-
Conhecimento tácito é a bagagem que cada um traz consigo. O explícito é quando é passado para o concreto, papel, através de normas, manuais etc...
-
GABARITO LETRA B
A espiral consiste em 4 etapas: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
A Socialização, primeira etapa da espiral, pressupõe um certo nível de interação social e relacionamento, já que diz respeito à transmissão do conhecimento e das experiências pessoais entre indivíduos. O processo pode ser feito em momentos de brainstorming, bate-papo e rodas de conversa, mentoria, trabalho em parceria (grupos, duplas) e em outras formas que priorizem a transmissão de ideias e pensamentos em conversas ou pela imitação da prática. Em seguida, é o momento de se registrar o conhecimento transmitido, na fase de Externalização. Isso pode ser feito por meio da redação de artigos, normas, gráficos, símbolos ou outros recursos que facilitem o acesso ao conhecimento por outras pessoas.
A próxima etapa, muito importante para a geração de insights e ideias inovadoras, é a Combinação. Ou seja: é quando diferentes indivíduos combinam o conhecimento explícito a que têm acesso, produzindo um novo conhecimento, ainda mais rico. Em uma escola, a combinação é típica dos projetos multidisciplinares e dos trabalhos em grupo. Em uma empresa, do trabalho integrado entre setores e das reuniões. Depois da Combinação, é hora de cada pessoa envolvida no processo internalizar o conhecimento. Com sua bagagem pessoal e suas experiências, essa interpretação será única, se convertendo em conhecimento tácito mais uma vez.
Como o próprio nome diz, a espiral se realiza quando essas quatro etapas se retroalimentam, levando a organização a níveis mais aprofundados de conhecimento, na medida em que os processos de gestão das informações amadurecem. Dessa maneira, a etapa de socialização será cada vez mais rica e levará à produção de conhecimento explícito com qualidade ainda maior, e assim sucessivamente.
-
Espiral do conhecimento - Conversão (SECI):
1) Socialização: Tácito para tácito.
2) Externalização: Tácito para explícito.
3) Combinação: Explícito para explícito.
4) Internalização: Explícito para tácito.
Conhecimento tácito: Conceitos.
Conhecimento explícito: Práticas.
-
GABARITO: "B".
ESPIRAL DO CONHECIMENTO:
1º Passo - Socialização (tácito para tácito): Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática.
2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho.
3º Passo - Combinação (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.
4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
-
Gab. B
CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
1 -> STT - Socialização: Tácito para Tácito - conhecimento compartilhado.
2 -> ETE - Externalização: Tácito para Explícito - conhecimento conceitual.
3 -> CEE - Combinação: Explícito para Explícito - conhecumento sistêmico.
4 -> IET - Internalização: Explícito para Tácito - conhecimento operacional.
-
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquire ao longo da vida e o conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado
-