-
LETRA C
-
C) Comunicação descendente (top-down; do topo para a base), ascendente (bottom-up; da base para o topo), horizontal (no mesmo nível hierárquico), vertical (entre níveis hierárquicos diferentes) e diagonal (perpassa tanto o mesmo nível hierárquico, quanto diferentes níveis hierárquicos).
-
Apesar de nunca ter visto o conceito desse autor (não me recordo), resolvi pela lógica... as demais tem conceitos da comunicação e a única que vi se relacionar com a comunicação dentro de uma organização foi a letra C.
-
Quando se fala em FLUXO de comunicação, fala-se em direção (se é horizontal, diagonal, transversal, vertical, etc.).
-
IDECAN plagiou a própria questão de 2014: Q1228811
-
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a comunicação organizacional. Neste caso, marquemos a alternativa que indica as direções em que a comunicação se estende.
Nas organizações, os administradores devem fazer a comunicação circular em três direções:
- Comunicação para baixo/descendente: é a comunicação que vai dos níveis superiores para os inferiores da hierarquia organizacional. Nessa direção seguem as informações sobre os aspectos das operações e desempenho da organização, assim como as expectativas em relação aos que se espera dos funcionários.
- Comunicação para cima/ascendente: é a comunicação em que as informações sobre o desempenho e os eventos dos níveis inferiores vão para cima. Envolve, tipicamente, relatórios e informações sobre desempenhos, pesquisas de atitudes e sugestões dos funcionários etc.
- Comunicação lateral/horizontal: é a comunicação que ocorre entre as unidades de trabalho que estão no mesmo nível ou entre unidades que estão em níveis hierárquicos distintos (comunicação diagonal). De todo modo, é importante saber que os canais de comunicação de todos os tipos possibilitam o funcionamento de processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho.
Tendo dito isso, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.