SóProvas


ID
2985202
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            A ciência moderna e a economia de mercado figuram entre as mais notáveis realizações humanas. A Revolução Científica do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram apenas o prelúdio do que viria em seguida - a revolução permanente dos últimos três séculos. Ciência e mercado são apostas na liberdade: liberdade balizada por padrões impessoais de argumentação e validação de teorias no primeiro caso; e por regras que fixam os marcos dentro dos quais a busca do ganho econômico por parte das pessoas é livre, no segundo. Por mais brilhantes, entretanto, que sejam suas inegáveis conquistas, é preciso ter uma visão clara do que podemos esperar que façam por nós: a ciência jamais aplacará a nossa fome de sentido, e o mercado nada nos diz sobre a ética - como usar a nossa liberdade e o que fazer de nossas vidas.

            O sistema de mercado - baseado na propriedade privada, nas trocas voluntárias e na formação de preços por meio de um processo competitivo reconhecidamente imperfeito - define um conjunto de regras de convivência na vida prática. A regra de ouro do mercado estabelece que a recompensa material dos seus participantes corresponderá ao valor monetário que os demais estiverem dispostos a atribuir ao resultado de suas atividades: a remuneração de cada um, portanto, não depende da intensidade dos seus desejos de consumo, do civismo de suas ações, do seu mérito moral ou estético. Dependerá tão somente da disposição dos consumidores em pagar, com parte do ganho do seu próprio trabalho, para ter acesso aos bens e serviços que o outro oferece. Mas o mercado não decide, em nome dos que nele atuam, os resultados finais da interação. Assim como a gramática não determina o teor das mensagens, mas apenas as regras das trocas verbais, também o mercado não estabelece de antemão o que será feito e escolhido pelos que dele participam.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, edição digital)

Está clara e correta a redação do seguinte comentário:

Alternativas
Comentários
  • b)Estima-se que a liberdade mercadológica seja delimitada por determinadas regras, regras estas nas quais estabelecem-se que as pessoas são livres para buscar seu próprio ganho financeiro.

    R:Pronomes relativos atraem a próclise .(CORREÇÃO:...nas quais SE estabelecem)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c)Entre as grandes realizações humanas, acredita-se de que a Revolução Científica do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII, além da ciência moderna e da economia de mercado trouxeram maior liberdade aos indivíduos.

    R:Acredita em algo ou alguém,sem preposição.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d)A despeito da intensidade dos desejos de consumo, do civismo das ações e do mérito moral, ou estético, a recompensa material dos participantes corresponde Ao valor monetário que os demais estiverem dispostos a atribuir à suas atividades.

    R:Quem corresponde,corresponde A. Quem atribui,atribui algo e também a crase teria que está no plural.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e)Cada um dos participantes do mercado dependem do valor monetário que os demais estiverem dispostos a atribuir-lhes como resultado de suas atividades.

    GABARITO A

  • cada um + expressão no plural: verbo fica no SINGULAR. A concordância é feita com “cada um”.

    ex1: cada um dos moradores solicitou um novo planejamento.

    ex2: cada uma das propostas está de acordo com o regulamento.

  • GABARITO: "A".

    Corrigindo os erros das demais:

    B) Estabelece-se que as pessoas são livres (sujeito oracional, verbo no singular)

    C) Não existe esse “de” após acredita-se, nada pede essa preposição, está sobrando.

    D) A forma correta é corresponde AO valor…

    E) Cada um… DEPENDE (singular)

    -

    Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • A

  • Eliminei fácil da B a D, a A e D li bastante pra achar os erros e consegui! Típica questão pra deixar pro final da prova kkkk

  • Gabarito'A''.

    Analisando a assertiva, podemos perceber que a locução verbal "é determinado" concorda com o sujeito, que é "Todo um conjunto". A voz passiva, desse modo, foi empregada corretamente.

    A vírgula antes do pronome relativo “que” está começando uma oração subordinada adjetiva explicativa e retoma a expressão "sistema de mercado”. O verbo "apoia”, por sua vez, também foi empregado corretamente, concordando com a expressão “sistema de mercado"”.

    A adjunto adverbial “entre outros”, que traz ideia de adição, está corretamente isolado entre vírgulas. As outras vírgulas foram aplicadas perfeitamente, separando os termos da enumeração.

    Portanto, o item não possui nenhum desvio de gramática, uma vez que a concordância verbal e a pontuação estão plenamente respeitadas na frase.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!