-
CERTO - ninguém é econômico por aqui? essa matéria é pouco cobrada ou pq é difícil mesmo? vazio de comentários.
-
As políticas relacionadas ao aumento real do salário mínimo influenciam diretamente no déficit da previdência social. De fato, a maior parte dos benefícios concedidos são indexados ao salário mínimo como mostrado na reportagem abaixo:
Impacto
O governo estima que, para cada aumento de R$ 1 no salário mínimo, os gastos públicos elevam-se em aproximadamente R$ 355,5 milhões. As despesas impactadas pelo mínimo são: abono salarial e seguro desemprego, benefícios previdenciários (como aposentadorias e pensões) e benefícios assistenciais (como o Benefício da Prestação Continuada - BPC ).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre perspectiva previdenciária.
De fato, no Brasil, grande parte dos benefícios previdenciários é indexado ao salário mínimo. Ou seja, se o salário mínimo aumentar, o benefício previdenciário é aumentado no mesmo montante.
Se o salário mínimo sofre aumento real (aumento acima da inflação), isso vai significar um aumento real na despesa previdenciária do setor público, o que agrava o problema do déficit previdenciário, já que haverá aumento real de despesa.
Gabarito do Professor: Certo.
-
Aumentos reais do salário mínimo podem estar relacionados ao aumento do poder de compra em virtude de queda nos preços. Como o comando da questão restringe a análise ao perfil brasileiro, desconsideramos o cenário de queda nos preços. Assim sendo, a questão está de fato correta. Questão típica do CESPE em que voce assume o risco de 20% de errar a questão.
Nothing is true, everything is permitted.