-
Gab.: ERRADO
O erro da questão está em dizer que o Collor submeteu os preços do setor público à concorrência do setor privado.
Na verdade, a reforma de Collor tinha um viés neoliberal. Ele desejava reduzir(enxugar) a presença do Estado na vida social e econômica da nação com intuito de combater a hiperinflação da época.
-
O item claramente se refere ao Collor I, que tinha basicamente 3 objetivos: combater a inflação, promover reformas fiscais e abrir a economia. As privatizações fizeram parte das reformas fiscais por meio do Plano Nacional de Desestatização. Para combater a inflação, o Collor I utilizou o congelamento de preços e o confisco de poupanças.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre economia brasileira.
Pois bem, diferentemente dos governos antecessores, o governo Collor priorizava o neoliberalismo na Economia. A ideia era estimular a competição e a competitividade da indústria nacional e, ao mesmo tempo, reduzir o déficit público.
Portanto, as privatizações do governo Collor não tinham como
objetivo repassar a iniciativa privada, os produtos e serviços públicos,
mas, sim, reduzir o déficit público e os gastos do Estado.
Para isso, foi criado um Plano Nacional de Desestatização, mas que avançou pouco durante o governo Collor.
Do lado monetário, para conter a inflação, o governo color reintroduziu o Cruzeiro como moeda e instituiu congelamento de preços e salários, além de realizar o "confisco da poupança".
Gabarito do Professor: Errado.
-
O erro está em "apenas". Os produtos e serviços não eram oferecidos "apenas" pelo setor público - se fossem, o Brasil seria a URSS.
Ficaria certo dizer "ao submeter à concorrência do setor privado os preços de produtos e serviços antes oferecidos pelo setor público e pelo setor privado nacional".
Havia no Brasil, por exemplo, menos de meia dúzia de marcas de carro. Essa menor oferta gerava menos competitividade e preços mais altos. Submetendo o setor privado nacional à concorrência do setor privado vindo de fora, a tendência é de haver queda de preços.