SóProvas


ID
2983750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas obras de engenharia, o planejamento e os projetos adequados aumentam a eficiência no canteiro de obras, principalmente em relação aos cronogramas de execução e a custos. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


No planejamento, o comportamento do cronograma físico-financeiro de uma obra pode ser representado pela curva de distribuição beta — o custo da obra cresce no início, atinge o máximo próximo ao meio e decresce no final do prazo de execução.

Alternativas
Comentários
  • A metodologia PERT assume que a distribuição da variável randômica é a distribuição Beta. Lembrar que a variável é estimada pela média ponderada de três inferências estatísticas (pessimista, mais provável e otimista), sendo que a mais provável deve ter peso 4 e as outras duas peso 1.

  • Portanto, a assertiva do enunciado está errada.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Deu bug aqui.

  • "o custo da obra cresce no início, atinge o máximo próximo ao meio e decresce no final do prazo de execução"

    Que viagem é essa??

    O custo da obra é o mesmo do início ao fim da obra, só muda se houver aditivo ou reajuste.

    O que muda é fluxo de recursos. As primeiras medições têm valores menores; as intermediárias, maiores; as últimas, menores novamente.

  • JUSTIFICATIVA – CEBRASPE (Questão 53):

    O desenvolvimento de um cronograma físico-financeiro de uma obra tem um comportamento de uma curva beta. O custo da obra cresce no início, atinge o seu máximo próximo do meio e decresce no final do prazo de execução.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/10_449_SLUDF_010_00_COM_JUST.PDF

    Os custos que a questão fala não são os custos totais, são os custos com os desembolsos financeiros de cada atividade, ou soma delas.

    Segue a imagem pra melhor compreensão.

    https://3.bp.blogspot.com/-5TGAJ3ABCpk/VsXOlMMgJLI/AAAAAAAAAB0/6ghQkbvoyhE/s1600/proje.png

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o planejamento e controle de obras, especificamente sobre o cronograma físico-financeiro.

    O cronograma físico-financeiro é um elemento de fundamental importância para o planejamento e gestão de obras. O mesmo apresenta a sequência de serviços conjuntamente com os custos dos mesmos em um dado período.

    No contexto da Probabilidade e Estatística, a distribuição beta representa distribuições de probabilidades contínuas em um intervalo unitário. Ela é regida pelos parâmetros α e β, sendo muito útil para modelar proporções. A Figura 1 expõe alguns exemplos de distribuição beta.

    Figura 1: Exemplos de distribuição beta.
    Fonte: Portal Action.

    A distribuição beta é caracterizada por um crescimento seguido de um decrescimento. Por sua vez, na execução de uma obra, no início os custos são baixos, sobretudo em função da densidade dos serviços iniciais. Porém, à medida que a execução avança, vem à tona uma maior demanda de recursos e serviços, aumentando o custo da obra. Nas etapas de término da obra, por fim, os custos voltam a cair, uma vez que a densidade de serviços também reduz na fase de acabamento. Com isso, a curva de custos ao longo do tempo da obra possui um pico no custo próximo ao tempo central de execução, conferindo à curva um formato de “S" (vide Figura 2), similar a distribuição beta. Portanto, a assertiva do enunciado está correta.

    Figura 2: Exemplo de curva de custos ao longo do tempo de uma obra.
    Fonte: Guia da Engenharia.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Vale ressaltar que a curva "S" constitui uma ferramenta gerencial muito empregada na gestão de obras, constituindo um método muito eficiente para comparar o planejado com o executado.