Aprendendo o jogo do CESPE!!!
# Pontos SOBRE ou AO LONGO da CPP ou FPP: São igualmente EFICIENTES:
(CESPE/SLU-DF/2019) Um ponto da fronteira de possibilidades de produção em que dois bens são produzidos é mais eficiente do que um ponto em que um único bem é produzido.(ERRADO)
(CESPE/TJ-RO/2012) Um ponto na curva de possibilidade de produção (CPP) em que dois bens são produzidos é mais eficiente que um ponto na CPP em que um só bem esteja sendo produzido. (ERRADO)
(CESPE/TCE-ES/2013) Um ponto da fronteira de possibilidades de produção em que dois bens são produzidos é sempre mais eficiente que um ponto em que um único bem é produzido. (ERRADO)
(CESPE/TCDF/2014) Dois pontos sobre a curva de possibilidades de produção são igualmente eficientes, independentemente da relação de preços existente na economia.(CERTO)
(CESPE/TCE-RO/2019) Todos os pontos ao longo da curva de possibilidades de produção são sempre igualmente eficientes.(CERTO)
Gabarito: Errado.
"Se você não arriscar nunca irá saber até onde é capaz de chegar!"
Fala Pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP).
Bom, a FPP é um modelo econômico que indica quais as combinações de produção são eficientes economicamente.
Para que uma combinação de produção seja eficiente, basta que ela esteja SOBRE a FPP. Assim, independentemente se produzimos um único bem ou se são vários bens produzidos, o que importa é se o ponto está sobre a CPP ou não. Repare na figura abaixo:
Pela figura acima, temos uma economia que produz alimentos e vestuários. Pontos sobre FPP (pontos A, B, C, D e E) são pontos eficientes. Já o ponto F, por estar interno à FPP, é um ponto ineficiente. Por fim, o ponto G, que está além da FPP, é um ponto de produção impossível para essa economia com os recursos produtivos de que dispõe.
Repare que nos pontos A e E, nós só temos produção de um dos bens (no ponto A, produzimos apenas vestuário e no ponto E produzimos apenas alimentos). Já nos pontos B, C e D, produzimos quantidades de ambos os bens.
No entanto, os pontos A, B, C, D e E estão, todos, SOBRE A FPP. Isso significa que todos são eficientes economicamente. Mesmo os pontos A e E, nos quais produzimos apenas um dos bens, estão sobre a FPP e, por isso, são considerados eficientes.
Assim, o que interessa para a eficiência é se o ponto está sobre a FPP. Não levamos em consideração se são produzimos um ou mais tipos de bens.
Gabarito do Professor: ERRADO.