SóProvas


ID
2986468
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo os “Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN na assistência à saúde” (Brasil, 2008), em idosos, o emagrecimento é um risco à saúde, em função da perda expressiva de peso não intencional em um curto período de tempo. Essa perda é de no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Perda de peso: Um importante componente de risco para a fragilidade da pessoa idosa é a perda expressiva de peso em um curto período de tempo. Uma perda de peso não-intencional de, no mínimo, 4,5kg ou de 5% do peso corporal no último ano são indicativos que exigem medidas para estabilizar e/ou recuperar seu peso corporal, por meio da promoção de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos sob orientação.

  • GABARITO:D

    O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano

    Possíveis Causas

    Quando a perda de peso acontece de forma não intencional e sem motivos aparentes, ela pode estar ligada a problemas como:

    ·        Doenças intestinais, como, úlceras e doença de Crohn;

    ·        Doenças neurológicas, como demência e doença de Parkinson;

    ·        Problemas na tireoide, como hipertireoidismo;

    ·        Doença de Addison, que é um problema na glândula adrenal;

    ·        Câncer;

    ·        Diabetes;

    ·        Depressão;

    ·        Problemas no coração;

    ·        AIDS;

    ·        Tuberculose;

    ·        Doença pulmonar obstrutiva crônica;

    ·        Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas.

    Além disso, também é preciso avaliar se a perda de peso está ligada a outros problemas como perda de dentes, anorexia ou bulimia.

    Causas de perda de peso em idosos

    A perda de peso durante o envelhecimento é normal quando é lenta e normalmente está ligada à falta de apetite, alteração do paladar ou devido a efeitos colaterais de remédios. Outro motivo comum é a demência, ue faz com que a pessoa esqueça de fazer as refeições e de se alimentar de forma adequada.

    Além do emagrecimento, também é normal ocorrer a perda de massa óssea, o que torna o idoso mais frágil e com maior risco de ter fraturas ósseas.

  • 5% EM UM MÊS

    7,5% EM TRÊS MESES

    10% EM SEIS MESES