SóProvas


ID
2983228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

            Dada a expansão territorial urbana de um município brasileiro de médio porte, a prefeitura desse município contratou para seu sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos um serviço de operação e manutenção de uma unidade de transbordo, definida como o local intermediário para o traslado dos resíduos recolhidos pelos caminhões coletores para outro veículo de maior capacidade, que transporta o lixo para seu sítio de destinação final de resíduos. Para a escolha do local de instalação da unidade, foi considerada a proximidade do terreno com grande parte dos geradores de resíduos do município. Nessa unidade de transbordo, trabalham duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que separam e coletam principalmente garrafas pet e latas de alumínio depositadas na unidade de transbordo.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, à luz da legislação ambiental brasileira.


A existência da unidade de transbordo amplia o impacto dos poluentes primários lançados no ar do munícipio, entre eles o CO, os particulados e a poluição sonora associada a veículos automotores utilizados para a coleta de resíduos.

Alternativas
Comentários
  • muitas coisas são colocadas em questão para afirmar se amplia o impacto ou não, mas uma coisa é fundamental e que serve para julgar corretamente a questão, e estava no enunciado:  "local intermediário para o traslado dos resíduos recolhidos pelos caminhões coletores para outro veículo de maior capacidade", essa foi a definição de unidade de transbordo

     

    um caminhão com maior capacidade pode substiruir dois ou três, o que é menos CO na atmosfera, menos particulado e menos ruídos e, indiretamente, propicia outros benefícios como:
    # triagem,
    # menos mão de obra em transporte e combustível,
    # recompactação,
    # aumenta da vida útil do aterro,
    # menos trânsito na cidade,

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Não falou a substituição, falou que teria uma máquina pode ser a mais! não se referiu a substituição por outras..a máquina em si produzirá sim sua quantidade de poluentes independentemente das outras poluirem...questao chata
  • Questão muito vaga sem a possibilidade de quantificação.

    Ao invés dos veículos sairem da rota e já destinarem ao aterro, encaminham para o transbordo e este encaminha ao aterro.

    A questão é: como saber se aumento o impacto ou não se não há uma correlação quantitativa das alternativas?

    Não há.

    Se considerar que 1 viagem única é menos poluente que x viagens (caminhão transbordador vs caminhões coletores até o aterro) pode ser considerada se for exatamente o mesmo caminhão, o que não é, uma vez que o veículo de transbordo terá maior carga e capacidade, aumentando sua potencia e consequentemente consumo (maior emissão).

    Logo, se não houver especificação de quantos caminhões coletores são utilizados, quantos caminhões transbordadores, quantas viagens de cada, consumo de combustível, dentre outros, não há como saber se é mais viável.