SóProvas


ID
2987230
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para identificar e individualizar o contribuinte ou o devedor com seus respectivos valores, espécies e vencimentos, o ato administrativo que o Poder Executivo deve utilizar é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Art.  53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Lei 4320

  • Letra B

  • Trata-se das etapas da receita conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64.

    Teoria:

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Etapas da execução da receita: Lançamento, arrecadação e recolhimento.

     Previsão: compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da LOA, resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na LRF.

     Lançamento: é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 

     Arrecadação: corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Segundo o art. 35 da Lei 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas. 

     Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    Resolução: 

    Podemos eliminar as letras A, C e D, pois não se referem às etapas da receita. A etapa da receita, que identifica e individualiza o contribuinte ou o devedor com seus respectivos valores, espécies e vencimentos, é o lançamento.

    Gabarito: Letra B.