A vegetação tem papel importante na melhoria do conforto térmico local, auxiliando no processo de renovação da atmosfera e, também, contribui para redução de ruídos. Segundo Bustos Romero (2015, p.94), a capacidade de filtragem da vegetação aumenta quanto maior for o numero de folhas de cobertura por unidade de terra. Nesse sentido, a ordem de suficiência é a seguinte: arvores, arbustos e grama. A contaminação do ar pode ser reduzida com um cinturão verde, efeito que pode ser conseguido com arvores plantadas ao longo de uma avenida. Por causa da absorção e da dispersão, a vegetação contribui, em parte, para a diminuição da intensidade do som que encontra em sua trajetória.
Ainda, segundo a autora, isso cria um microclima diferente com áreas não plantadas. As principais diferenças entre as duas são com relação à temperatura, à velocidade do vento, à turbulência, à umidade do ar em geral e à temperatura radiante".
Gabarito do professor: ERRADO.
FONTE: BUSTOS ROMERO, Marta Adriana. A arquitetura bioclimática do espaço público. Editora Universidade de Brasília, 4 reimpressão, 2015.