-
GAB: C
De fato como menciona a questão, o plano cruzado foi uma tentativa desesperada do governo frear a inflação da época intervindo diretamente no mercado, pelo congelamento de preços e impondo uma taxa de cambio fixa. Não se sabia que naquela época a inflação era de DEMANDA devido ao excesso de gastos, e ainda pior, sem uma politica de responsabilidade fiscal.
-
RESOLUÇÃO:
Correto!
O diagnóstico de que a inflação brasileira era majoritariamente inercial “pedia” que se tomasse medidas para
atacar exatamente a inflação inercial, ora!
Já que os ortodoxos não aceitavam a ideia de inflação inercial, suas medidas propostas eram essencialmente
aquelas que atacavam componentes de inflação de demanda.
Assim, o Plano Cruzado baseou-se especialmente no trabalho do então assessor econômico Francisco
Lafaiete de Pádua Lopes, que escreveu o livro "O Choque Heterodoxo: Combate à Inflação e Reforma Monetária".
É exatamente por isso que se efetuou o congelamento de preços, algo impensável para um economista de
linha ortodoxa.
Resposta: C
-
Complementando:
Inércia inflacionária diz respeito ao processo em que a passada se reflete nos preços presentes.
-
Choque heterodoxo – Política econômica de combate à inflação que consiste em aplicar o congelamento de preços em todos os níveis durante um período determinado de tempo e liberar as políticas monetária e fiscal.
Fonte: https://espacodemocratico.org.br/artigos/ortodoxia-x-heterodoxia/
Bons estudos.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
De fato, o plano cruzado foi um plano heterodoxo. A tradição econômica (ortodoxia) considerava que a forma correta de lidar com a inflação seria por ajuste fiscal, aperto monetário (aumento de juros) e valorização do câmbio. Estes três fatores retrairiam a atividade econômica, mas expurgariam a inflação.
No entanto, o plano cruzado não compartilhava dessas medidas (ou seja, o plano não era ortodoxo, mas, sim, heterodoxo). Este plano foi implementado durante o mandato de Sarney em 1986.
De 83 a 85, a inflação chegou a bater 230% ao ano. Para conter essa inflação, o governo lançou o plano cruzado. No entanto, em vez de seguir as medidas ortodoxas, o governo seguiu o hétero-ortodoxismo: praticou congelamento de preços, fixação da taxa de câmbio, indexação de salários, além da criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento (para incentivar a expansão econômica) e a introdução de uma nova moeda.
Apesar de inicialmente o plano ter segurado a inflação, o congelamento de preços se mostrou insustentável, o que fez com que a oferta rareasse e houvesse escassez na economia. Como não houve nenhuma medida de restrição fiscal, a inflação voltou e persistiu alta.
Gabarito do Professor: CERTO.