SóProvas


ID
2988196
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Texto: Por que a Rio+20 foi um sucesso?


      É muito fácil dizer que a Rio+20 foi um fracasso. Basta analisar o texto final das negociações oficiais travadas pelos governos no Riocentro e avaliar se houve avanço. Não havendo, declara-se o fiasco. É uma avaliação correta, mas limitada, de um evento que foi muito mais amplo do que uma busca de acordos ou documentos oficiais. Não dá para afirmar que o texto final assinado pelos representantes dos países foi uma decepção ou que ficou aquém das expectativas. Essas expectativas já eram baixas. Os desafios presentes muito antes do início da Rio+20 já deixavam claro que não havia muita margem para avanço oficial. Mas, felizmente o progresso rumo a uma economia verde depende cada vez menos dos governos.

      Um passeio pelas centenas de eventos paralelos à reunião oficial no Riocentro mostrava um quadro encorajador. Foi o maior encontro de empresas, ONGs e representantes de governos federais, estaduais e municipais rumo ao desenvolvimento sustentável. Eles tinham boas histórias para contar e ótimos acordos para travar.

[...]

      Bandeiras que há décadas eram agitadas apenas por pesquisadores e ativistas mais ousados agora entraram na linguagem consensual. Há 20 anos, na ECO 92, pensadores propunham acabar com os subsídios para os combustíveis fósseis e eram desdenhados por empresas e governos. Durante a Rio+20, enquanto os ativistas estendiam faixa em Copacabana pedindo o fim do apoio à energia suja, a mesma proposta rolava em mesas de discussão promovidas pelo Fundo Monetário Internacional (o antigo terror dos ativistas).

      Durante a Rio+20, o que se viu foi uma convergência de visões que superou as expectativas. A necessidade de se adequar aos limites naturais já é aceita como uma realidade. Enfrentar as mudanças climáticas é uma premissa básica. Se a ECO 92 foi um grande encontro para conscientização e alerta, a Rio+20 foi uma convenção para combinar os caminhos a seguir.

(Alexandre Mansur – Blog do planeta – adaptado. Disponível em: http:// colunas. revistaepoca.globo.com/planeta/2012/06/23/por-que-ario20-foi-um-sucesso/)

Basta analisar o texto final das negociações oficiais travadas pelos governos...” (1º parágrafo). Considerando a concordância, o mesmo verbo destacado nessa frase está flexionado corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito, letra C. O verbo "bastar" seguido de preposição é impessoal, ficando invariável...

  • GABARITO: LETRA C

    A) Bastam-lhes o pouco que têm; por isso, são tão felizes. ===> o que BASTA? O pouco que têm BASTA e não BASTAM.

    B) Basta duas pessoas para iniciar um acalorado debate sobre o tema. ===> DUAS pessoas BASTAM e não BASTA.

    C) Basta de reclamações sobre o mau desempenho dos jovens no tocante à leitura. ===> verbo "bastar" + preposição "de" deve manter no singular, sendo impessoal.

    D) Bastam chegarem às suas mãos bons títulos, para estimular a criança a ler. ===> O quê basta? chegarem às suas mãos bons títulos (sujeito oracional, verbo deve manter no SINGULAR ===> Basta).

    Força, guerreiros(as)!!

  • Corrijam-me se estiver errado:

    BASTA verbo intransitivo.

    A)  Bastam-lhes o pouco que têm; por isso, são tão felizes.

    O pouco que tem, por tanto, é o sujeito, sendo o núcleo a palavra pouco. Assim, o verbo deveria ser basta.

    Att,

  • Gabarito''C''.

    Basta analisar o texto final das negociações oficiais travadas pelos governos...” (1º parágrafo). Considerando a concordância, o mesmo verbo destacado nessa frase está flexionado corretamente em:

    Basta de reclamações sobre o mau desempenho dos jovens no tocante à leitura.

    ''Bizu do Professor'' (Qualquer problema,ligue para mim. Rsrs ...)Quando ocorre o ''C BA PA''Chegar de, bastar de, passar de, há oração sem sujeito.

    As expressões impessoais (Não tem pessoas) chegar de, passar de, bastar-de – os verbos ficam no singular, apesar dos nomes estarem no plural! Oração sem sujeito, verbo na terceira do singular, 

    “Chega de mentiras”.

    “Já passa de quinze horas”.

    “Basta de reclamações”.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA C.

    sempre que tiver o verbos "basta" + "De"(preposição) ficará no singular

  • Concordo com Arthur Carvalho e discordo da prof. do Q Concurso na análise da letra D. Não vejo uma locução verbal entre "bastar" e "chegar", mas duas orações, sendo que a segunda é sujeito da primeira.

    Basta (isso) bons títulos chegarem às suas mãos.... ou melhor, basta que bons títulos cheguem às suas mãos.