SóProvas


ID
2985412
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere aos instrumentos de transparência da gestão fiscal, a Lei Complementar nº 101/2000 determina que o

Alternativas
Comentários
  • A. LRF

    Art. 52. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    B. MDF 2020

    O Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção integra o RREO, e deverá ser publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

     O Demonstrativo tem por objetivo informar as despesas realizadas pelo ente no período, apresentando-as em termos de classificação funcional, que são agregadas em diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.

    C. LRF

    O Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos integra o RREO referente ao último bimestre do exercício, e deverá ser publicado até 30 dias após o encerramento do exercício.

    Art. 53.§ 1 O RREO referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    D. LRF

    Demonstrativo da RCL integra o RREO e deverá ser publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

    E. MDF 2020

    O RGF conterá demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes:

    a) despesa total com pessoal, evidenciando as despesas com ativos, inativos e pensionistas;

    b) dívida consolidada líquida;

    c) concessão de garantias e contragarantias; e

    d) operações de crédito.

    No último quadrimestre, o RGF deverá conter o demonstrativo do montante da Disponibilidade de Caixa e dos RP [...];

    Além disso, o referido relatório indicará as medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites.

    GAB. E

  • O Relatório de Gestão Fiscal conterá demonstrativos comparativos com os LIMITES de que trata a LRF, dos seguintes montantes:

    a) despesa total com pessoal, evidenciando as despesas com ativos, inativos e pensionistas;

    b) dívida consolidada;

    c) concessão de garantias e contragarantias; e

    d) operações de crédito.

    No último quadrimestre, o RGF deverá conter, também, os seguintes demonstrativos:

    a) do montante da disponibilidade de caixa em trinta e um de dezembro;

    b) da inscrição em Restos a Pagar das despesas liquidadas, das empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa e das não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

    c) do cumprimento do disposto na LRF, no que se refere à operação de crédito por antecipação de receita, liquidada com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano, com observância da proibição de contratar tais operações no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    Além disso, o referido relatório indicará as medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites. Em todos os demonstrativos será permitido o desdobramento das informações julgadas necessárias, para melhor transparência. Ademais, as receitas e despesas intraorçamentárias deverão ser computadas juntamente com as demais informações, não havendo, portanto, a necessidade de segregação em linhas específicas.

    Cabe destacar que o RGF do Poder Executivo é diferente dos demais poderes.

  • RCPG = 4 letras = 4x ao ano

    RGF = 3 letras = 3x ao ano

    RReo = 2 Rs = bimestre

  • Essa questão trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).


    Vamos analisar as alternativas à luz do que dispõe os arts. 52 a 55 da LRF, que dispõem sobre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e sobre o Relatório de Gestão Fiscal.


    A) Essa alternativa está errada, pois conforme dispõe o art. 52 da LRF, o Balanço Orçamentário integra o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e não o Relatório de Gestão Fiscal.


    B) Essa alternativa está errada, pois esse demonstrativo integra o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, que é publicado bimestralmente e não quadrimestralmente.


    C) Essa alternativa está errada, pois: 1) a periodicidade do Relatório de Gestão Fiscal é quadrimestral e não bimestral, como o Relatório Resumido de Execução Orçamentária; e 2) o demonstrativo da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes integra o Relatório Resumido de Execução Orçamentária referente ao último bimestre do exercício e não o Relatório de Gestão Fiscal.


    D) Essa alternativa está errada, pois: 1) o demonstrativo relativo à apuração da Receita Corrente Líquida acompanha o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e não o Relatório de Gestão Fiscal; e 2) a publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária com o referido demonstrativo deve ocorrer até trinta dias após o encerramento do bimestre.


    E) Essa alternativa está certa, pois, de fato, conforme dispõe o art. 55, I, b, o Relatório de Gestão Fiscal conterá comparativo com os limites do montante de dívidas consolidada e mobiliária.


    Gabarito do Professor: Letra E.