-
JUSTIFICATIVA CESP- CERTO. Os novos keynesianos propuseram complementar a austeridade monetária e fiscal com políticas de rendas, ou seja, com controle de salários, preços e taxas de câmbio. Todavia, as políticas de rendas podem gerar efeitos desastrosos quando não vierem acompanhadas de controles da demanda agregada. Resumindo, combater a inflação alta sem uma política de rendas costuma ser um processo fortemente doloroso, dado que a estagflação pode levar o governo a pensar que inflação tem um componente benéfico. Logo, existem razões para conciliar austeridade monetária e fiscal com política de rendas, mas o risco dessa ação é permitir que o governo esquecesse a preocupação em manter o déficit público e assegurar austeridade monetária
estagflação fenômeno da estagnação (aumento da taxa de desemprego) combinado com inflação (aumento contínuo de preços).
-
- Estagflação: é um processo que fortemente influencia a economia de um país.
- A estagflação é um fenômeno macroeconômico que acontece quando ocorre uma recessão, ou seja, uma diminuição da atividade econômica empresarial em conjunto com o aumento das taxas de inflação a patamares acima dos desejados.
- Toda estagflação tem origem numa expansão desenfreada do crédito concedido pelos bancos de um país. A teoria Keynesiana de mercado diz que, para estimular uma economia a crescer, deve-se favorecer a oferta de crédito, pois através da “demanda agregada” é que as empresas voltam a investir e gerar empregos.
- O que acontece é que a política de crédito fácil e barato não pode durar para sempre, ela sempre causa um aumento da base monetária (aumento da quantidade de dinheiro que circula em uma economia).
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estagflação.
A estagflação é uma situação na qual a economia não cresce (está estagnada), mas ao mesmo tempo produz inflação alta. Como há estagnação econômica e a inflação está alta, os economistas chamam este fenômeno de estagflação.
Como a inflação está alta, o governo não pode praticar expansões fiscais e monetárias para aumentar a demanda agregada, pois isto alimentaria ainda mais a inflação.
Assim, para sair dessa situação, o governo teria que utilizar outras variáveis, como os salários, preços e as taxas de câmbio.
Ao controlar salários, preços e o câmbio, o governo evitaria que estas variáveis aumentassem e alimentassem a inflação. Assim, ao aplicar congelamento de salários, preços e ao controlar o câmbio a inflação perderia força. Ou pelo menos essa era a teoria proposta pelos neokeynesianos.
Gabarito do Professor: CERTO.