a) intolerância às frustrações. INCORRETO, o homem organizacional deve ser tolerante às frustrações.
b) capacidade de adiar recompensa, porém sem a busca de ascensão. INCORRETO, o homem organizacional possui um permanente desejo de realização.
c) flexibilidade, em face das constantes mudanças da vida moderna. CORRETO.
d) recompensa salarial, material e social. INCORRETO, embora para a teoria estruturalista os três tipos de recompensa sejam importantes, não se tratam de características de personalidade.
e) a eficiência do colaborador ser determinada pela capacidade de atuar em uma maior carga horária. INCORRETO, isso faz parte de uma visão mecanicista do homem e não da visão de homem organizacional que trata a teoria estruturalista.
Características do Homo organizacional:
1. Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar à inversão, aos bruscos desligamentos das organizações e aos novos relacionamentos.
2. Tolerância às frustrações, para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita por meio de normas racionais, escritas e exaustivas, que procuram envolver toda a organização.
3. Capacidade de adiar as recompensas e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
4. Permanente desejo de realização, para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso às posições de carreira dentro da organização, proporcionando recompensas e sanções sociais e materiais.