SóProvas


ID
2983051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da avaliação de programas e projetos, julgue o item que se segue.

A avaliação de uma política pública é um importante instrumento de controle social, na medida em que contribui para que essa política produza os resultados almejados pela sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Faz sentido

  • Gabarito: Certo

    Primeiramente, o termo “políticas públicas” utilizado neste guia é entendido como um conjunto de programas ou ações governamentais necessárias e suficientes, integradas e articuladas para a provisão de bens ou serviços à sociedade, financiadas por recursos orçamentários ou por benefícios de natureza tributária, creditícia e financeira. A avaliação de políticas públicas, executada como um processo sistemático, integrado e institucionalizado, tem como premissa básica verificar a eficiência dos recursos públicos e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da gestão. 

    fonte: cgu.gov.br/Publicacoes/auditoria-e-fiscalizacao/arquivos/guiaexpost.pdf

  • Esse Guia de Avaliação de Políticas Públicas citado pelo colega Filipe é uma ótima fonte de estudo. Vale muito a leitura.

  • JUSTIFICATIVA DO CESPE

    CERTO. Pesquisadores têm defendido que o objetivo último da avaliação seja a melhoria das condições sociais (social betterment). Nessa perspectiva, avaliação consiste em uma série de atividades desenvolvidas para ajudar a corrigir, apoiar e entender a forma como as pessoas percebem as políticas e os programas implementados para atender necessidades humanas. O objetivo final da avaliação é, então, a melhoria social, para a qual a avaliação pode contribuir ao prestar assistência a instituições democráticas na seleção, na supervisão, no aprimoramento e na percepção (produção) do sentido dos programas e das políticas sociais. Na ausência de um compromisso com a melhoria das condições sociais e com a melhoria do padrão de vida da população, a avaliação de um programa passa a ser um mero exercício de aplicação de modelos quantitativos e qualitativos a uma realidade específica.

  • CERTO

    CONTROLE SOCIAL ---> participação dos cidadãos nos "negócios públicos".

    "...leva o cidadão a participar ativamente da vida pública, não só fiscalizando a atuação dos governos e combatendo a corrupção, mas também como forma de reduzir a distância entre o discurso e o desempenho do Governo e as reais necessidades dos cidadãos e da comunidade." - PALUDO,2013.

    instrumentos de controle social:

    -lei de acesso à informação;

    -consultas / audiências públicas;

    -formulação / avaliação de políticas públicas;

    - accountability

    -ação popular

    ___________________________________________________________________________________________

    para ler mais sobre o assunto, acesse o link:

    https://jus.com.br/artigos/32566/formas-de-controle-social-e-participacao-popular-na-administracao-publica-brasileira

  • 3/1.201

    É cada chute que tô virando um Pelé

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    O controle social é o conjunto de meios de intervenção acionado pelos cidadãos ou grupos sociais com vistas a impedir e desestimular os comportamentos contrários às normas, ou restabelecer as condições de conformação

    (Bobbio, 1998).

    FONTE:  Administração Pública - Série Provas & Concursos (2016) Augustinho Vicente Paludo.

  • A questão em análise aborda um assunto relacionado à temática das políticas públicas. Segundo o Guia de Políticas Públicas (2014): gerenciando processos da Escola Nacional de Administração Pública, as “políticas públicas são formuladas a fim de garantir o apoio de grupos politicamente poderosos em detrimento dos interesses públicos de longo prazo, que são pouco representados no sistema político". Para tanto, o processo de criação de políticas públicas consiste em cinco atividades essenciais: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação.

    O Cespe nos questiona sobre a fase de Avaliação de uma Política Pública. Essa etapa está relacionada à análise do grau em que uma política pública está atingindo os seus objetivos. Segundo Paludo (2013): a avaliação “consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas". Assim, a avaliação nos possibilita decidir quanto à manutenção, ao encerramento ou ao aperfeiçoamento de uma política pública.

    Na oportunidade, cabe destacar que o controle social é uma ferramenta essencial para maior efetividade de qualquer atuação do Estado, principalmente de uma Política voltada para a Sociedade, para o Público. Nesse sentido, o processo de accountability vertical (é a capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos e é a possibilidade de os cidadãos controlarem os políticos e governos por meio de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social) torna-se mais efetivo com atuação dos cidadãos e dos Conselhos Gestores (são meios de comunicação entre a população e o poder público com o objetivo de propor diretrizes, fiscalizar a execução de políticas públicas e promover o controle social sobre elas) na fase de avaliação dos resultados decorrentes de uma política pública. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.

    FONTES:
    Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos. Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, 2014.
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    BIZU:

    Pessoal, quem está se preparando para provas que incluem a matéria de Políticas Públicas e quer passar na prova, DEVE ler este artigo publicado pela ENAP - Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos, 2014.

    Bons estudos!

  • Certo.

    O sétimo momento do ciclo de políticas públicas, avaliação, consiste em mensurar a analisar os efeitos produzidos na sociedade, especialmente quanto às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas.

    A avaliação fornece critérios objetivos para decisões quanto à manutenção, encerramento ou aperfeiçoamento da política pública.

    Paludo.

  • GAB CERTO

    PARTICIPAÇÃO SOCIAL desenvolve o diálogo entre a administração pública federal e a sociedade civil, com o objetivo de promover a interação E a divulgação de conteúdos relacionados às políticas públicas.

    O CONTROLE SOCIAL é o conjunto de meios de intervenção acionado pelos cidadãos ou grupos sociais com vistas a impedir e desestimular os comportamentos contrários às normas OU restabelecer as condições de conformação. O controle popular (ou social) compreende os mecanismos de controle que a sociedade dispõe para fiscalizar a atuação do Estado.

    1. PARTICIPAÇÃO SOCIAL -----> A sociedade dá sugestões às escolhas e decisões do governo.
    2. CONTROLE SOCIAL -----------> A sociedade fiscaliza as realizações do poder público.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS