SóProvas


ID
2983126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a carboidratos, lipídios e proteínas, julgue o item a seguir.


Na indústria alimentícia, a hidrogenação parcial de óleos vegetais pode ocasionar a formação de ácidos graxos trans que, quando introduzidos na dieta humana, representam fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Alternativas
Comentários
  • Gorduras trans (ou ácidos graxos trans) são formadas quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal, num processamento chamado "hidrogenação industrial".

    Isso transforma óleo vegetal líquido em gordura sólida à temperatura ambiente, e servem para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns alimentos.

    O aumento excessivo de alimentos ricos em gordura trans pode ocasionar:

  • A questão aborda os carboidratos, lipídeos e proteínas em relação à hidrogenação (parcial) de óleos vegetais, podendo formar ácidos graxos trans que representam fatores de risco cardiovascular. As proteínas são polímeros de aminoácidos que apresentam um grupo amino (NH3) e um grupo carboxílico (COOH). Os carboidratos (açúcares) constituem um grupo de compostos de fórmula geral (CH2O)n, podendo ser monossacarídeo em compostos pequenos, como a glicose e a frutose, ou polissacarídeos em compostos com sequência longa, como o amido e a celulose. Os lipídeos são compostos orgânicos de variadas estruturas e que são insolúveis em água, como os triglicerídeos. Os óleos vegetais citados no enunciado são gorduras extraídas de plantas formadas por triglicerídeos. A hidrogenação total ou parcial de óleos vegetais ocorre com o auxílio de gás hidrogênio, convertendo um óleo líquido vegetal e insaturado em gordura sólida estável (margarina), mais conhecida como ácido graxo trans ou gordura trans. Em relação ao risco para doenças cardiovasculares, os ácidos graxos trans possuem um efeito metabólico que eleva o colesterol total e o LDL, reduz o HDL e resulta em aumento na relação LDL/HDL. Esses são indicativos de risco para problemas cardiovasculares. (CHIARA, V. L., SILVA, R., JORGE, R., BRASIL, A. P. Ácidos graxos trans: doenças cardiovasculares e saúde materno -infantil. Revista de Nutrição. Vol.15, nº.3, Campinas, 2002. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex.... Acesso em março de 2021)


    Fonte da imagem: site tutorbrasil.com.br


    Na indústria alimentícia, a hidrogenação parcial de óleos vegetais pode ocasionar a formação de ácidos graxos trans que, quando introduzidos na dieta humana, representam fatores de risco para doenças cardiovasculares.

    A hidrogenação dos óleos vegetais convertem a gordura líquida insaturada em gordura trans (saturada), que pode elevar os índices de colesterol ruim (LDL) e reduzir os índices de colesterol bom (HDL) no organismo, sendo assim um grande fator de risco para doenças cardiovasculares. 

    Gabarito do professor: CERTO.



  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar