SóProvas


ID
2983741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da evolução do déficit público e da dívida pública, julgue o item a seguir.


Apesar de aumentos consideráveis em anos de crise, o custo médio de captação da dívida tem-se apresentado nos menores níveis, tendo atingido, em 2018, o mínimo na série histórica, mantida desde 2006.

Alternativas
Comentários
  • CERTO ===> A estatística foi amplamente noticiada em janeiro de 2019 e pode ser vista, por exemplo, no Relatório Anual da Dívida de 2018

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para falar sobre esta questão que envolve a estrutura de déficit público. 

    O custo de captação da dívida envolve os custos que o Tesouro incorre para obter os recursos por meio da emissão de dívida.

    Os diversos títulos do Tesouro tem diferentes indexadores: alguns estão vinculados à variação do câmbio, outros a variação da inflação e outros aos juros praticados pelo mercado.

    No entanto, o custo básico de captação da dívida é a taxa Selic. Quanto mais alta a taxa Selic, maior será o custo de captação e vice-versa.

    De 2006 a 2018 a taxa Selic caiu muito, o que já nos permite concluir que o custo médio de captação da dívida caiu.

    Vale dizer que a mínima histórica da Selic ocorreu em 2020. Mas como a questão foi cobrada em 2019, a questão estava mesmo correta à época.


    Gabarito do Professor: Certo.