SóProvas


ID
2984446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao paisagismo nos espaços livres urbanos e nos espaços vinculados à edificação, julgue o próximo item.

A vegetação urbana contribui para a melhoria do conforto térmico de uma região e diminui a poluição atmosférica, mas não tem impacto na redução de ruídos.

Alternativas
Comentários
  • A vegetação tem papel importante na melhoria do conforto térmico local, auxiliando no processo de renovação da atmosfera e, também, contribui para redução de ruídos. Segundo Bustos Romero (2015, p.94), a capacidade de filtragem da vegetação aumenta quanto maior for o numero de folhas de cobertura por unidade de terra. Nesse sentido, a ordem de suficiência é a seguinte: arvores, arbustos e grama. A contaminação do ar pode ser reduzida com um cinturão verde, efeito que pode ser conseguido com arvores plantadas ao longo de uma avenida. Por causa da absorção e da dispersão, a vegetação contribui, em parte, para a diminuição da intensidade do som que encontra em sua trajetória. 
    Ainda, segundo a autora, isso cria um microclima diferente com áreas não plantadas. As principais diferenças entre as duas são com relação à temperatura, à velocidade do vento, à turbulência, à umidade do ar em geral e à temperatura radiante". 
    Gabarito do professor: ERRADO.

    FONTE: BUSTOS ROMERO, Marta Adriana. A arquitetura bioclimática do espaço público. Editora Universidade de Brasília, 4 reimpressão, 2015.

  • ERRADO

    A vegetação urbana contribui para a melhoria do conforto térmico de uma região e diminui a poluição atmosférica, mas não tem impacto na redução de ruídos.

    A vegetação urbana tem grande impacto na redução de ruídos. As chamadas barreiras acústicas são intervenções geralmente feitas de vegetação utilizadas para proteger áreas dos ruídos externos (especialmente do tráfego de veículos). sua eficiência depende do tamanho e da proximidade da fonte sonora.

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak