SóProvas


ID
2983447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações patrimoniais constituem estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Com relação ao processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação dessas variações patrimoniais, julgue o item a seguir.


A variação patrimonial diminutiva não pode ser reconhecida antes da liquidação da despesa orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - ERRADO.

    De acordo com a 8.ª edição do MCASP, p. 152, o reconhecimento da variação patrimonial pode ocorrer em três momentos: para a variação patrimonial diminutiva, antes, depois ou no momento da liquidação da despesa orçamentária.

  • Exemplos:

    VPD antes da liquidação: apropriação mensal do décimo terceiro salário durante o ano seguindo o regime de competência, mas empenho, liquidação e pagamento geralmente ocorrem em novembro ou dezembro;

    VPD simultaneamente à liquidação: prestação de serviços de limpeza à Administração.

    VPD posterior à liquidação: aquisição de material de consumo. Liquidação ocorrerá quando o direito do fornecedor for verificado pela entrega do produto, mas VPD só acontecerá quando o material for consumido.

    Fonte: querido MCASP

  • A variação patrimonial diminutiva não pode ser reconhecida antes da liquidação da despesa orçamentária. ERRADO

    __________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    2.4. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS E DIMINUTIVAS

    2.4.2.Reconhecimento das Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA): (...)

    O reconhecimento da variação patrimonial pode ocorrer em três momentos: para a variação patrimonial aumentativa, antes, depois ou no momento da arrecadação da receita orçamentária e para a variação patrimonial diminutiva, antes, depois ou no momento da liquidação da despesa orçamentária, conforme os exemplos abaixo:

    2.4.2.4. Reconhecimento da VPD antes da ocorrência da liquidação da despesa orçamentária

    O 13° salário, a ser pago no final do ano, deve ser reconhecido a cada mês trabalhado, ou seja, uma variação patrimonial diminutiva deve ser reconhecida mensalmente, mas o empenho, liquidação e pagamento da despesa orçamentária só acontecerá no mês do pagamento: (...)

    2.4.2.5. Reconhecimento da VPD após a liquidação da despesa orçamentária

    Quando há uma concessão de suprimento de fundos, a despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão e só com a prestação de contas do suprido é que há o efetivo registro da variação patrimonial diminutiva. (...)

    2.4.2.6. Reconhecimento da VPD junto com a liquidação da despesa orçamentária

    Quando ocorrer liquidação da despesa orçamentária concomitantemente com a prestação do serviço, a despesa orçamentária e o fato gerador da variação patrimonial diminutiva são contabilizados juntos: (...)

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 152/154/155/156

  • O reconhecimento de uma variação patrimonial, por pertencer ao grupo patrimonial, não leva em consideração as fases do empenho e sim a ocorrência do fato gerador, que poderá ocorrer antes, durante ou após a liquidação.

  • O reconhecimento de Variação patrimonial diminutiva independe do empenho e da Liquidação. Se da no Fato Gerador.

    Uma VPA ou VPD - deve ser reconhecida no momento do FG (Regime de Competência).

  • Tanto as VPDs como as VPAs sempre são reconhecidas no momento do fato gerador. Entretanto, nem sempre o FG será no momento da liquidação da despesa.

  • Lembrar que depreciação, amortização e exaustão são VPD e não passam pela liquidação.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    A VPD pode ser reconhecida antes, no momento ou depois da liquidação.

    Como foi cobrado?

    Q330764 - Não haverá reconhecimento da variação patrimonial diminutiva se o fato gerador da obrigação exigível ocorrer antes do empenho.

    GAB: ERRADO

    Q349517 - Atualmente, as normas contábeis aplicadas à União não preveem o reconhecimento da variação patrimonial diminutiva antes da ocorrência do empenho e da liquidação da despesa orçamentária.

    GAB: ERRADO

    Q581842 - Ainda que o fato gerador da obrigação exigível ocorra antes do empenho da despesa orçamentária, deve ser apropriada uma variação patrimonial diminutiva.

    GAB: CERTO

    ====

    INDO MAIS FUNDO!

    Reconhecimento da VPD antes da ocorrência da liquidação da despesa orçamentária:

    EX.: O 13° salário, a ser pago no final do ano -> O empenho, liquidação e pagamento da despesa orçamentária só acontecerá no mês do pagamento.

    --> Reconhecimento

    Variação patrimonial quantitativa

    D – Remuneração a Pessoal Ativo Civil (VPD)

    C – Pessoal a Pagar – 13º Salário

    --> Na saída do recurso financeiro, temos o seguinte registro:

    Variação Patrimonial qualitativa

    D – Pessoal a Pagar – 13º Salário

    C – Caixa

    ====

    Reconhecimento da VPD após a liquidação da despesa orçamentária:

    EX.: Concessão de suprimento de fundos -> A despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão e só com a prestação de contas do suprido é que há o efetivo registro da variação patrimonial diminutiva.

    No empenho não há registro de informação patrimonial.

    Na liquidação:

    D – Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros

    C – Suprimento de Fundos a Pagar

    Na saída do recurso financeiro:

    D – Suprimento de Fundos a Pagar

    C – Caixa e Equivalentes de Caixa

    Na prestação de contas:

    Variação patrimonial quantitativa

    D – Variação Patrimonial Diminutiva

    C – Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros

  • Questão sobre a contabilização da despesa pública.

    Vamos começar revisando as etapas da execução da despesa pública, pois em cada um desses momentos, devemos fazer lançamentos contábeis específicos, conforme o MCASP:

    - Empenho: segundo o art. 58 da Lei n.º 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação: Conforme dispõe o art. 63 da Lei n.º 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar.

    - Pagamento: consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Na Contabilidade Pública, temos que considerar receitas e despesas segundo dois enfoques: orçamentário e patrimonial. Diferentemente do enfoque orçamentário que consideramos as despesas realizadas no momento do empenho, por força do art. 35 da lei n.º 4.320/64, no enfoque patrimonial, contabilizamos a despesa no momento da ocorrência de seu fato gerador, registrando uma variação patrimonial diminutiva (VPD), conforme NBC TSP – Estrutura Conceitual.

    Atenção! Como vimos, registramos contabilmente a despesa do ponto de vista patrimonial, no momento do fato gerador (FG). Mas é importante saber que este pode ocorrer antes, concomitantemente, ou após a liquidação da despesa orçamentária. Exemplos:

    - FG antes da liquidação: apropriação mensal do 13º salário.
    - FG concomitante a liquidação: fornecimento de prestação de serviço de limpeza e conservação.
    - FG após a liquidação: suprimento de fundos.

    Feita toda a revisão, agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    A variação patrimonial diminutiva não pode ser reconhecida antes da liquidação da despesa orçamentária.

    A variação patrimonial diminutiva pode ser reconhecida antes da liquidação da despesa orçamentária, como por exemplo, a VPD da apropriação mensal do 13º salário.


    Gabarito do Professor: ERRADO.