SóProvas


ID
2988571
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2005), o controle é um processo que monitora as atividades humanas de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejamento, e que corrija os desvios significativos. São mecanismos criados pela administração para controlar as operações da organização:

Alternativas
Comentários
  • Os controle organizacionais servem para:

    - Padronizar o desempenho: por meio de supervisão, inspeções, verificações, procedimentos escritos, programas de produção, etc.

    [...]

    (CHIAVENATO, 2005).

  • Não entendo o porquê da A está errada.

  • Motivos dos erros da A e da B... ?

  • Gabarito: c

  • O item A (Medir, comparar, corrigir e aferir o desempenho real com um padrão) se refere às ETAPAS da função controle. Não faz referência aos MECANISMOS de controle das operações da organização.

  • Puro Ctrl C Ctrl V, aliás Doutrina pura...

    Padronizar o desempenho: por meio de supervisão, inspeções, verificações, procedimentos escritos, programas de produção, etc. [...] (CHIAVENATO, 2005).

  • Questão mal alocada então? Não é uma questão da Função Administrativa Controle. É uma questão de mecanismos de controle das organizações. Duas coisas distintas.

  • devemos saber que todo mecanismo de controle deve incluir alguns aspectos essenciais. Para Haynes e Massie (1969, apud Chiavenato, 2007), deve-se destacar - no controle - a existência de:

    1. Objetivo: o controle requer um objetivo, um fim predeterminado, um plano, uma linha de atuação, um padrão, uma norma, uma regra decisória, um critério ou uma unidade de medida.

    2. Medição: o controle requer um meio de medir a atividade desenvolvida. O que não se pode medir não se pode administrar.

    3. Comparação: um procedimento para comparar tal atividade com o critério definido.

    4. Correção: algum mecanismo que corrija a atividade em curso para permitir-lhe alcançar os resultados desejados

  • A questão versou sobre a função administrativa controle. A questão quer saber qual alternativa traz mecanismos realizados pela administração para controlar as operações.

    A- INCORRETO. A alternativa trouxe algumas etapas do processo de controle, de acordo com Chiavenato.

    • 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
    •  etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
    • 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
    • 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    B- INCORRETO. As alternativas trazidas estão mais relacionadas ao estabelecimento normas internas, códigos de conduta e ética.

    C- CORRETO. Os mecanismos de controle são resumidamente os seguintes, de acordo com o portal administradores:

    • Padronização do desempenho, conforme o citado na alternativa.
    • Limitação da quantidade de autoridade.
    • Meios preventivos para o atingimento dos objetivos organizacionais.
    • Padronização a qualidade de produtos/serviços.
    • Proteção do bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos.
    • Avaliação e direção do desempenho das pessoas.

    D- INCORRETO. Refere-se ao tema motivação.

    E- INCORRETO. Refere-se a uma forma de promover a avaliação e a direção do desempenho das pessoas

    GABARITO: LETRA C

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Controle, sendo mais especificamente cobrado o Controle Organizacional ou Estratégico.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

     

    Segundo a teoria Neoclássica, as funções do administrador são: o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

     

    Com efeito, a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. Ou seja, a razão de existência do controle é checar se as atividades controladas estão ou não alcançando os resultados esperados.

     

    As fases do controle são: definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões, tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.

     

    Neste contexto, existe o controle estratégico que é estabelecido em nível institucional, ou seja, abarca a organização como um todo. Além disso, possui um escopo genérico e sintético, bem como tem visão de longo prazo.

     

    Deste modo, os controles estratégicos são utilizados para:

     

    1. Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.

     

    2. Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.

     

    3. Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.

     

    4. Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.

     

    5. Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoal, supervisão direta, vigilância e registros incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado etc.

     

    6. Meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que os objetivos ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.

     

    Ante o exposto, padronizar o desempenho, por meio de inspeção, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção são mecanismos criados pela administração para controlar as operações da organização.

     

    Por fim, é importante ressaltar que a questão versa sobre o controle estratégico ou organizacional e não sobre as fases do controle que são: definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões, tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados, por isso, a alternativa “A" não é a correta.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • "Em geral os controles organizacionais servem para:

    Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, pesquisas, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção."

    Livro: Administração nos Novos Tempos - Idalberto Chiavenato

    Gabarito: C

  • Regras, procedimentos e normas não são mais mecanismos para controle de operações?

  • São mecanismos criados pela administração para controlar as operações da organização:

    Padronizar o desempenho, por meio de inspeção, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.