-
Na função de produção de Leontief os fatores produtivos devem ser utilizados em proporções fixas. A função de produção é Y= A min( K, L), ou seja, a quantidade produzida é sempre o minimo entre os insumos. Aumentando - se a quantidade de apenas um dos fatores,o nível de produção será o mesmo, por isso, não é possível a substituição entre K e L . Trata-se de uma função de produção em que determinada quantidade de capital(K) precisa necessariamente ser acompanhada de uma quantidade de trabalho(L) para gerar o produto.
Por exemplo, pensar numa máquina que é operada por dois trabalhadores. Neste caso, não faz sentido que a firma tenha duas máquinas e tenha 4 trabalhadores. Ou a firma tem uma máquina e dois trabalhadores, ou tem duas máquinas e quatro trabalhadores. Neste caso, os insumos são complementos perfeitos
-
Complementares perfeitos.
-
Neste caso, os FATORES DE PRODUÇÃO são complementos perfeitos.
GABARITO - ERRADO
-
Um macete que utilizo é lembrar que, na função de produção de Leontief, o gráfico é em formato de "L" ("L" de Leontief). O gráfico em formato de "L" é o gráfico dos complementares perfeitos.
Qualquer erro, só informar no privado que corrijo.
"Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas". Augusto Cury
-
(ERRADO)
Leontief - Curva em L (Complementares perfeitos)
-
Complementando a dica do Felipe (AFT)
Leontief - Cruva em L - CompLementares
-
Leontief - Curva em L (Complementares perfeitos)
-
Gab. E
É valido relembrar que a função de produção de Leontief também pode ser denominada função de produção de proporções fixas (os insumos são perfeitamente complementares). Nesse caso, é impossível qualquer substituição entre os insumos e cada nível exige uma combinação específica de trabalho e capital. Por isso, as isoquantas apresentam formado em L, do mesmo modo que as curvas de indiferença quando os dois considerados eram complementares.
Exemplo:
Uma empresa tem 3 perfuratriz e 3 funcionários que a operam. Se a empresa empregar mais de 3 funcionários para operá-las, a produtividade aumentaria? Como cada perfuratriz exige apenas um funcionário, não. No máximo, os 3 funcionários excedentes ficariam tomando cafezinho o dia todo e agradeceria pelo 'serviço mole'.
Por outro lado, a produtividade aumentaria se a empresa comprasse 3 novas máquinas para os funcionários excedentes, proporcionando uma combinação funcionário-máquina de (6,6).
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre Teoria da Produção.
A função de produção representa algebricamente como se dá a produção de uma firma. Algumas funções de produção são muito conhecidas. A mais comum é a função de produção Cobb-Douglas, que representa o caso mais comum da combinação de insumos de produção. Ela tem o seguinte formato: Y = Ka.Lb.
Outras funções de produção bastante comuns são as funções para insumos substitutos perfeitos (formato Y = aK + bL) e para bens complementares (formato: Y = min[aK, + bY]).
A função para bens complementares (Y = min[aK, + bY]) é também conhecida como função de proporções fixas e quem a primeiro formulou foi ao economista russo Wassily Leontief, razão pela qual um outro nome para esta função de produção é "função de produção de Leontief".
Assim,
a questão está errada, pois a função de produção de Leontief se refere a fatores de produção que são complementares (e não substitutos perfeitos).
Gabarito do Professor: ERRADO.