-
Gab. D
1 – Transcendental: Trata a qualidade como algo inato ao produto, porém relacionada a seu funcionamento. Neste caso, não pode ser medida de maneira precisa e seu reconhecimento ocorre pela experiência do cliente, que só pode percebê-la ao ter contato com o produto.
2 – Centrada no produto: Aqui a qualidade é vista como uma variável que podemos medir. Assim, diferenças da qualidade são observáveis pela medida de alguns atributos do produto. Uma melhor qualidade seria neste ponto de vista sinônimo de maiores e melhores características de um produto, o que implica em maiores custos para se atingir um alto nível de qualidade.
3 – Centrada no valor: Um produto é de boa qualidade quando apresenta alto grau de conformação a um custo aceitável. São conceitos que reúnem necessidades do consumidor às exigências de fabricação definindo qualidade em termos de custos e preços. O preço acaba por envolver uma questão de adequação do produto à finalidade a que ele se destina.
4 – Centrada na fabricação: A qualidade seria a conformidade com especificações pré-definidas por ocasião do projeto. As melhorias de qualidade ocorrem com a redução do número de desvios, o que representa redução dos custos.
5 – Centrada no cliente: A qualidade de um produto fica condicionada ao atendimento das necessidades e conveniências do cliente. A avaliação do cliente, em relação às especificações, passam a ser os padrões para a qualidade.
Fonte:
-
Abordagem transcendental: significa fazer o melhor que se pode fazer.
Abordagem baseada no produto: a qualidade é uma variável que pode ser medida a partir dos atributos do produto.
Abordagem baseada no usuário: um produto de qualidade é aquele que serve para o que o consumidor quer, possuindo elevada adequação ao uso.
Abordagem baseada no valor: um produto de alta qualidade (valor) seria aquele que apresenta a melhor relação custo x benefício para o consumidor.
Abordagem baseada na produção: para essa abordagem, a qualidade é a conformidade às especificações.
FONTE: Carlos Xavier.
-
Prezados, gabarito letra E. Vejamos as definições sobre Abordagem da Qualidade:
Para Garvin (2002), as principais abordagens para a definição de qualidade são:
a) abordagem transcendental: considera a qualidade uma característica, propriedade ou estado que torna um produto ou um serviço aceitável plenamente, embora essa aceitação seja derivada nãode análise e de estudos feitos, mas da constatação prática proveniente do uso e da experiência. Trata a qualidade como algo inato ao produto, porém relacionada a seu funcionamento. Neste caso, não pode ser medida demaneira precisa e seu reconhecimento ocorre pela experiência do cliente, que só pode percebê-la ao ter contato com o produto.
b) abordagem baseada em produto: vê a qualidade como um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer ao consumidor. Aqui a qualidade é vista como uma variável que podemos medir. Assim, diferenças da qualidade são observáveis pela medida de alguns atributos do produto. Uma melhor qualidade seria neste ponto de vista sinônimo de maiores e melhores características de um produto, o que implica em maiores custos para se atingir um alto nível de qualidade.
c) abordagem baseada no usuário/cliente: assegura que o produto ou serviço está adequado a seu propósito. Essa definição demonstra preocupação não só com a conformidade a suas especificações, mas também com a adequação das especificações ao consumidor. Nesse sentido, a qualidade consiste na capacidade de satisfazer os desejos, as expectativas e os sonhos dos consumidores. Por isso, qualidade é considerada adequação ao uso.
ATENÇÃO!!! A qualidade de um produto fica condicionada ao atendimento das necessidades e conveniências do cliente. A avaliação do cliente, em relação às especificações, passam a ser os padrões para a qualidade. A visão baseada no cliente é muito subjetiva, pois define um produto com qualidade como aquele que atende melhor as preferências do cliente, o que varia de pessoa para pessoa.
d) abordagem baseada na produção/fabricação: preocupa-se em fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros e correspondem precisamente às suas especificações estabelecidas no projeto. Nessa concepção, a qualidade é o nível em que um produto está de acordo com o projeto ou especificação.
e) abordagem baseada no valor: leva à definição de qualidade em termos de custos e preços. Assim, um produto de qualidade é um produto que oferece um desempenho ou conformidade a um preço ou custo aceitável. Essa abordagem mistura dois conceitos relacionados, porém distintos: excelência e valor, visto que a qualidade significa o melhor para as condições do cliente.
Bons estudos.
-
Gab. D
A banca misturou dimensões/categorias com abordagens da qualidade.
Para Garvin (2002), as principais abordagens para a definição de qualidade são:
a) abordagem transcendental
b) abordagem baseada em produto
c) abordagem baseada no usuário/cliente
d) abordagem baseada na produção/fabricação
e) abordagem baseada no valor
Dimensões da Qualidade segundo Garvin
Oito dimensões podem ser ponderadas, são elas:
desempenho(performance),
característica,
confiabilidade,
conformidade,
durabilidade,
atendimento,
estética e
qualidade percebida.
fonte: https://medium.com/@flaviovilaverde/dimens%C3%B5es-de-qualidade-6ba036d63511