-
Gabarito: ERRADO
Segundo o Wikipédia: A teoria do reforço é uma teoria que faz previsões a fatores como qualidade e volume de trabalho, persistência do esforço, absenteísmo, impontualidade e índice de acidentes. A teoria NÃO lida com estados INTERNOS como a MOTIVAÇÃO. Ela explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço. O COMPORTAMENTO é uma resposta ao AMBIENTE.
-
JUSTIFICATIVA da CESPE - ERRADO. Os esquemas de reforço são utilizados como forma de motivar o bom comportamento nas organizações e manter o esforço e a persistência em níveis adequados no trabalho
Logo, não se melhora o desempenho, mas apenas mantém os comportamentos que já estão sendo realizados, mantendo, assim, o desempenho atual..
Acho que a cespe assistiu muito Game of Thornes, pois " no jogo dos tronos, ou você aprende a jogar ou você morre". Levando para nossa realidade: ou você aprende a jogar o jogo de interpretação da cespe nas questões, ou você vai ser reprovado em toda prova.
Vida que segue, errei também.
-
Questão polêmica.
A CEBRASPE considerou o enunciado errado e apresentou a seguinte justificativa para o gabarito: “Os esquemas de reforço são utilizados como forma de motivar o bom comportamento nas organizações e manter o esforço e a persistência em níveis adequado no trabalho”.
Aparentemente, na compreensão da banca, estaria errado afirmar que os esquemas de reforço contribuem para melhoria do desempenho no trabalho. O reforço seria útil apenas para “manter o esforço e a persistência em níveis adequados” e não para melhorar o desempenho.
Sinceramente, não tenho ideia de onde a banca tirou isso. Não consta na obra original de Skinner tão pouco nas obras costumeiramente adotadas em provas (obras de Chiavenado, Maximiano, Djalma de Oliveira, Robbins). Sugiro que guarde esse posicionamento para provas futuras.
Gabarito: ERRADO
-
Inacreditável!
-
Qual a base regulatória/ normativa para elaboração de uma questão bizarra dessa?
-
Questão coringa. Pode ser qualquer coisa. Cespe adora isso.