definição:

    Controle Estatístico de Processos (SPC – Statistical Process Control) lida com a coleção, classificação, análise e interpretação numérica de fatos e dados. Por meio do uso de teorias matemáticas e estatísticas, o controle estatístico de processos impõe ordem e regularidade em elementos díspares agregados.

    Aplicabilidade:

     O controle estatístico de processos é usado para entender, reduzir ou eliminar variabilidade em processos que são instáveis devido a taxas de erros e/ou ineficiência. Essa redução na instabilidade do processo melhorará o processo em si. O controle estatístico de processos foca e incide nas entradas (eixo X) que conduzem às saídas (eixo Y), determinando quais processos são primariamente responsáveis por conduzir as saídas. Foca processos que podem trazer melhorias, portanto, recomendado para uso quando altas taxas de erros ou inconsistências de saídas são verificadas

    Questão: As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) surgiram com a intensificação do uso do BPM (business process management) e estão diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais

    ----- não está relacionada a medição das atividades. Está relacionada ao gerenciamento de desempenho do Processo. alertando que a sigla está errada tbém!

  • ERRADO

    O CEP NÃO DECORRE DO BPM ! ESSA FERRAMENTA SURGIU NAS INDÚSTRIAS... (2ª ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE)

    PRIMEIRO VEIO O CEP, DEPOIS O BPM !

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços."

  • Q994331 - As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) surgiram com a intensificação do uso do BPM (business process management) e estão diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais por meio de sistemas operacionais e processos de negócios. – ERRADO

     

    A questão possui dois erros:

    1º erro: o CEP não surgiu com a intensificação do uso do BPM.  O CEP é da segunda era da qualidade e o BPM só surgiu depois (é uma prática da gestão por processos moderna - surgiu bem depois do CEP).

    Eras da qualidade:

    1.     Inspeção

    2.     Controle Estatístico

    3.     Garantia da Qualidade

    4.     Gestão Total da Qualidade

     

    2º erro: Apenas o BPM está “diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais por meio de sistemas operacionais e processos de negócios”. O CEP, por sua vez, utilizava a estatística (amostragem) para aferição da qualidade e surgiu para substituir o controle censitário, que era mais caro, pois verificava item a item. 

  • CEP é controle estatístico de processos, mas não tem nada a ver com processos de negócios. CEP é "produção". Contudo, a adaptação no meio administrativo é válida...

  • Enquanto o ERP se foca nas operações e departamentos, o BPM engloba toda a organização. O CEP veio antes disso.

  • O BPM utiliza a abordagem de fora para dentro, do ponto de vista do cliente para dentro da empresa, e não o contrário. Essa abordagem é o perfil da gestão de processos de negócios. Esse ponto está bastante alinhado com a gestão de qualidade, que busca a satisfação do cliente.

  • ERRADO. A ferramenta que surgiu com a intensificação do uso do BPM foi o BAM (business activity monitoring). As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) são usadas no controle de processos industriais de manufaturados. O monitoramento da atividade de negócio (business activity monitoring – BAM) entrou em cena por volta de 2002/2003, estimulado pelo crescente interesse no BPM, o qual tornou possível o relacionamento mais claro entre as operações em tempo real da TI e as atividades empresariais. Com a utilização de BAM, as empresas que adotam o BPM são capazes de monitorar seus processos empresariais, identificando as falhas e exceções, tudo em tempo real. Além disso, o BAM permite o rastreamento da execução dos processos e, quando eles obtiverem sucesso ou falharem, permite a construção de registros valiosos sobre o comportamento que pode conduzi-lo a uma melhoria global, bem como prover uma administração das transações de negócio e a redução dos riscos.

  • CEP está ligado inicialmente à gestão de qualidade e surgiu antes do BPM.

  • CEP foi criado por Walter Shewhart no início do século 20 e difundido por Edwards Deming a partir da década de 60 com a aplicação do CEP no ciclo PDCA.

     Já o BPM enquanto uma área do conhecimento surgiu com a Association of Business Process Management Professionals (ABPMP), criada em 2003 nos Estados Unidos e alçada globalmente em 2010. Ela foi a responsável pela criação do Business Process Managemente Common Body of Knowledge (BPM CBOK), que condensa conceitos e fundamentos da disciplina de BPM.

  • Bem completo o comentário do Professor! Excelente.

  • ERRADO

  • Resposta da Questão: Errada

    Justificativa:

    DEFINIÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

    O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica estatística aplicada à produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para a melhoria da qualidade intrínseca, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido.

    O controle estatístico do processo é um sistema de inspeção por amostragem, operando ao longo do processo, com o objetivo de verificar a presença de causas especiais, ou seja, causas que não são naturais ao processo e que podem prejudicar a qualidade do produto manufaturado. Uma vez identificadas as causas especiais, podemos atuar sobre elas, melhorando continuamente os processos de produção e, por conseguinte, a qualidade do produto final.

    O CEP fornece uma radiografia do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando o controle dessa variabilidade ao longo do tempo através da coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.

    Em um ambiente competitivo, o controle estatístico abre caminho para melhorias contínuas, uma vez que garante um processo estável, previsível, com uma identidade e capacidade definidas, cuja evolução pode ser facilmente acompanhada.

    Espero que tenha ajudado!

    .

  • Resposta da Questão: Errada

    Justificativa:

    DEFINIÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

    O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica estatística aplicada à produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para a melhoria da qualidade intrínseca, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido.

    O controle estatístico do processo é um sistema de inspeção por amostragem, operando ao longo do processo, com o objetivo de verificar a presença de causas especiais, ou seja, causas que não são naturais ao processo e que podem prejudicar a qualidade do produto manufaturado. Uma vez identificadas as causas especiais, podemos atuar sobre elas, melhorando continuamente os processos de produção e, por conseguinte, a qualidade do produto final.

    O CEP fornece uma radiografia do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando o controle dessa variabilidade ao longo do tempo através da coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.

    Em um ambiente competitivo, o controle estatístico abre caminho para melhorias contínuas, uma vez que garante um processo estável, previsível, com uma identidade e capacidade definidas, cuja evolução pode ser facilmente acompanhada.

    Espero que tenha ajudado!

    .

  • O CEP tem relação com a GESTÃO DA QUALIDADE , ou seja, ele verifica qual foi o RESULTADO do produto/serviço por meio de amostras.

    O BPM tem relação com a ORDEM DOS PROCESSOS, ou seja, verificar como está o andamento do processo em si.

    OBS: O BPM é mais moderno que o CEP, logo, o CEP não foi intensificando com o surgimento do BPM pq ele veio antes.