-
Gabarito: CERTO
Se levarmos em consideração as políticas protecionistas implementadas pelo governo Getúlio Vargas (vedação a importações e reserva de mercado), que tinham por objetivo incentivar o desenvolvimento nacional, podemos observar uma alta de preços, bem como um atraso tecnológico.
-
RESOLUÇÃO:
Este é um dos problemas do processo de industrialização por substituição de importações, que significa,
resumidamente, induzir a produção interna daquilo que antes era importado.
Ocorre que esta indução se dá principalmente pela proteção da concorrência externa, através de barreiras à
importação, e da concorrência interna, com medidas de reserva de mercado, por exemplo.
Claro que isso incentiva a industrialização. Só que o processo de proteção também evita a parte boa da
competição, que é exatamente os ganhos de produtividade necessários para se manter no mercado e a ausência
de substitutos que possam diminuir a demanda por um bem que está muito caro.
Resposta: C
-
Estas são algumas características bem típicas das políticas protecionistas: a elevação de preços e a qualidade, às vezes, questionável dos bens produzidos.
-
Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre economia brasileira.
Pois bem, o processo de substituição de importações (PSI) começou aqui no Brasil lá em 1929 e perdurou durante muito tempo. O objetivo do PSI é fomentar a indústria brasileira evitando a necessidade do Brasil importar tudo de fora (por isso “substituição" de importações).
Nesse processo, o governo incentivava a produção nacional (criava monopólios/oligopólios na indústria, para que fosse mais atrativo produzir) e desincentivava a importação (por meio de aumento das tarifas de importação, etc).
No entanto, a criação de reservas de mercado, combinado com o alto custo do país para produzir, acabaram levando ao aumento dos preços aos consumidores.
Gabarito do Professor: Certo.
-
GABARITO CERTO
Pensei na curva de oferta e demanda agregada. Se eu tenho menos fábricas, tenho menos oferta, desloca-se a curva de oferta para a esquerda onque resulta em maiores preços e menores quantidades.
-
A política protecionista impede que produtos estrangeiros entrem no país. Como as importações são reduzidas, há menos oferta de produtos no mercado, o que restringe a competição e aumenta os preços.
Se a economia é aberta, os produtos estrangeiros entram e competem com os nacionais, o que tende a baixar os preços das mercadorias (é só pensar nos eletrônicos chineses que hoje proliferam o mercado com baixo custo).