SóProvas


ID
2985388
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um exemplo de problema ambiental é o resultado do lançamento de poluentes nos rios. Embora a mensuração do problema apresente desafios, segundo a teoria microeconômica

Alternativas
Comentários
  • A) O Custo Marginal Social é maior que o Custo Marginal do Proprietário

    B) O CMg externo (social) é crescente (quanto mais polui, maior aumenta o custo social). A tecnologia de proporções fixas não inverte a situação.

    C) A aplicação de taxas estimula a instalação de novas tecnologias para reduzir o custo do proprietário.

    D) Gabarito

    E) Quando há informações incompletas, a fixação de limites pode ser utilizada para reduzir o custo externo

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre falhas de mercado, especificamente as externalidades. 

    Externalidades são efeitos que a ação de pessoas e empresas tem sobre terceiros. Elas são consideradas falhas de mercado, justamente porque o sistema de preços não consideram os efeitos positivos ou negativos que essa ação causa sobre terceiros.

    O problema ambiental é um caso clássico de externalidades.

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. A externalidade ocorre quando há diferença entre o custo social e o custo privado. No caso da poluição, o custo privado (da empresa) é MENOR que o custo social (da sociedade). É por isso que a empresa polui: o custo dela é menor do que o custo de toda a sociedade. 

    B) Incorreta. Para produzir, uma empresa precisa de fatores de produção, como capital e trabalho. Ao usar uma tecnologia de proporções fixas, ela vai usar uma proporção fixa de capital e trabalho. Essa situação gera um Custo Marginal Externo CRESCENTE (e não decrescente, como afirma a questão), já que os fatores fixos serão cada vez menos produtivos, pois se exaurem mais.

    C) Incorreta. Este seria o imposto de Pigou. A ideia desse imposto é taxar a empresa com base no tanto que ela polui, para que aumentar o custo da empresa poluente. Ao poluir mais, a empresa paga mais imposto. Ao poluir menos, a empresa paga menos imposto. Assim, se a empresa poluente desenvolver uma tecnologia que polua menos para pagar menos imposto, todos na sociedade serão beneficiados. Ou seja, neste exemplo, o imposto incentivaria a empresa a investir em novas tecnologias, pois a empresa só investiria para fugir da tributação.  Caso não houvesse a tributação, a empresa não investiria.

    D) Correta. Essa alternativa se baseia na ideia de Ronald Coase, segundo a qual, a questão do meio ambiente é uma externalidade que poderia ser resolvida caso tivéssemos direitos de propriedade bem definidos. No entanto, essa alternativa também traz algumas desvantagens, pois mesmo que haja negociação, a  empresa pode se sentir legitimada a poluir e, quanto mais proprietários envolvidos houver, mais difícil será essa negociação. 

    E) Incorreta. É claro que se não tivermos informações completas sobre os custos de redução da poluição  isso vai evitar com que seja atingido o máximo de eficiência. No entanto, se pararmos para pensar, não temos informações completas sobre tudo e, mesmo assim, ações públicas e privadas continuam sendo realizadas no dia-a-dia. Portanto, limites de poluição são possíveis mesmo que haja informações incompletas. Só será necessário ajustar esses limites de vez em quando, sempre que houver novas informações disponíveis. 


    Gabarito do Professor: Letra D.