-
Essa questão cabe recurso, pois a avaliação classificatória, embora não tenha que ser a única adotada, ela também faz parte do processo avaliativo, sim!
As forma de avaliação são: Diagnóstica, Formativa e Somativa (ou classificatória).
Uma avaliação classificatória de maneira alguma, "...retira da prática da avaliação tudo o que é construtivo", ela só não pode o único instrumento de verificação.
-
Exatamente Ana Paloma
-
Realmente a alternativa D forçou a barra. Nesse caso temos que ir na mais errada, a letra E.
-
Deveria ser anulada.
Atualmente a classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".
É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.
Essas três funções da avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência e eficácia do sistema de avaliação e assim tendo como resultado final a excelência do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, é importante lembrar, que é necessário em todos os casos levar em conta a realidade administrativa da instituição como, por exemplo, o número de alunos, objetivos, conhecimento técnico do professor, materiais, etc.
FONTE: https://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2
-
Eu entendi que a questão não quis excluir a avaliação classificatória, o erro está no conceito, pois a avaliação classificatória não condiz com o que está exposto na letra E.
Bons estudos a todos!
-
Essa banca é terrível!