-
GAB: E
Os FATORES DE PRODUÇÃO são basicamente compostos por: Mão de Obra, Capital, Tecnologia, Matéria Prima, Terra...
No longo prazo os fatores de produção são variáveis didaticamente falando, se atendo a isso tecnologia e capital não são distintos e sim fazem parte de um mesmo conjunto e tem efeitos sobre o crescimento econômico no país. Quando a questão fala em taxas presumidamente se coloca que estes são variáveis.
Talvez se a questão falasse em curto prazo poderia estar errada pelo fato de que no curto prazo se trabalha com um fator fixo e o outro variável, e DIDATICAMENTE não se trabalha com tecnologia e sim mão de obra e capital apenas.
-
Crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva de uma economia.
A curva de possibilidades de produção indica a quantidade máxima de bens que se pode produzir.
Ao contrário da taxa de formação de capital, a taxa de mudança tecnológica é capaz de deslocar a curva de possibilidades de produção. O fator tecnologia altera ao mesmo tempo os outros 2 fatores que compõem a fronteira de possibilidades de produção (capital e trabalho). O fator trabalho quando alterado, não influencia no fator capital e não desloca a curva. O mesmo acontece com o fator capital. Para haver um deslocamento dessa curva é necessário que os dois fatores sejam multiplicados (trabalho e capital).
A curva de possibilidades de produção desloca-se a longo prazo, em função do aumento da quantidade de fatores de produção e do progresso tecnológico.
-
oh meteriazinha cabulosa.. affff
-
Fala Pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre crescimento econômico.
Apesar de não ter citado, a questão pode ser respondida com base no modelo de Solow, o modelo mais difundido de crescimento econômico.
Segundo o modelo de Solow, apenas o avanço tecnológico (taxa de mudança tecnológica) consegue fornecer crescimentos sustentáveis a um país. Ou seja, o progresso da tecnologia tem, sim, efeito sobre o crescimento econômico a longo prazo.
Gabarito do Professor: ERRADO.