SóProvas



Questões de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação


ID
262558
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação dos estudantes da educação superior se dará mediante aplicação do ENADE que será aplicado _________ aos alunos de todos os cursos de graduação, admitida a utilização de procedimentos __________. Assinale a opção que preenche os espaços corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ESTRANHO! A LEI 10861 DIZ:
    § 2o O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a  utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de
    graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.

  • Questão tinha que ser anulada!

    § 2º O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.


ID
406852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

O ENEM poderá ser utilizado pelas instituições de educação superior de quatro formas diferentes para o processo seletivo de acesso à educação superior.

Alternativas
Comentários
  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:


    • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
    • Como primeira fase;
    • Combinado com o vestibular da instituição;
    • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310+enen.br


ID
409123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Em uma concepção emancipatória de avaliação institucional, a classificação das instituições a partir de critérios estabelecidos previamente é o principal objetivo do processo.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um componente do processo de ensino e aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar.
  • Tratando-se de Educação Superior, tem-se que:

    Avaliação das Instituições de Educação Superior

    A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

    • à melhoria da qualidade da educação superior;
    • à orientação da expansão de sua oferta;
    • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
    • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

    A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

    Autoavaliação  Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

    Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

    Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional

  • Sobre avaliação institucional escolar, recomendo o artigo

    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONHECER A ESCOLA PARA PLANEJAR MUDANÇAS E INTERVENÇÕES

     

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45661/avaliacao-institucional-conhecer-a-escola-para-planejar-mudancas-e-intervencoes#ixzz2gUJrEiuN
     

  • GABARITO ERRADO
    ANTES DE COMENTAR É BOM POR O GABARITO. AVE MARIA.
  • GAB ERRADO
    NÃO É O PRINCIPAL OBJETIVO

ID
409186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens
seguintes.

O SINAES foi criado com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e é composto por várias modalidades de avaliação dos cursos e das instituições de educação superior.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

    http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content&view=article
  • Lei nº 10.861/2004:

    Art. 3º, § 2º: "Para avaliação das INSTITUIÇÕES, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avalição externa in loco."

    Art. 4º, § 1º: "A avaliação dos CURSOS de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais obrigatoriamente as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento."

  • A questão não fala do ENADE, que é o elemento que faz parte da tríade e mesmo assim está correta?

  • GABARITO: C.

    os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.


ID
510328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  d) A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.

  • A) A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.

    *é técnica e tem como objetivo a inclusão do aluno com dificuldades

    C) A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.

    *aqui é a empírica

    RESPOSTA: D

    D CORRETA


ID
555226
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoje, no Brasil, tendo em vista as Políticas Públicas, as crianças têm um maior acesso ao sistema educacional. No entanto, são indicadores preocupantes o baixo rendimento e a repetência dos alunos.
A fim de se obter informações sobre o desempenho dos alunos e o fluxo escolar, foi desenvolvido um indicador de qualidade chamado

Alternativas
Comentários
  • letra D IDEB - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas

    ENEM- EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

    ENADE- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de graduação

    PNE - plano nacional de educação

    PDE- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA


    COMO A QUESTÃO FALA DE CRIANÇAS,NÃO PODERIA SER ENEM OU ENADE, DEVIDO A FAIXA ETÁRIA.


ID
555661
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Kunz defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade e que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino possa caminhar no sentido de uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem.

ID
648655
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN?

Alternativas

ID
707467
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, o ato de avaliar possui características que definem seus fins. Sob essa perspectiva, diferencia o que chamou de avaliação classificatória, instrumento de aprovação e reprovação do aluno, da avaliação diagnóstica, cujo princípio básico é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A função diagnóstica permite detectar os atributos que os alunos já possuem, contribuindo para a estruturação do processo de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento de base dos mesmos. A avaliação diagnóstica inicial deve tentar recolher evidências sobre as formas de aprender dos alunos, seus conhecimentos e experiências prévios, seus erros e preconcepções. Caberá ao professor, se possível em conjunto com o aluno, interpretar as evidências, percebendo o ponto de vista do aluno, o significado de suas respostas, as possibilidades de estabelecimentos de relações, os níveis de compreensão que possui dos objetos a serem estudados.


ID
802198
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que revela o tipo de prática avaliativa centrada na teoria da aprendizagem behaviorista.

Alternativas

ID
919849
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de avaliação da aprendizagem deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra "D"
  • A Alternativa correta é a """D"""

ID
978571
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Foi criado, em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações nacionais e em taxas de aprovação. O texto se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. 

    http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/ideb-299357.shtml
  • Saeb

    O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

    O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:



     

    • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação. 
       
    • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 
       
    • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013

    A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc


  • Conheça o Inep

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

    Para gerar seus dados e estudos educacionais o Inep realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino:

    • Censo Escolar: levantamento de informações estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente;
    • Censo Superior: coleta, anualmente, uma série de dados do ensino superior no País, incluindo cursos de graduação, presenciais e à distância. 
    • Avaliação dos Cursos de Graduação: é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.
    • Avaliação Institucional: compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Formulário Eletrônico e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão.
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
    • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): exame de saída facultativo aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio, aplicado pela primeira vez em 1997. 
    • Exame Nacional Para Certificação de Competências (Encceja): é uma proposta do Ministério da Educação de construir uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade própria.
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): pesquisa por amostragem, do ensino fundamental e médio, realizada a cada dois anos. 

    Além dos levantamentos estatísticos e das avaliações, o Inep promove encontros para discutir os temas educacionais e disponibiliza também outras fontes de consulta sobre educação.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/conheca-o-inep

  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb
  • Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reúne os conceitos de fluxo escolar e desempenho dos alunos da Educação Básica nas avaliações em larga escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o intuito de avaliar a qualidade de ensino no Brasil.

     

    A Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca fomentar a qualidade de ensino no país, utiliza o Ideb como referência de acompanhamento, a partir dos objetivos e prazos estabelecidos pelo INEP/MEC. No caso deste indicador, estão presentes as pontuações do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental no período que se estende de 2005 a 2015, e também projeções com metas para cada ano, até 2021. 

     


    O Ideb nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta para um crescimento continuado, sempre acima das metas projetadas pelo INEP/MEC.

     

    Em dez anos, a média nacional aumentou em 1,7 ponto, alcançando 5,5 em 2015, número que está 0,3 ponto acima da meta para esse ano.

     

    O atual indicador corresponde à meta para 2017 e se o ritmo de crescimento atual continuar a meta para 2021 poderá ser ultrapassada já em 2019. 
     

    http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/7-aprendizado-adequado-fluxo-adequado/indicadores


ID
1003663
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A avaliação, como parte essencial do processo educativo, inicia-se com o estabelecimento ___________, prossegue com a escolha ___________ e ___________ que serão utilizados e termina com a reformulação ___________.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação, como parte essencial do processo educativo, inicia-se com o estabelecimento de objetivos, prossegue com a escolha do método e critérios que serão utilizados e termina com a reformulação dos objetivos.


ID
1173271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens subsequentes.

O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente,  a educação superior não é responsabilidade do municipio.

    Art. 16. O sistema federal de ensino compreende:        (Regulamento)

    I - as instituições de ensino mantidas pela União;

    II - as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III - os órgãos federais de educação.

    Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

    I - as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;

    II - as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    III - as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    IV - os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

    Art. 18. Os sistemas municipais de ensino compreendem:

    I - as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;

    II - as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III – os órgãos municipais de educação.


ID
1173274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens subsequentes.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) exerce função recursal em matéria de autorização para credenciamento e recredenciamento.

Alternativas

ID
1194811
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os programas de educação profissional geralmente são estruturados com base nos desenhos curriculares fundamentados nas competências do perfil profissional. Assim, é possível realizar a avaliação de competências. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quando a ‘’ é realizada no âmbito de programas de formação, existe a mediação pedagógica entre a norma e os procedimentos de avaliação. Nesse caso, a avaliação visa também à regulação das aprendizagens. Por isto, pode ser desenvolvida de forma processual e em paralelo ao processo de formação, de forma que a avaliação das aprendizagens permita inferir sobre os objetivos de ensino e seus resultados (supostamente, as competências desenvolvidas).


ID
1212154
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da qualidade desenvolveu-se nos meandros da economia e das finanças e a ela não era estranha a necessidade de medir em termos econômicos a rentabilidade do investimento aplicado. Na educação, falar-se em qualidade ou, mais precisamente, de índices de aprovação ou de reprovação implica saber de qual qualidade se fala, e como se pode aferi-la. Neste caso, implica mais, ainda:

I. Definir um conjunto de instrumentos que permita a medida em função de um referente;
II.Utilizar parâmetros que favoreçam o processo comparativo;
III. Transformar o ato educativo numa atividade meramente objetiva;
IV. Ignorar fatores objetivos e subjetivos que condicionam a aprendizagem.

Identifique as proposições corretas:

Alternativas

ID
1249465
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a qualidade na educação é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1316356
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d)Os indicadores favorecem a boa gestão, fornecendo as informações necessárias para a estruturação de planos e projetos de ação.

  • a) Errada. Indicadores em escolas não buscam entender os alunos, mas sim entender e possibilitar a melhoria da gestão.

    b) Errada. Acompanhar a qualidade não basta: os indicadores precisam ser utilizados para que o desempenho futuro seja o melhor que ele pode ser!

    c) Errada. Ao contrário, os indicadores devem ser utilizados por certo tempo, com estabilidade, possibilitando a comparação ao longo do tempo.

    d) Certa!!

    e) Errada. Os indicadores servem para melhorar o desempenho e a qualidade, e não para melhorar a comunicação e centralizar as coisas no gestor.

    Fonte: CEGESP


ID
1399240
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O paradigma emergente de avaliação qualitativa empresta elementos de várias vertentes de pensamento, constituindo-se numa formulação multidisciplinar. Os textos que a ele se referem, embora não se pretendam prescritivos, representam, no mais das vezes, afirmações de princípios genéricos acerca de orientações que se deseja sejam adotadas, sendo pouco freqüentes aqueles que refletem sobre ações desenvolvidas sob tais princípios ou orientações. A seleção de alguns excertos de artigos representativos da bibliografia pesquisada pode oferecer ideia mais precisa das formulações sobre o modelo. Dentre as afirmações abaixo, indique a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1408240
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É uma característica da avaliação formativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Avaliação formativa é processual, cumulativa, qualitativa, inclusiva e preocupa-se em analisar os processos mais complexos da aprendizagem.

    As outras alternativas, A, B, C, E tratam da avaliação somativa: excludente, classificatória, ao final do processo, quantitativa.


ID
1408933
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:

Alternativas

ID
1408936
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Observe as seguintesmanchetes:

Acre avança emresultados do IDEB 2013 “O Acre se destaca por estar entre os três melhores do país, junto com São Paulo que tem o maior PIB brasileiro.”

(Disponível em: < http: //batelaodojurua.com/portal/educacao/acre-avanca-em-resultados-do-ideb-2013>)

“O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).”
(Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/webportal-ideb/ como-o-ideb-e-calculado>)

Assim, essas avaliações em larga escala têm como objetivos gerais:

I. identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino.

II. oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.

III. produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos.

IV. revelar atrasos e dificuldades de regiões, municípios, estados para que medidas punitivas sejam tomadas no sentido de se reverter a situação apresentada.

V. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas

ID
1409191
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Observe as seguintes manchetes:

Acre avança em resultados do IDEB 2013 “O Acre se destaca por estar entre os três melhores do país, junto com São Paulo que tem o maior PIB brasileiro.”

(Disponível em: < ht tp: / /batelaodojurua.com/por tal / educacao/acre-avanca-em-resultados-do-ideb-2013 >)

“O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).”

(Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/webportal-ideb/ como-o-ideb-e-calculado >)

Assim, essas avaliações em larga escala têm como objetivos gerais:

I. identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino.
II. oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
III. produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciamo desempenho dos alunos.
IV. revelar atrasos e dificuldades de regiões, municípios, estados para que medidas punitivas sejam tomadas no sentido de se reverter a situação apresentada.
V. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas

ID
1409224
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As funções da avaliação em Pedagogia (HAYDT, 1995) são:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     


ID
1412902
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é uma “ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurada e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos”. Definir os critérios da avaliação de acordo com os objetivos traçados previamente, considerando o modo de ensinar e o modo como os conteúdos são assimilados pelos alunos, é essencial, a fim de que o planejamento seja coerente, eficiente e eficaz.

Sendo assim, relacione os critérios de avaliação com sua modalidade artística. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

(1) Artes visuais
(2) Dança
(3) Música
(4) Teatro
( ) Interpretar, improvisar e compor demonstrando alguma capacidade ou habilidade.
( ) Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades.
( ) Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática.
( ) Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento.

Alternativas

ID
1421881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

A depender de suas características, é correto afirmar que as práticas avaliativas podem corroborar práticas de preconceito, exclusão e injustiça social.

Alternativas

ID
1432123
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao processo de avaliação contínua promovido pela União junto às instituições de ensino superior, dadas as afirmativas,

I. Objetiva subsidiar o processo de credenciamento, reconhecimento, autorização de cursos e instituições.
II. Obriga-se a instituição de ensino superior a sanar deficiências identificadas no processo de avaliação no prazo estipulado e submeter-se à reavaliação.
III. Diante do não cumprimento das condições obrigatórias detectadas na avaliação, poderá o poder público determinar a desativação de cursos e habilitações, a intervenção na instituição, a suspensão temporária de prerrogativas da autonomia ou em descredenciamento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Força Guerreiros!


ID
1432258
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O acesso ao ensino superior tem os seguintes requisitos, entre outros:

I. é obrigatório o processo seletivo e o requisito de conclusão do ensino médio para acesso aos cursos de graduação. Para o acesso à pós-graduação é obrigatório a conclusão da graduação, além de outros requisitos exigidos pela instituição;
II. o acesso aos cursos de graduação se dão exclusivamente por meio do ENEM, e o acesso aos cursos de pós-graduação depende dos requisitos estipulados pela instituição, havendo flexibilidade acadêmica para as instituições de excelência, enquanto as demais atendem às normas do CNPq;
III. os cursos sequenciais exigem a conclusão do ensino médio para acesso, enquanto os cursos de extensão são livres, com critérios distintos, definidos pela instituição, conforme o público ao qual esta pretende atender.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • O CNPq trabalha com projetos, trabalha com pesquisador. Ninguém faz isso no país e não vai fazer se não for o CNPq. Trabalhamos com projetos, não trabalhamos com capacitação de pessoas, isso é a Capes”, afirmou Vilela em entrevista concedida ao portal DW, em abril deste ano.13 de jan. de 2021

    É capes.. e pode sim entrar no nível suprior sem ENEM, exemplos os vestibulares da vida......


ID
1478452
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004.
    Art. 1º | § 1o O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

  • A) ERRADA.Os procedimentos utilizados pelo SINAES têm caráter público.

    " Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

      I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;

      II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

      III – o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;

      IV – a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações."

    C) ERRADA. Pois: "Art. 3o A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes: (...)"

    D) ERRADA. São 5 níveis!

      Art. 3º / § 3o A avaliação das instituições de educação superior resultará na aplicação de conceitos, ordenados em uma escala com 5 (cinco) níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.


  • a) Os procedimentos usados para a avaliação no SINAES têm um caráter sigiloso. (ERRADA)

     

    ART.2º

    [...]

      II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

     

     

    b) Uma das finalidades do SINAES é a orientação da expansão da oferta da educação superior. (CERTA)

     

    ART.1°

    [...]

    § 1o O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

     

     

    c) A avaliação das instituições de educação superior tem como objetivo a definição dos recursos financeiros a serem enviados pelo MEC. (ERRADA)

     

     Art. 3o A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.

     

     

    d) A avaliação das instituições de educação superior fundamenta-se numa escala de dez valores crescentes, definidos estatisticamente. (ERRADA)

     

    ART. 3°

    [...]

     § 3o A avaliação das instituições de educação superior resultará na aplicação de conceitos, ordenados em uma escala com 5 (cinco) níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.


ID
1478455
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação é feita mediante o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais,

Alternativas
Comentários
  • Aplicado periodicamente, admita a utilização de procedimentos amostrais, aos estudantes de todos os cursos de graduação ao final do primeiro e do último ano de curso. 


ID
1478458
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso é

Alternativas
Comentários
  • Trienal.

  • B

     

    O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal. In:http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes

     


ID
1490986
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A intervenção do professor na constituição dos grupos em sala de aula é imprescindível para que os alunos aprendam a entender a importância de trabalhar com diferentes colegas, em diferentes níveis de capacidades e dificuldades. Uma outra dimensão importante do papel do professor, na perspectiva do trabalho coletivo, consiste na adequada orientação sobre as formas de participação esperadas de cada grupo. Portanto, para que esse trabalho seja produtivo, é necessário:

I. Superar o nível de conversa apenas informal sobre conteúdos e temas e introduzir um contexto de troca de pontos de vista, experiências e explicitações de argumentos e formas de raciocínio.
II. Utilizar procedimentos que levem em conta o planejamento e o efetivo desenvolvimento de situações propostas.
III. Estimular a consulta a diferentes informações e materiais didáticos presentes na sala de aula ou em outros espaços.
IV. Avaliar as respostas e produções, propondo permanente revisão e reelaboração das atividades realizadas pelos alunos com maiores dificuldades no processo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Superar o nível de conversa apenas informal sobre conteúdos e temas e introduzir um contexto de troca de pontos de vista, experiências e explicitações de argumentos e formas de raciocínio.
    II. Utilizar procedimentos que levem em conta o planejamento e o efetivo desenvolvimento de situações propostas.
    III. Estimular a consulta a diferentes informações e materiais didáticos presentes na sala de aula ou em outros espaços. 

  • Letra A alternativa correta, I , II III. Pensei que a I estava errada.


ID
1490989
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da compreensão dos princípios e das regras ortográficas do sistema de escrita pode se dar por meio da análise de textos produzidos pelas crianças em situação de menor controle das palavras a serem escritas. Nesses casos, será preciso observar se a criança enfrenta dificuldades na _________________________ de palavras quando lê um pequeno texto ou uma lista de palavras, por não saber algumas regras de correspondência entre __________________________.

Assinale a alternativa que completa fidedignamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    decodificação, letra e som

  • Letra D alternativa corret, fiquei na dúvida da A.


ID
1532668
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o objetivo de discutir os possíveis efeitos que as avaliações externas, como a Provinha Brasil e o IDEB, poderiam causar na percepção da escola sobre si própria e na visão da comunidade sobre a escola, foi realizada uma reunião dos docentes da EMEF Fernando de Noronha. No decorrer dos trabalhos, emergiu a necessidade de se conceituar qualidade, pois essa palavra relaciona-se com diversos fatores, como a cultura, modelos mentais e expectativas individuais. Diante da diversidade de concepções externadas pelos presentes, Silvana, uma professora PEB II da escola, sugeriu que adotassem o conceito de “qualidade negociada”, apresentado por Bondioli (2004) e divulgado no meio acadêmico brasileiro por Freitas (2005). Para esclarecer as dúvidas surgidas, Silvana explicou corretamente aos colegas que a “qualidade negociada”

Alternativas
Comentários
  • GAB. A 


ID
1541398
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os trechos abaixo foram extraídos do estudo “O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises Comparativas”, de Fábio Mariano da Paz, que traz um histórico das avaliações externas no Brasil.

            “Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os alunos considerados inaptos para a escolarização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos, sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.”

            “O desenho e implementação de sistemas de avaliação externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a fornecer informações aos gestores educacionais e ao público sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas, regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus resultados e o que é necessário fazer para promover essa melhoria.”

Neste contexto, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é uma métrica que vem sendo largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os números de evasão escolar e migração do ensino regular para a educação de jovens e adultos (EJA), inéditos, e os de promoção e repetência, avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos. Esses indicadores, referentes ao período de 2007 a 2015, foram revelados nesta terça-feira, 20, durante o “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”, que celebra uma década da metodologia da pesquisa. A conferência com apresentação dos dados de fluxo escolar foi transmitida pelo portal do MEC. Nesta quarta-feira, 21, o Inep reapresentará os Indicadores de Trajetória do Discente da Educação Superior, divulgados no Censo da Educação Superior 2015, além de divulgar dados inéditos sobre a remuneração média dos docentes da Educação Básica.

    Resultados – Os novos dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.

    http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206


ID
1541482
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

“O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em ações que não têm seu impacto devidamente mensurado, passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem, cada vez mais, perdido espaço na administração pública federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos para balizar a distribuição de recursos, caminhando para constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política pública e em critério de alocação global do gasto público nos pais.(...)"

                                                                                               Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e
                                                                                                       avaliação de políticas públicas", José Gonçalves Moreira Neto,
                                                                                                                                                       novembro de 2008, disponível em:
                                                                                                http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1457/1457.pdf

Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1542799
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ato da inscrição, quando o estudante NÃO tiver registro de CPF:

Alternativas

ID
1542802
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O censo da educação superior será realizado anualmente em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, adotando alunos, docentes e instituições como unidades de informação e englobando os estabelecimentos de educação superior:

Alternativas

ID
1542814
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice Geral de Cursos - IGC é calculado anualmente, considerando:

I a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.
II a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes.
III a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Portaria Normativa MEC 40,de 2007

     

    Art. 33-B, § 2º - O IGC será calculado anualmente, considerando:

     


    I - a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;


    II - a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós graduação correspondentes;


    III - a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do inciso II para as instituições que não oferecerem pós graduação stricto sensu.


ID
1542823
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O CPC combina diversas medidas relativas à qualidade do curso. São utilizadas as informações de:

I infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
II titulação e regime de trabalho do corpo docente.
III desempenho obtido pelos estudantes concluintes no ENADE.
IV resultados do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    NOTA TÉCNICA Nº 18/2018/CGCQES/DAES

    O CPC é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Ele é constituído de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação:

    I- Desempenho dos Estudantes: 

    mensurado a partir das notas dos estudantes concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);

    II- Valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso: 

    mensurado a partir dos valores do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);

    III- Corpo Docente: 

    baseado em informações obtidas a partir do Censo da educação Superior, referente ao ano de aplicação do Exame, sobre a titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos avaliados; e

    IV- Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo:

    obtida por meio do levantamento de informações relativas à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e instalações físicas e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, a partir das respostas obtidas com a aplicação do questionário do Estudante.


ID
1582216
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


O IDEB de 2011 do Estado da Bahia é o maior da Região Nordeste.

Alternativas

ID
1582258
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação – MEC –, no exercício de suas atribuições, é assessorado por órgãos que desempenham importantes funções.


Sobre a área de atuação de cada um desses órgãos, é correto afirmar:


Ao INEP compete a organização de sistemas de informação e documentação que abrangem estatísticas e avaliações educacionais, entre outras atribuições.

Alternativas

ID
1603252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma universidade está-se preparando para a avaliação pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Sua reitoria convocou uma reunião dos professores para estes se organizarem para a avaliação. Durante a reunião, os professores manifestaram entendimentos diferentes quanto aos procedimentos e instrumentos obrigatoriamente utilizados na avaliação dos cursos de graduação.

O consenso só foi atingido após consulta à Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual determina que a avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  •  Art. 4o A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

      § 1o A avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais obrigatoriamente as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.


ID
1603255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, dentro da perspectiva de assegurar um processo nacional de avaliação dos cursos de graduação brasileiros e do desempenho acadêmico das diferentes instituições de educação superior do país, tem como objetivos, além de identificar mérito e valor de instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação, os objetivos de melhorar a qualidade da educação superior e, ainda,

Alternativas
Comentários
  • § 1o O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.


ID
1603300
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – reforçou no panorama brasileiro a centralidade da avaliação, do alcance de metas educacionais e de arranjos federativos indutores do regime de colaboração. A necessidade de criar um índice que estabelecesse padrões para monitorar os sistemas de ensino no Brasil, tomou como referência dois indicadores que expressam a qualidade da educação.

Quais são esses indicadores sintetizados pelo Ideb?

Alternativas

ID
1645582
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Relatório de Monitoramento da Educação para Todos, de 2014, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mostra que a taxa de reprovação no Ensino Fundamental no Brasil é de 18,7%. Este número significa que um em cada cinco alunos precisa voltar à estaca zero no ano seguinte.

Sobre a reprovação é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. Com certeza é um desestímulo para o aluno...

  • Gabarito C)

     

    No geral as respostas são bem ruins.

  • Só sei que é deprimente estudar essas questões, onde sempre colocam os alunos como" pobres vítimas do sistema"...

    Sinceramente...

    Desabafo.

  • Não concordo com a resposta  c)

     além do custo financeiro (ok),

    Aumenta o número de estudantes por sala: não necessariamente. A título de exemplo, vamos pensar em uma turma do 6° ano: se, por um lado, haverá aqueles que permanecerão no 6° ano por terem sido reprovados, há os que foram retidos no 5° e, consequentemente, não ferquentarão o 6°

    os alunos menores são obrigados a conviver com colegas mais velhos (ok) ]

    Os repetentes perdem estímulo e autoestima. Não acho que a aprovação automática estinule alguém a aprender. "Estudar para quê, se todos vão passar?". Qual professor nunca ouviu isso?

  • E passar o aluno que não sabe nada é a solução ideal né?


ID
1645594
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.

Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência

Alternativas
Comentários
  • o conjunto de habilidades, conhecimentos, princípios e valores que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios e valores definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas. 

  • No que expressam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE nº 04/2010), a avaliação compreendida em três dimensões:

    I - avaliação da aprendizagem;

    II - avaliação institucional interna e externa;

    III - avaliação de redes de Educação Básica.

    1) A avaliação da aprendizagem, que conforme a LDB pode ser adotada com vistas à promoção, aceleração de estudos e classificação, deve ser desenvolvida pela escola refletindo a proposta expressa em seu projeto político-pedagógico. Importante observar que a avaliação da aprendizagem deve assumir caráter educativo, viabilizando ao estudante a condição de analisar seu percurso e, ao professor e à escola, identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas.

    2) A avaliação institucional interna ou Auto-avaliação é realizada a partir da proposta pedagógica da escola, assim como do seu plano de trabalho, que devem ser avaliados sistematicamente, de maneira que a instituição possa analisar seus avanços e localizar aspectos que merecem reorientação. Um dos aspectos que deve estar presente em tais orientações é o acompanhamento sistêmico do processo de escolarização, viabilizando ajustes e correções de percurso, bem como o estabelecimento de políticas e programas que concretizem a proposta de universalização da Educação Básica;Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa a identificar os pontos positivos e em quais pontos a instituição deve avançar, e propor medidas que melhorem a qualidade de toda a estrutura e ações vinculadas ao ensino e à aprendizagem. A avaliação institucional externa Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. A avaliação externa é realizada de tempos em tempos pelos técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que visitam a Instituição para avaliá-la.

    3) A avaliação de redes de ensino é responsabilidade do Estado, seja realizada pela União, seja pelos demais entes federados. Em âmbito nacional, no Ensino Médio, ela está contemplada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que informa sobre os resultados de aprendizagem estruturados no campo da Língua Portuguesa e da Matemática, lembrando-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.

  • O certo é DISPONIBILIDADE.


ID
1661326
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os instrumentos de avaliação nacional em curso na política educacional brasileira visam, especificamente:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de rede ou larga escala tem o objetivo conforme a alternativa A.

    "Quando o nível aprensentado neste tipo de avaliação é baixo, é porque na instituição também esta assim como na sala de aula, envolvendo as avaliações institucionais e de aprendizagem (Produzida em sala de aula)".

    A partir dai podemos dizer que a aprendizagem de dentro da sala de aula aparece nos testes padornizados que são ofertados pelas avaliações de rede ou larga escala.

  • a)

    à realização de avaliações de diagnóstico, em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.


ID
1684060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.

Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.


Alternativas
Comentários
  • É exatamente o conceito deste livro da Gardênia

    https://books.google.com.br/books?id=AhxkRwq-5xAC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=que+contempla+as+opini%C3%B5es+dos+participantes+em+rela%C3%A7%C3%A3o+ao+grau+de+utilidade+e+dificuldade+do+curso,+bem+como+em+rela%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+satisfa%C3%A7%C3%A3o+com+o+mesmo.&source=bl&ots=LKdZxCxEqo&sig=jy-8sAyYoAj1E3DliFKPTgDTwP4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiFm4GfxpDTAhWKlJAKHW6nBuYQ6AEIHDAA#v=onepage&q=que%20contempla%20as%20opini%C3%B5es%20dos%20participantes%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20ao%20grau%20de%20utilidade%20e%20dificuldade%20do%20curso%2C%20bem%20como%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20satisfa%C3%A7%C3%A3o%20com%20o%20mesmo.&f=false

  • Resultados imediatos das ações de TD&E (treinamento, desenvolvimento e educação):

    1 - Reação: opinião dos participantes em relação ao grau de utilidade e dificuldade do curso,bem como em relção à satisfação com o mesmo.

    2 - Aprendizagem ou aquisição: conhecimentos, habilidades e atitudes (competência - CHA).

    Resultados com efeitos em longo prazo das ações de TD&E:

    1 - Comportamento no cargo ou utilização dos CHA no trabalho;

    2 - Organização ou mudanças ocorridas;

    3 - Valor final ou alteração na produção ou serviços prestados, dentre outros benefícios sociais e econômicos.

    Fonte: Medidas de TE&D - ferramentas para gestão de pessoas.


ID
1699540
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A avaliação só tem sentido quando se pensa a prática, o planejamento como processo de intervenção na realidade. O planejamento, portanto, sendo processo e não ato isolado de contexto e de cronologia, supõe ações que se sucedem na linha do tempo".

In: MASCELLANI, M. N. Avaliação Institucional. In: ENCONTRO DE ADMINISTRADORES ACADÊMICOS E DOCENTES DA PUCCAMP, 1987, Campinas. Painel 1: experiências e perspectivas. Campinas: PUCCAMP, 1987. v. 3, p. 28-43 (p.28).

Sobre avaliação na educação básica podemos afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A avaliação institucional deve considerar a proposta pedagógica e o plano de trabalho da escola, de modo a permitir uma análise de seus avanços e identificar aspectos que mereçam reorientação. 

  • O SAEB é um exemplo de avaliação voltada à melhoria do planejamento escolar:

    "Embora a Prova Brasil seja um importante instrumento de apoio à escola para aprimorar seu projeto pedagógico e rever práticas didáticas ineficazes, ainda são tímidas as iniciativas de uso dos seus resultados (...)"

    (http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_01.pdf)


ID
1712614
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das críticas aos exames nacionais que, nos últimos anos, ganharam centralidade como instrumentos de avaliação do padrão de qualidade da oferta, é

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Os exames nacionais tem o malefício de "classificar" as instituições educacionais, supervalorizando aquelas que são melhores avaliadas.

  • A letra C também pode ser o gabarito, visto que esta é uma realidade tão latente quanto a da letra E.

  • Discordo da opinião do Deiveson porque o atual ENEM (até 2018) tem valorizado a intertextualidade, a interpretação e a contextualização de temas do cotidiano sem abarcar a retórica ultrapassada da "decoreba".
  • exceto em carreatas


ID
1791799
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) pretende contribuir para a concretização do desafio de estabelecer que a qualidade da educação superior seja verificada, dentre outros procedimentos, via avaliação externa das IES, a ser realizada por meio de visitas de comissões externas de especialistas às instituições. Desta forma, ela tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Confesso que esse "Congresso Nacional" me deixou com medo ao marcar a C

    Gaba C

  • MESMA COISA DANILO ! ESSE CONGRESSO FICOU MEIO VAZIO, MAS FOI A RESPOSTA MAIS PRÓXIMA !

  • TAMBÉM ACHEI ESTRANHO O TERMO CONGRESSO NACIONAL!


ID
1842253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue o item que se segue.

O sistema de seleção unificada (SISU), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, é uma estratégia de fortalecimento e institucionalização do exame nacional do ensino médio (ENEM), ao consolidar os resultados desse exame no ingresso aos cursos de graduação das instituições de educação superior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

     

    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

     

    Fonte: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas


ID
1849177
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem por finalidade identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta e promover a responsabilidade social das Instituições de Educação Superior (IES), respeitando sua identidade institucional e autonomia é formado por três eixos principais que avaliam o(as):

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Art. 1o Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar
    processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho
    acadêmico de seus estudantes.


ID
1902709
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freitas (2007, p. 978) propõe uma forma alternativa de lidar com a avaliação da qualidade da educação, ofertada pelas escolas públicas. Esta forma denominada pelo autor de “qualidade negociada” constitui-se em um

Alternativas
Comentários
  • você quer resultado? então me dê condições.


ID
1914601
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Indicador social é uma medida quantitativa usada para traduzir uma situação social abstrata, de interesse teórico. É utilizada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social, que é utilizado em pesquisas acadêmicas ou na formulação de políticas. Ou seja, são estatísticas obtidas, por meio de pesquisas de dados abstratos de uma determinada sociedade, região ou país e se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo.

Conforme Jannuzzi (2006), é importante destacar que os indicadores sociais, possibilitam o monitoramento das condições de vida e o bem-estar da população por parte do poder público e da sociedade civil, permitindo o aprofundamento da investigação acadêmica sobre...

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Um indicador social  é uma  medida  em  geral quantitativa,  dotada  de  significado  social  substantivo, usado  para  substituir, quantificar  ou  operacionalizar  um conceito  social  abstrato, de  interesse  teórico  (para pesquisa  acadêmica)  ou programático  (para a formulação  de  políticas). É um  recurso  metodológico, empiricamente  referido, que  informa algo  sobre  um aspecto  da  realidade  social  ou  sobre mudanças  que estão  ocorrendo na  mesma.  Os  indicadores sociais se prestam  a  subsidiar  as  atividades  de  planejamento público  e  formulação  de políticas  sociais  nas diferentes  esferas  de  governo,  possibilitam  o monitoramento,  por  parte  do  poder  público  e  da sociedade  civil,  das  condições  de  vida e  bem-estar  da população  e  permitem  o  aprofundamento da investigação  acadêmica sobre  a  mudança  social  e os  determinantes  dos  diferentes  fenômenos sociais

     

    Referência:

    Considerações  sobre  o  uso,  mau uso  e  abuso  dos indicadores sociais na formulação  e  avaliação  de políticas públicas municipais.

    Paulo  de  Martino Jannuzzi

     

     


ID
2001211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A qualidade do ensino superior vem sendo objeto de constante preocupação dos educadores no Brasil ao longo do tempo. Nesse sentido, foi estabelecido pela legislação brasileira, mediante a Lei nº 10.861/2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) composto por três pilares básicos: a avaliação das instituições, a avaliação dos cursos e a avaliação do desempenho dos estudantes.
Nesse Sistema, a avaliação dos cursos de graduação, que tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, analisa, em especial, os seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Art. 4o A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos
    estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didáticopedagógica.

  • A PALAVRA DISCENTE DEIXOU A LETRA D ERRADA


ID
2182927
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor utiliza as informações estatísticas nacionais, estaduais e locais, e os resultados das avaliações __________________, para melhor analisar o desempenho da escola e contribuir para a solução de seus problemas. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.

Alternativas

ID
2221141
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala.

Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo.
II. As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade.
III. As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas.

Está correto que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • TODAS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS !

     

  • A questão trata dos três tipos de avaliação. A diagnostica (analítica), formativa (controladora), e a somática (classificatória).


ID
2222113
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e pelas médias de desempenho nas avaliações do INEP. Esses dados são obtidos, respectivamente, por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil

  • Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.


ID
2234572
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.

O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão: 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Art. 17. Os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem:

    VI - instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação, a fim de acompanhar resultados, tendo como referência as expectativas de aprendizagem dos conhecimentos e saberes a serem alcançados, a legislação e as normas, estas Diretrizes, e os projetos político-pedagógicos das unidades escolares.

     


ID
2234587
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala.
Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo.

II. As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade.

III. As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas.

Está correto que se afirma em 

Alternativas

ID
2263618
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior promove a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
I. A avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
II. O caráter privado de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
III. O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
IV. A participação dos gestores e mantenedores das instituições de educação superior e da sociedade civil, por meio de suas representações.
V. Todas afirmativas estão corretas.
Escolha a opção em que as afirmativas são falsas

Alternativas
Comentários
  •             Art. 2º O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

    I - avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior;

    II - o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

    III - o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;

    IV - a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

     

    GABARITO: Letra B

  •  I. A avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos. CORRETA

    II. O caráter privado de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

     

    III. O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos. CORRETA

     IV. A participação dos gestores e mantenedores das instituições de educação superior e da sociedade civil, por meio de suas representações


ID
2263621
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É verdadeiro afirmar que a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra: e

    Questão baseada no art. 3 da lei 10.861/1993

    Em vermelho, referente a parte incorreta e em verde a correção.

    a) A missão e o projeto pedagógico dos cursos. plano de desenvolvimento institucional

    b) As políticas educacionais para o ensino. além do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão

    c) O planejamento docente a avaliação da aprendizagem. planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados da eficácia da auto avaliação institucional

    d) As políticas de atendimento aos docentes.aos estudanres 

    e) A comunicação com a sociedade. Idêntica ao item 4 do art 3 da lei 10.861/1993. 


ID
2310811
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Martinópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sendo o objetivo estabelecer padrões de referência orientadores para o sistema educacional no que se refere à organização e funcionamento das instituições de Educação Infantil, cabe apontar, inicialmente, para uma distinção conceitual que deve ser feita entre parâmetros de qualidade e __________ de qualidade. Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular, ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. ____________, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um conjunto de procedimentos e mecanismos, que combinam informações de diversas fontes: avaliações externas, dados estatísticos, avaliações internas, autoavaliações e informações de contexto. É na vertente “autoavaliação” que se inserem as contribuições dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.

    Indicadores da qualidade na educação infantil - Portal do MEC portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download...

    GABARITO D


ID
2317861
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Martins (2006), hoje se tem a antiga pretensão da educação para todos, com a exigência de que essa seja de qualidade e eficaz.

Analise as seguintes afirmativas sobre qualidade e eficácia escolar.

I. O questionamento sobre o significado investimentos na educação/formação passou a ser feito pelo Estado, preocupando-se em conhecer o que ocorria ou ocorre nas escolas e como torná-las mais eficazes.

II. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) descreve a educação de qualidade como aquela educação que assegura a todos os jovens a aquisição de conhecimentos/saberes, capacidades, competências, habilidades e atitudes necessárias para praticar na vida adulta.

III. A eficácia nos processos escolares passa a inserir as dimensões associadas com uma gestão de qualidade nas escolas, realizando tipos de avaliação (rendimento e desempenho acadêmico e institucional), para detectar os pontos fracos a melhorar.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Ler este material, trouxe a resposta para essa pergunta: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n7/n7a05.pdf

  • LETRA D CORRETISSIMA


ID
2317900
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sanmartí (2009) menciona que as provas de avaliações externas propiciam ter dados de comparação entre diversas escolas, a análise sobre as causas dos resultados do próprio trabalho e a tomada de decisões sobre os prováveis aspectos para os quais tem de orientar as mudanças e a inovação.


Analise as seguintes afirmativas sobre as avaliações institucionais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas


( ) De acordo com as avaliações externas, o número de horas que o aluno permanece na escola não tem impacto no seu desempenho escolar.

( ) Os programas de avaliações externas servem para mostrar o que uma sociedade considera que se deve aprender em um determinado momento histórico.

( ) Os resultados avaliativos sobre o desempenho dos alunos, geralmente, constatam o baixo rendimento escolar; entretanto não mobilizam estratégias para gerar mudanças nesse quadro desanimador.

( ) A avaliação externa, por si, determina políticas educacionais consistentes.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • F V V F.


ID
2317924
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado em 2004, tendo por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em torno dos eixos: ensino – pesquisa – extensão.

São modalidades avaliativas do SINAES, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Avaliação da forma de ingresso dos estudantes no Ensino Superior é pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que nada tem a ver com o SINAES 


ID
2317927
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes da educação superior quanto aos conteúdos programáticos, previstos nas diretrizes curriculares dos referentes cursos de graduação.

Em relação ao ENADE, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c

    Eu fiquei na dúvida entre a letra c e d. No entanto, a letra c está incorreta, pois a aplicação do questionário NÃO visa contribuir para a definição do perfil do curso. Ao contrário, a importância do questionário é para auxiliar na compreensão dos resultados de uma maneira mais ampla.

  • Lei 10.861/2004 - Art. 5o - § 4o: "A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados".

     

     

  • Se for considerar a questão levando em conta a  Portaria Normativa no 40- de 12 de dezembro de 2007, a letra B também estará errada:

    Art. 33-F O ENADE será aplicado aos estudantes ingressantes e concluintes de cada curso a ser
    avaliado, conforme lançados no Cadastro e-MEC, observados os respectivos códigos e os locais de
    oferta informados.
    § 1º O ENADE será composto de uma prova geral de conhecimentos e uma prova específica de
    cada área, voltada a aferir as competências, habilidades e conteúdos agregados durante a formação.
    § 2º Os alunos ingressantes participarão apenas da prova geral, que será elaborada com base na
    matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
     

  • Erro da C: 

     c) há a aplicação de um questionário de preenchimento obrigatório AOS ESTUDANTES, visando reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso. 

    Generalizou a obrigatoriedade do questionário a todos os estudantes que realizam o ENADE. De acordo com o guia do site do ENADE, item 2.9, "a obrigação do preenchimento é apenas para os estudantes regulares concluintes​, ou seja, para aqueles habilitados a prestarem o exame. Estudantes ingressantes e ​estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não ​têm acesso ao questionário.".

    FONTE: http://inep.gov.br/web/guest/perguntas-frequentes4

  • Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004 (Sinaes).

    Art. 5.º A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes — ENADE.

    • § 4.º A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

  • por que anualmente??? num é trienal??

  • Maryelle, a prova acontece todo ano, mas para cursos diferentes. O mesmo curso só é contemplado pelo Enade a cada três anos.


ID
2326021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a avaliação existe para que se conheça o que o aluno aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, de modo que seja possível providenciar os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, julgue o próximo item.

A avaliação formativa visa acompanhar, de forma contínua, o desempenho do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "Avaliação formativa é realizada com o propósito de informar o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares. Localiza a deficiência na organização do ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar reformulações no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. A referente modalidade de avaliação é chamada formativa no sentido que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos."

  • Perfeito!


ID
2377744
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação institucional é um dos componentes do SINAES e divide-se em duas modalidades:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004.

    Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

            I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;

     

  • LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004.

    Art. 3º A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

    § 2º Para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação (SIC) e a avaliação externa in loco.

  • LEI 10861/

      Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

            I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;


ID
2377822
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (V) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

    (V) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

    (V) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

    (F) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.


ID
2410630
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei Nº 10.861/2004.

Analise as seguintes afirmativas sobre o SINAES e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O objetivo da avaliação dos cursos de graduação é o de identificaras condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

( ) O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos municípios e do Distrito Federal.

( ) A aplicação do ENADE será feita periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrai, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do segundo e do penúltimo ano de curso.

( ) Ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, o SINAES deverá assegurar, entre outras, o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  

    (V) O objetivo da avaliação dos cursos de graduação é o de identificar as condições de ensino oferecida aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.


    Art. 4o A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.


    ( F) O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos municípios e do Distrito Federal.


            § 2o O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

               
    ( F) A aplicação do ENADE será feita periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do segundo e do penúltimo ano de curso.


            § 2o O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.


    (V) Ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, o SINAES deverá assegurar, entre outras, o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

     

    Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
     
            II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

     

            

  • Muito bom


ID
2421019
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:

Alternativas
Comentários
  • GAB.C

    § 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:

    I - aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam;

    II - à relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural;

    III - à riqueza da valorização das diferenças manifestadas pelos sujeitos do processo educativo, em seus diversos segmentos, respeitados o tempo e o contexto sociocultural;

    IV - aos padrões mínimos de qualidade (Custo Aluno-Qualidade Inicial – CAQi);


ID
2421385
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a passagem a seguir:

 

O primeiro passo para a gestão de resultados é definir os indicadores de desempenho, tomados como referência de qualidade de ensino. Esses indicadores são utilizados tanto como referência de desempenho de alunos, individualmente e agregados em grupos diversos, como sexo, nível socioeconômico, grupo étnico, etc., como referência ao desempenho de turmas de alunos, professores, escolas, redes ou sistemas de ensino. O indicador vem a constituir-se no elemento mensurável que permite concluir que ocorreu um determinado resultado.


LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2.

ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 58. 


É possível, na área educacional, classificarmos alguns indicadores como forma de medir a efetividade da escola. Posto isso, analise as sentenças abaixo e, posteriormente, marque a alternativa CORRETA.

I. Os indicadores de insumo representam os meios pelos quais um projeto escolar é implementado, como o número de pessoas envolvidas nesse projeto.

II. Os indicadores de processo mostram como os insumos foram utilizados para obter os resultados esperados, como a descrição passo a passo das ações que foram operadas.

III. Os indicadores de resultado mostram os resultados obtidos, como as medidas de realização dos objetivos e das metas definidas no projeto escolar.

IV. Os indicadores de impacto mostram os efeitos do projeto escolar, como a utilização de instrumentos, equipamentos e materiais de apoio pedagógico.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 1. Indicadores de insumos, de processos, de resultados e de impacto

    Indicadores de Insumos

    Mostram os “meios” pelos quais o projeto ou plano é implementado:

    - Quantidade de recursos utilizados para um projeto ou ação.

    - Número de horas empregadas.

    - Número de pessoas envolvidas.

    - Organização do ambiente escolar.

    - Organização de recursos de apoio.

    - Número de horas utilizado na preparação da ação.

    - Competência alocada na preparação da ação.

    Indicadores de processo

    Mostram como os insumos são utilizados em ações, para transformar-se em resultados.

    - Descrição operacional de ações, passo a passo.

    - Empenho e esforço despendido na sua realização.

    - Utilização de instrumentos, equipamentos e materiais de apoio pedagógico.

    - Atenção despendida a alunos com necessidades especiais e diferenciadas.

    - Distribuição da atenção a todos os alunos.

    - Estilos de comunicação e relacionamento interpessoal.

    - Métodos interativos.

    - Empenho e criatividade no enfretamento de desafios.

    Indicadores de resultados

    Mostram os resultados atingidos.

    - Medida da realização dos objetivos e das metas definidas.

    Indicadores de Impacto

    Mostram os efeitos do projeto, a médio e longo prazo.

    - Situação de permanência dos resultados objetivos após algum tempo da produção do resultado.

    - Promoção de alteração do ambiente, de forma duradoura, passado algum tempo da produção do resultado.

    LETRA D

    Fonte:

    LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2.ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 58.


ID
2430970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB,
I. O sistema utiliza a Teoria de Resposta ao Item, que permite, entre outras coisas, a comparação entre os ciclos avaliativos.
II. O sistema estabelece as matrizes de referência, que descrevem competências e habilidades desejáveis aos alunos em cada série avaliada.
III. Quando calculada, a média da proficiência dos alunos de uma determinada escola é expressa em uma escala de 0 a 100.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Correçao do item III:

    A escala calculada varia de 0 a 500.


ID
2432485
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise atentamente o diálogo fictício abaixo, realizado na sala de professores de uma escola.
Professora I
- Identifiquei dificuldades nos meus alunos para compreenderem os conteúdos da aula de hoje e, por isso, decidi reformular meu plano de aula de amanhã.
Professora II
- Eu peguei o plano de aula da professora do ano passado e estou desenvolvendo da mesma forma que ela fez para não ter essa necessidade de mudança.
Diante da situação descrita acima e, a partir dos fundamentos de Libâneo (2013), pode-se afirmar que

Alternativas

ID
2432500
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Moretto (2013), com relação à avaliação sistemática ou momentos de síntese, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2432512
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a uma função geral da avaliação da aprendizagem, segundo Sant1anna (2013).

Alternativas
Comentários
  • Sob a ótica de Sant’Anna avaliação é: Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático. (SANT’ANNA, 1998, p.29, 30).

    não entendi oerro da letra B

  • Denise o erro está no seguinte: A resposta do ítem "B" se trata de uma função específica da avaliação.

    Mas a questão é sobre uma função geral da avaliação. Espero ter ajudado!

     

  • Funçoes Gerais da Avaliaçao:

    - Fornecer as bases para o planejamento;

    - Possibilitar a seleçao e a classificaçao de pessoal ( professores, alunos, especialistas, etc)

    - Ajustar politicas e práticas curriculares.

     

    Funçoes Específicas da Avaliaçao:

    -Facilitar o diagnóstico;

    -Melhorar a aprendizagem e o ensino (controle) ;

    -Estabelecer situaçoes individuais de aprendizagem;

    -Promover, agrupar alunos (classificaçao).

     


ID
2478541
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2014, foram avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, além dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Redes de Computadores, Matemática, Letras e Física, também os seguintes cursos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: [C]

  • Palhaçada uma questão dessas!

  • Palhaçada mesmo!!!!!

  • Banca sem noção!

  • Que questao ridícula!!

  • Essa é pura decoreba!

    Nem acreditei!

  • KKKKK,, ACERTEI NO CHUTE, MAS UM CHUTE CONVICTO...4 ALTERNATIVAS COMEÇA COM QUIMICA E UMA COM PSICOLOGIA. TIREI A PSICOLOGIA, FUI TIRANDO, FUI TIRANDO TIRANDO. E FICO POR ULTIMO A LETRA "C" KKK

  • Gostei João Lula. Aprendi algo novo com vc. Obrigada.


ID
2478547
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na composição do CPC, para fins de cálculo de resultados, a nota indicadora de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado - IDD responde, no cômputo final do conceito do CPC, por:

Alternativas
Comentários
  • Olhar quadro de composição do CPC na página 12 da "Nota técnica" sobre o tema:

    http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2015/nota_tecnica_daes_n32017_calculo_do_cpc2015.pdf

  • Gabarito: D

     

    NOTA TÉCNICA Nº 3/2017/CGCQES/DAES

     

    QUADRO 1 – Composição do CPC e pesos das suas dimensões e componentes

     

    DIMENSÃO - COMPONENTES - PESOS

    Desempenho dos Estudantes - Nota do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD) - 35,0%

  • Enade - 20%

    IDD - 35%

    Mestres, doutores e regime de contratação - 30%

    Gestão (infraestrutura, organização didático -pedagógica e formação) - 15%


ID
2478550
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na composição do CPC, para fins de cálculo de resultados, a nota INSUMOS responde, no cômputo final do conceito do CPC, por:

Alternativas
Comentários
  • Insumos: docentes (M/D) + regime de contratação + infraestrutura + organização didática + ampliação da formação acadêmica e profissional = 45%


ID
2478574
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão se refere à Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007.

Além do formulário eletrônico de avaliação; dos relatórios parciais e finais do processo de auto avaliação da instituição; dos relatórios de avaliação dos cursos da instituição disponíveis; das informações sobre protocolos de compromisso e termos de saneamento de deficiências e seus relatórios de acompanhamento, bem como sobre os planos de melhorias referidos no art. 35-C, I, quando for o caso; dos dados de avaliação dos programas de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quando houver, também deverão estar disponíveis para análise pela Comissão de Avaliação previamente à realização da visita outros documentos que permitam considerar a instituição ou curso no conjunto, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

    Art. 17-K Deverão estar disponíveis para análise pela Comissão de Avaliação previamente à realização da visita, além do formulário eletrônico de avaliação, outros documentos, que permitam considerar a instituição ou curso no conjunto, tais como:
    I - relatórios parciais e finais do processo de auto-avaliação da instituição;
    II - relatórios de avaliação dos cursos da instituição disponíveis;
    III - informações sobre protocolos de compromisso e termos de saneamento de deficiências e seus relatórios de acompanhamento, bem como sobre os planos de melhorias referidos no art. 35-C, I, quando for o caso;
    IV - dados de avaliação dos programas de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quando houver;
    V - informações sobre o credenciamento e o último recredenciamento da instituição, considerando especialmente o seu PDI;
    VI - indicadores de qualidade da instituição de seus cursos e do desempenho de seus estudantes no ENADE;
    VII - os dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes, disponíveis no momento da avaliação;
    VIII - os dados atualizados do Censo da Educação Superior e do Cadastro e-MEC; e

    IX - outros considerados pertinentes pela CONAES.
    Parágrafo único. Ao final da avaliação, será facultado à instituição informar sobre a atuação da Comissão de Avaliação, em campo próprio do sistema.


ID
2478580
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão se refere à Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007.

As avaliações do ciclo avaliativo são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, expedidos periodicamente pelo INEP, em cumprimento à Lei n° 10.861, de 2004. Esses indicadores de qualidade são calculados pelo INEP, com base nos resultados do ENADE e demais insumos constantes das bases de dados do MEC, segundo metodologia própria, aprovada pela CONAES, que implica:

Alternativas
Comentários
  • Letra E 

    Art. 33-B São indicadores de qualidade, calculados pelo INEP, com base nos resultados do ENADE e demais insumos constantes das bases de dados do MEC, segundo metodologia própria, aprovada pela CONAES, atendidos os parâmetros da Lei nº 10.861, de 2004: I - de cursos superiores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), instituído pela Portaria Normativa no 4, de 05 de agosto de 2008; II - de instituições de educação superior: o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), instituído pela Portaria Normativa no 12, de 05 de setembro de 2008; III - de desempenho de estudantes: o conceito obtido a partir dos resultados do ENADE;


ID
2478583
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Nota Técnica Daes/Inep nº 35/2016, de 27 de maio de 2016, o cálculo do IGC é feito a partir da média ponderada da Instituição de Educação Superior (IES), com base:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    *A nota técnica não cita "notas brutas do componente específico do ENADE".

    Nota Técnica Daes/Inep nº 35/2016

    O cálculo do IGC é feito a partir da média ponderada das notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação e das notas Capes de programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição de Educação Superior (IES).


ID
2478589
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além de aferir os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, o ENADE avaliará o desempenho dos estudantes em relação às suas habilidades e suas competências para compreender temas:

Alternativas
Comentários
  • E a outras áreas de conhecimento????
  • LEI Nº 10.861/2004 (SINAES)

    Art. 5o A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.

            § 1o O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.


ID
2478598
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, além de garantir a melhoria da qualidade da educação superior, o SINAES tem por finalidades:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º § 1º O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

  • Mais médicos, governo de Cuba... quem elabora essas questões me diverte às vezes!


ID
2478601
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

I avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.

II o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

III o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.

IV a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

    O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

    Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

    O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.

    A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).

    fonte: http://portal.inep.gov.br/sinaes

  • Gabarito: B

     

    LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004

    Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
    I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;
    II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;
    III – o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;
    IV – a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

  • Realizei, ainda ontem, uma questão igual aqui no QConcursos, mas de outra banca. Marquei todas as alternativas como corretas, mas o gabarito considerava a última (IV a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.) como incorreta. Alguém comentou, atenção à banca... Agora marquei que apenas I, II e III estavam corretas, então reforço a afirmação do colega, atenção à banca. w0w


ID
2478607
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além da missão e do plano de desenvolvimento institucional; da política para o ensino, da pesquisa, da pós-graduação, da extensão; da comunicação com a sociedade; da responsabilidade social da IES; das políticas de pessoal; e, da organização e gestão da instituição, o SINAES considera outras dimensões institucionais de forma obrigatória. São elas:

Alternativas
Comentários
  • O Sinaes está fundamentado nas avaliações institucionais, de cursos e de estudantes. A Avaliação Institucional, interna e externa, considera 10 dimensões:

    -Missão e PDI

    -Política para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão

    -Responsabilidade social da IES

    -Comunicação com a sociedade

    -As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo

    -Organização de gestão da IES

    -Infraestrutura física

    -Planejamento de avaliação

    -Políticas de atendimento aos estudantes

    -Sustentabilidade financeira

    fonte: http://portal.inep.gov.br/web/guest/processo-de-avaliacao

  • Gabarito: E

     

    LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004

    Art. 3o A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:
    I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
    II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
    III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
    IV – a comunicação com a sociedade;
    V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
    VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
    VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
    VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
    IX – políticas de atendimento aos estudantes;
    X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

    • a) indicadores de produção docente; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes; e sustentabilidade socioambiental.
    • B
    • indicadores de produção docente; planejamento e avaliação; sustentabilidade socioambiental; e sustentabilidade financeira.
    • C
    • infraestrutura física; sustentabilidade socioambiental; políticas de atendimento aos estudantes; e sustentabilidade financeira.
    • D
    • infraestrutura física; indicadores de produção docente; políticas de atendimento aos estudantes; e sustentabilidade financeira.
    • .
    • E
    • infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes; e sustentabilidade financeira.


ID
2514916
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, de 1996, passou para União a incumbência de assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, com a cooperação dos sistemas, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino (art. 9º, incisos VI, VIII). Mediante a esse processo, o MEC assume a responsabilidade por meio do desenvolvimento de mecanismos de avaliação em larga escala, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinais), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), A Prova Brasil, da Provinha Brasil, dentre outros. Essas avaliações em larga escala desenvolvidas nos diferentes níveis do sistema educacional, no Brasil, têm dentre seus objetivos o de:


I. Avaliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula para fornecer ao professor elementos suficientes para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem;

II. Avaliar o desempenho da escola, produzir e disponibilizar dados e informações sobre o sistema educacional com vista na melhoria da qualidade do ensino.

III. Caracterizar e identificar os principais problemas e as diferenças regionais de ensino de modo a permitir análises e estudos na área com foco na melhoria da qualidade do ensino.

IV. Subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, como também a elaboração de programas de intervenção para as diversas etapas de ensino avaliadas.

V. Avaliar os aspectos metodológicos e didático-pedagógicos dos professores, bem como as competências e habilidades dos alunos, objetivando a punição das instituições e dos alunos com baixos resultados.


Os objetivos das avaliações educacionais estão corretos na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º A União incumbir-se-á de:       (Regulamento)

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    III - prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    IV-A - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação;         (Incluído pela Lei nº 13.234, de 2015)

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

     VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

     VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.       (Vide Lei nº 10.870, de 2004)

  • GABARITO: C - As assertivas I e V estão erradas. 

     

  • O gabarito está errado!

  • Horrível a qualidade dos vídeos!

  • Gabarito: C

     

    #partiuposse

  • Questão fácil. Diga: desconfie de qualquer assertiva em educação que fale em "punição". #ficaadica

  • c) As assertivas I e V estão erradas. 

  • A questão está pedindo às corretas e  erradas!

  • Falta de atenção total a minha, eles colocam uma questão enorme com o objetivo de te cansar!

     

  • A questão trata das incumbências da União no processo nacional de avaliação de acordo com a LDB. Ao analisarmos os itens da questão de acordo com o art. 9º da LDB temos o seguinte:

    I. Avaliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula para fornecer ao professor elementos suficientes para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem; (ERRADA - Não é papel da União avaliar o aluno em sala de aula)

    II. Avaliar o desempenho da escola, produzir e disponibilizar dados e informações sobre o sistema educacional com vista na melhoria da qualidade do ensino. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VI)

    III. Caracterizar e identificar os principais problemas e as diferenças regionais de ensino de modo a permitir análises e estudos na área com foco na melhoria da qualidade do ensino. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VIII)

    IV. Subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, como também a elaboração de programas de intervenção para as diversas etapas de ensino avaliadas. (CORRETA de acordo com o art. 9º, inciso VIII)

    V. Avaliar os aspectos metodológicos e didático-pedagógicos dos professores, bem como as competências e habilidades dos alunos, objetivando a punição das instituições e dos alunos com baixos resultados. (ERRADA - Não é papel da União avaliar a metodologia utilizada pelo professor, assim como também não é incumbência punir instituições e alunos com baixo rendimento)

    PORTANTO, A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.
  • Por que a I está errada?

  • Reginaldo, a assertiva I está errada porque não é incumbência da união avaliar os alunos na sala de aula !

  • Essa foi uma pegadinha, pede pra marcar a certa e nesta estão as erradas...

  • Isso não é pegadinha, tá mal redigido isso sim, se pede "Os objetivos das avaliações educacionais estão corretos na alternativa", o certo é assinalar onde estão corretas e não colocar a I e V que são erradas como resposta.


ID
2560072
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


Art. 3° A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no Ideb, calculado e divulgado periodicamente pelo Inep, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - Aneb e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

Decreto n° 6.094, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/decreto/d6094.htm


O Ideb não mede o desempenho de alunos e professores individualmente. Ele aponta a situação da escola e é um indicador que deve ser interpretado dentro do contexto em que aquela escola existe. De posse de seus resultados, compete ao coletivo da escola, sob a coordenação da gestão, refletir, compreender e agir, enfim, como intervir para modificar e/ou consolidar e/ou ampliar uma situação diagnosticada. O Ideb está baseado no resultado

Alternativas

ID
2560075
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Em 2004, a Ação Educativa, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação, publicou os Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), instrumento de autoavaliação de escolas, que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. O material consiste em uma proposta metodológica participativa e em um sistema de indicadores, por meio dos quais a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece um plano de ação, implementa-o e monitora seus resultados.

RIBEIRO, Vanda Mendes et GUSMÃO, Joana Buarque de, 2011.


Nesse contexto da avaliação institucional com base nos indicadores de qualidade Indique, as dimensões expressam grandes eixos que, uma vez analisados, podem revelar todas as condições sobre as quais funcionam a escolas. Os indicadores são

Alternativas

ID
2597053
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

  • A combinação entre fluxo e aprendizagem resulta em uma média para cada Estado, município e País que varia de 0 a 10. O índice é gerado de dois em dois anos, desde 2005.


ID
2605207
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    D

  • Diagnosticar e Decidir.

  • A questão aborda conceitos de avaliação e para respondê-la é fundamental que se tenha em mente o posicionamento de Luckesi sobre o objetivo da avaliação. Luckesi defende que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica, na medida em que buscam-se meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento. Sendo assim, de acordo com o autor, em avaliação não se julga nem se classifica, mas, sim, se diagnostica e se intervém em favor da melhoria dos resultados do desempenho dos educandos. Portanto:

     A) uma verificação dos objetivos não alcançados pelos alunos, tendo em vista determinar o grau de fracasso do professor 
    (ERRADO)- De acordo com Luckesi, a avaliação não visa medir o grau de fracasso do estudante; 
    B) um instrumento para organizar as turmas, tendo em vista a formação de grupos homogêneos 
    (ERRADO)- A avaliação não tem por finalidade organizar e promover a homogeneidade de uma turma. 
    C) um processo de controle dos níveis de aprendizagem, tendo em vista coletar informações e selecionar os indivíduos 
    (ERRADO) - De acordo com Luckesi a avaliação não funciona como processo de controle nível de aprendizagem. 
    D) um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão 
    (CORRETO) - A avaliação visa diagnosticar a situação do educando, para que seja tomada uma decisão visando seu desempenho educacional.
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

ID
2612629
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015).

No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso


I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.

II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.

III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.

IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.

V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.


Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III e V estão incorretas. Palavras de cunho negativo, como nenhum, nunca, não e outras restritivas, como exclusivamente, colocam a afirmativa sob suspeita.


ID
2613670
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:

Alternativas
Comentários
  • O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): Criado em 2007, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.


ID
2640079
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

  • Ideb = N x P, onde N é a média padronizada dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática do Saeb e P a taxa de aprovação dos alunos sas escolas, obtida por meio dos dados fornecidos pelo Censo.


ID
2665990
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os dados apresentados documento Notas Estatísticas: Censo Escolar da Educação Básica 2016, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  D -o país conta com 195 mil escolas de educação básica.

  • O País conta com 186,1 mil escolas de educação básica;

  • questão escrota


ID
2682943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode dizer qual é a resposta correta dessa questão?

     

     

  • Beatriz Saldanha Está Certa. "A educação, como um fenômeno que se internacionaliza, compreende a expansão da escolarização de massas para patamares mais altos de ensino, a difusão da ideologia da modernização e do desenvolvimento econômico, as relações de cooperação e intercâmbio científicos entre os sistemas nacionais de ensino, a educação comparada e, sobretudo, a mediação das organizações supranacionais – UNESCO1 , Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, FMI2 , OMC3 , OIT4 , Usaid5 , Fundação Europeia da Cultura, Fundação Ford, Fundação Rockfeller e Fundação Carnegie, bem como entidades de caráter regional, a exemplo da Cepal6 , Orealc7 , Mercosul8 , no âmbito da América Latina, e União Europeia, União das Indústrias da Comunidade Europeia (Unice), Mesa‐"

    http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1256-0.pdf

  • Certa resposta....

    Beatriz Saldanha Está Certa. "A educação, como um fenômeno que se internacionaliza, compreende a expansão da escolarização de massas para patamares mais altos de ensino, a difusão da ideologia da modernização e do desenvolvimento econômico, as relações de cooperação e intercâmbio científicos entre os sistemas nacionais de ensino, a educação comparada e, sobretudo, a mediação das organizações supranacionais – UNESCO1 , Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, FMI2 , OMC3 , OIT4 , Usaid5 , Fundação Europeia da Cultura, Fundação Ford, Fundação Rockfeller e Fundação Carnegie, bem como entidades de caráter regional, a exemplo da Cepal6 , Orealc7 , Mercosul8 , no âmbito da América Latina, e União Europeia, União das Indústrias da Comunidade Europeia (Unice), Mesa‐

  • Sim, está correta. Uma dessas avaliações é o PISA.