-
Errada :)
RECEITAS DE CAPITAL
São as receitas provenientes da realização de recursos financeirosoriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens edireitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado,destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital; e, ainda,o Superávit do Orçamento Corrente.
a) Operações de crédito: São oriundas da constituição de dívidas (empréstimose financiamentos);
b) Alienação de bens: São provenientes da venda de bens móveis e imóveis eda alienação de direitos;
c) Amortização de empréstimos concedidos: Retorno de valoresanteriormente emprestados a outras entidades de direito público;
d) Transferência de capital: São recursos recebidos de outras pessoas dedireito público ou privado, destinados à aquisição de bens;
e) Outras receitas de capital: São classificações genéricas para receitas nãoespecificadas na lei; também se classifica aqui o Superávit do OrçamentoCorrente (diferença entre as receitas e as despesas correntes).
-
Errado.
Receitas de capital são aquelas que, em geral, não aumentam as disponibilidades financeiras do Estado nem provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
#RECEITAS DE CAPITAL#
- Aumentam as DISPONIBILIDADES financeiras do Estado.
- Não provocam efeito sobre o PATRIMÔNIO líquido.
-
ERRADO
RECEITAS DE CAPITAL: aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários. Porém, diferentemente das Receitas Correntes, as Receitas de Capital em geral não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.
-
JUSTIFICATIVA - ERRADO. Quanto à categoria econômica das receitas, as receitas de capital, por serem um ingresso financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
-
As receitas de capital, em regra, não aumentam o PL. Exemplo clássico são as operações de crédito em que há um aumento do ativo pelo recebimento do recurso e, em contrapartida, um aumento de igual valor no passivo. Trata-se, portanto, de um fato permutativo, sem impacto no PL.
-
ERRADA.
A questão deu o conceito de receita extraorçamentária.
-
Receitas de capital são aquelas que, em geral, não aumentam as disponibilidades financeiras do Estado nem provocam efeito sobre o patrimônio líquido. Resposta: Errado.
Comentário: as receitas de capital aumentam as disponibilidades do Estado, porém não provocam efeito sobre o PL.
-
Tanto a receita corrente como a de capital representam disponibilidades financeiras para o estado. A diferença é que nas receitas de capital o dinheiro entra, mas há a saída de um bem. Dessa forma, não altera o patrimônio líquido (fato permutativo).
-
Exceção: Transferências de capital. Provocam efeito sobre o patrimônio líquido do Estado. São, portanto, receitas efetivas.
-
1 - Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações correspondentes às políticas públicas.
2 - Receitas de Capital: aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.
MTO 2019.
GAB- E
-
Receita efetiva X Receita não-efetiva
Receita efetiva: gera efeito sobre o patrimônio líquido. Fato contábil modificativo aumentativo. São as receitas correntes + transferências de capital.
Receita não-efetiva: não gera efeito sobre o patrimônio líquido. Fato permutativo. São as receitas de capital menos as transferências de capital.
Tanto receitas correntes como receitas de capital aumentam as disponibilidades, porém somente as as receitas correntes + transferências de capital geram efeito sobre o patrimônio líquido.
-
Gab: ERRADO
A questão erra ao dizer que as receitas de capital não geram aumento nas disponibilidades financeiras do Estado. A 2° parte está correta!
Resumindo:
As receitas correntes e de capital, as duas, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Entretanto, apenas as de capital não geram efeitos sobre o patrimônio líquido, pois são receitas não-efetivas, sendo, portanto, fato permutativo.
-
-
Bom dia, pessoal!
Para aqueles que estão iniciando, vou tentar dar uma ajudinha quanto à efetividade ou não das receitas (e que, inclusive, me ajudou bastante).
Essa questão da efetividade da receita pública tem mais a ver com a contabilidade pública, mas vou tentar explicar de maneira que vocês não errem mais.
A receita corrente é receita efetiva porque altera o patrimônio líquido do Estado. Por exemplo: Tributos. O Estado adquire alguma obrigação (dívida, passivo) pra receber os tributos? Não. Ele tem o direito e está lá só esperando o dinheiro cair na conta. Imagina aí a Fazenda Pública sentada na cadeira só esperando os recursos chegarem. Na contabilidade, isso se chama fato modificativo aumentativo. Ou seja, surgiu um ativo pro estado sem nenhuma instituição de passivo ou diminuição de ativo.
A receita de capital, por exemplo, é uma receita não-efetiva porque não altera o PL. Por exemplo: Alienação de Bens. O Estado tá com um carro fein, quase nas últimas, e pensa em vender esse carro. Quando ele vende esse bem o que acontece? O carro não é mais patrimônio do Estado e foi pro patrimônio de quem comprou. (Isso acontece com a gente quando vendemos um carro, correto?) O carro, então, virou dinheiro. Na contabilidade, isso se chama fato permutativo. Ou seja, surgiu um ativo (caixa), mas pra ele surgir, o carro teve que desaparecer (um ativo foi pro saco). Permutou os bens. Houve troca. Ou seja, não mudou o PL.
Tentem fazer o raciocínio com as demais origens de receita.
Vai dar certo!
Espero ter ajudado!
-
EM REGRA:
RECEITAS CORRENTES
>Aumentam as disponibilidades financeiras do estado;
>Afetam POSITIVAMENTE o PL
>EXCEÇÃO: Dívida Ativa Tributária (PERMUTATIVO)
RECEITAS DE CAPITAL
>Aumentam as disponibilidades financeiras do estado;
>NÃO afetam o PL
>EXCEÇÃO: Transferências de Capital (PERMUTATIVO)
Firme!
-
Importante ficar ligado que as receitas de capital aumentam as disponibilidades financeiras do Estado.
-
Importante ficar ligado que as receitas de capital aumentam as disponibilidades financeiras do Estado.
-
Tanto a Receita Corrente quanto à de Capital aumentam a disponibilidade financeira do Estado.
A principal diferença reside em que a R. Corrente provoca efeito no patrimônio líquido e a R. de Capital não.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
MTO 2020 ! Conceito de Rec. de Capital
-
Graças ao comentário da Auditora em formação eu conseguir entender .obg.
-
Eu sempre erro essa, afff.
RECEITA DE CAPITAL: Aumenta a disponibilidade financeiro do estado, mas não provoca efeito sobre o patrimônio líquido.
RECEITA DE CAPITAL: Aumenta a disponibilidade financeiro do estado, mas não provoca efeito sobre o patrimônio líquido.
RECEITA DE CAPITAL: Aumenta a disponibilidade financeiro do estado, mas não provoca efeito sobre o patrimônio líquido.
RECEITA DE CAPITAL: Aumenta a disponibilidade financeiro do estado, mas não provoca efeito sobre o patrimônio líquido.
Não ESQUEÇAM, assim como eu pretendo não esquecer rsrs.
-
Falso!
Otimo comentário do colega Giovane, adoro quando o pessoal resume assim, bem breve e claro!
-
R. Corrente: ↑ Patrimônio Líquido
R. Capital: ↓ Bem e ↑ Recurso (Ex.: venda de um carro).
Gabarito: Errado
-
Gabarito Errado.
---------------------------------------------------------------------
DICA!
--- > Receitas Correntes: aumenta disponibilidade financeira.
> Aumenta o patrimônio liquido.
--- > Receitas de Capital: aumenta disponibilidade financeira.
> não aumenta o patrimônio liquido.
---------------------------------------------------------------------
Redação original.
Receitas de capital são aquelas que, em geral, não aumentam as disponibilidades financeiras do Estado nem provocam efeito sobre o patrimônio líquido. ERRADA.
---------------------------------------------------------------------
Redação retificada.
Receitas de capital são aquelas que, em geral, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, porém não provocam efeito sobre o patrimônio líquido. CERTO.
-
Quanto ao termo "Efeito sobre o Patrimônio Líquido" entenda como ALTERAÇÃO QUANTITATIVA, pois no ingresso de receitas de capital há alteração qualitativa no PL (aumento de ATIVO na mesma proporção do aumento do PASSIVO)
-
Gab: ERRADO
A questão está errada porque Receitas de Capital AUMENTAM sim as disponibilidades financeiras do Estado, só não geram efeitos no PL.
Erros, mandem mensagem :)
-
QUESTÃO ERRADA !!!!!
Receitas de capital AUMENTAM sim a disponibilidade financeira e NÃO provoca efeito sobre o PL,
Trocando em miúdos par facilitar o entendimento: Pense assim: se eu vender algum item de meu patrimônio, aumentarei minha disponibilidade financeira, pois entrará dinheiro. Porém meu PL não sofrerá alteração, pois eu "troquei" o bem pelo dinheiro.
-
Para melhor entendimento: disponibilidade financeira é dinheiro. Vender um prédio aumenta seu caixa em conta-corrente, porém não altera o seu patrimônio líquido.
-
Gab. Errado
Receitas Correntes
-impacto positivo no PL
-efeito modificativo aumentativo
-alteração quantitativa
-aumentam disponibilidade financeira do Estado
-não constitui obrigação correspondente
Receitas de Capital
-não provocam efeito sobre PL
-efeito permutativo/por mutação
-alteração qualitativa
-podem aumentar disponibilidade ou não (Regra: Não)
-constitui obrigação correspondente
fonte: meus resumos