SóProvas


ID
2986030
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972) é considerado um dos maiores teóricos da biblioteconomia. Dadas as afirmativas,

I. A primeira lei de Ranganathan, Livros são para usar, foi sugerida por seu professor Edward Ross.

II. Cada uma das cinco leis trata de uma atividade ou procedimento técnico específico da biblioteconomia.

III. Assim como na Classificação Decimal Universal (CDU), a Colon Classification possibita classificar e representar diferentes temas de uma mesma obra.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     Em 1928, menos de três anos após o seu regresso [ da School of Librarianship, em Londres], ele elabora as cinco leis, a primeira delas com o auxílio de seu mestre e amigo Edward Ross. Após a formulação das leis, Ranganathan publicou uma série de textos que viriam a compor a obra “As cinco leis da Biblioteconomia”. 

    Fonte: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Orgs.) As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016.

  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    Chegamos à quinta e última lei da biblioteconomia. Enquanto as quatro primeiras tratam das funções da biblioteca, a Quinta nos fala das características essenciais e perenes da biblioteca como instituição e exige a necessidade de uma constante adaptação de nossa perspectiva ao lidarmos com ela. Se as quatro primeiras leis mostram o espírito que deve caracterizar a gerência e a administração das bibliotecas, a Quinta Lei enuncia o princípio fundamental que deve presidir ao planejamento e organização das bibliotecas. Enquanto as quatro primeiras leis incorporam preceitos que são quase óbvios, a Quinta Lei talvez não seja tão evidente por si mesma.

    Gab. A

  • II. Cada uma das cinco leis trata de uma atividade ou procedimento técnico específico da(BIBLIOTECA) .

    Creio que o erro desta é não ter usado o termo biblioteca