SóProvas


ID
2983720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da estrutura orçamentária da dívida pública brasileira, julgue o próximo item.


Mais de 80% das despesas com dívida pública da União provêm de recursos de emissões, ou seja, novos empréstimos contraídos, o que alonga o prazo da dívida.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Ver, por exemplo, documento do Tesouro Nacional Por Dentro das Contas da Dívidareferente ao 2.º trimestre de 2018 no site da STN.

    FONTE: CEBRASPE

  • É a típica questão de visão engessada da resposta... na fonte citada os valores são 82% para o segundo semestre e, ao se pesquisar mais no próprio site, 82% para o primeiro trimestre - porém, para o terceiro semestre o valor ficou em 78% - ou seja, levar na literalidade que mais de 80% é financiado é ter uma visão muito limitada-engessada dos dados que podem se mover ao longo do tempo, baseando uma resposta em um relatório que trimetralmente é modificado.

    Mas paciência, é a banca a ser vencida.

  • Fernando, pensei na hipótese da banca ter pego a soma dos trimestres e dividido pelo número de t, logo chegaria a média que ultrapassa os 80%. Vai saber se foi assim...

  • Eu concordo que seja uma média do balanço de emissões de títulos da dívida.Talvez, ao longo de um ano (ou menos).

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estrutura da dívida brasileira. 

    Para financiar sua dívida, o governo pode: emitir moeda ("imprimir" dinheiro), emitir títulos públicos (a chamada "dívida mobiliária") ou tomar emprestado com organismos internacionais e até nacionais ("dívida contratual").

    Além disso, o governo pode refinanciar a dívida, isto é, pegar uma dívida nova para pagar uma antiga. Nestes casos, a ideia é trocar as dívidas com vencimento mais curto pelas de vencimento mais longo, pois aí, o governo possui "folga" para bancar essa dívida no futuro.

    No caso da União, a gestão da dívida é feita pelo Tesouro Nacional, que há muito tempo vem priorizando os títulos públicos como forma de financiar a dívida do governo.

    De fato, cerca de 84% das despesas com dívida publica advém da emissão de novos empréstimos contraídos, para refinanciamento e alongamento, da dívida.

    Vale mencionar que o Tesouro divulga o relatório mensal da Dívida Pública Federal, que pode ser encontrado no site do órgão para quem tiver curiosidade sobre os números.


    Gabarito do Professor:  Certo.